Mantenha a sua louça de molho e faça a instalação de arejadores na torneira da pia: fique por dentro de outras sugestões se está querendo fazer uma economia na conta de luz e de água.
Não dá mais para adiar a adoção de práticas sustentáveis e de consumo consciente no dia a dia, não é mesmo? Hoje, é fundamental encontrar formas eficazes de prevenir o desperdício, sobretudo em relação ao consumo de água e de energia. Uma mudança que não apenas faz bem para o meio ambiente, como também traz impactos positivos para a sua conta de água e de luz.
Nesse cenário, o que você pode fazer para economizar esses recursos na cozinha? Usar um aparelho lava-louças já ajuda nessa missão, mas até mesmo isso deve ser feito com sabedoria para evitar desperdícios. No texto abaixo, conheça algumas práticas que podem ser adotadas para economizar o consumo de água e de energia em sua cozinha.
Antes de lavar, coloque a louça de molho
Você e a sua família são daqueles que, ao terminarem de utilizar a louça, já vão logo lavando? Se você quer reduzir o consumo de água, pode ser interessante rever esse hábito. O ideal é colocar a louça um pouco de molho antes de efetuar a devida lavagem.
Uma sugestão é colocá-la em uma vasilha com água e detergente por cerca de 10 a 15 minutos antes de lavar. Isso auxiliará na remoção da gordura dos itens com mais facilidade, além de diminuir o uso de água corrente para a limpeza.
Acione a lava-louças somente se ela estiver cheia
Quem tem uma lava-louças em casa sabe como esse aparelho transforma a vida na cozinha, poupando os moradores da entediante tarefa de lavar louça. Contudo, o fato de tê-la à disposição não quer dizer que seu uso deve acontecer a todo momento.
Normalmente, cada ciclo de lavagem do aparelho consome cerca de 40 litros de água, de modo que não compensa ter esse consumo todo para lavar apenas alguns pratos e talheres. Espere até que ela fique cheia para utilizá-la, de modo a evitar o desperdício de água.
Invista em uma boa iluminação no ambiente
Providenciar uma boa iluminação na cozinha não é apenas uma decisão que proporciona mais conforto para as atividades diárias: é uma decisão que gera mais economia para o seu bolso. Em um cenário ideal, a melhor alternativa é planejá-la de modo que ela aproveite ao máximo a luz natural, reduzindo a necessidade do uso de lâmpadas.
Já as próprias lâmpadas devem ser de LED, que consomem até 80% menos energia do que os modelos incandescentes e são, ainda, mais duráveis. Inclusive, esse é um conselho que deve ser aplicado não apenas na cozinha, mas também em todos os cômodos da sua casa.
Instale arejadores na torneira
Você conhece os arejadores que podem ser instalados nas torneiras? Essa pequena mudança na torneira da pia da sua cozinha pode economizar até 50% da água que os moradores utilizam na hora de lavar a louça. Isso ocorre porque esses arejadores introduzem bolhas de ar dentro do jato d’água, de modo que, quando eles se misturam, isso faz com o volume de água parecer maior, diminuindo os respingos.
Para efeito comparativo, uma torneira comum pode consumir entre 14 e 25 litros de água por minuto. Quando se instala um arejador, esse consumo tende a cair para 6 a 10 litros no mesmo espaço de tempo. Essa enorme diferença proporciona uma grande economia na conta de água no fim do mês.
Além disso, os arejadores são compatíveis com boa parte dos modelos de torneiras comercializadas, de modo que você encontra uma opção que irá combinar com a que você tem em casa. E não é nem mesmo necessário chamar algum especialista para fazer a instalação, já que o serviço pode perfeitamente ser executado de maneira bastante prática e rápida.
Diminua os gastos de energia da geladeira
Economizar energia com a geladeira pode ser um desafio, por ela ser um dos poucos aparelhos que ficam ligados o tempo todo. Claro que isso faz com que o consumo energético dela seja, naturalmente, maior, mas é possível adotar alguns hábitos que ajudam a remediar essa situação.
Existe aquele clássico conselho de evitar abrir a porta com frequência, dica que continua pertinente até os dias de hoje. Quanto mais ela precisa ser aberta, mais ela precisará gastar energia para manter o seu interior frio. Assim, sempre pense no que você precisa pegar antes de abri-la, ou, então, junte o que você irá colocar dentro, para fazer isso de uma vez só.
Também é válido prestar atenção na temperatura interna do aparelho. O ideal é que a geladeira funcione entre 3 ºC e 5 ºC, enquanto o freezer deve funcionar a – 15 ºC. Fique de olho no termostato para ver se essas temperaturas estão sendo aplicadas para aproveitar de modo eficiente o aparelho.