Já ouviu falar e quer saber mais sobre desbloqueador de canais, que dá acesso grátis ao conteúdo da TV por assinatura?
Precisa limitar o acesso de sua TV por causa das crianças e não sabe como bloquear?
No presente artigo, abordamos tudo o que você precisa saber sobre o desbloqueador de canal, incluindo informações técnicas, o que a lei diz sobre o aparelho e muito mais. Continue lendo e descubra.
Desbloqueador de canais pirata
Existem várias pesquisas que se ocupam das formas “alternativas” de acesso a canais da TV por assinatura, cujas operadoras que liberam o sinal, evidentemente, cobram pelo serviço. Deixando o eufemismo de lado, a história aqui é exatamente sobre os famosos “gatos” da TV paga, como SKYgato ou GatoNET, por exemplo.
Circulando há anos pelas margens do mercado oficial, o aparelho segue à venda. Muitas vezes, até mesmo anunciado em redes sociais ou Mercado Livre. É um assunto que,em parte graças ao aumento dos cancelamentos de TV por assinatura, tem ganho mais força nos últimos anos.
Explicamos a seguir como isso funciona.
Como funciona um desbloqueador de canal pirata?
Simplificando bastante, um desbloqueador é um aparelho captador de sinal via satélite. Sua função principal é liberar o acesso grátis aos canais que seriam normalmente pagos. Falando em gratuidade, esta seria, na verdade, no que se refere ao pagamento mensal, já que existem custos de instalação e configuração.
Receptor, antena, LNB e servidor para desbloqueio são os componentes essenciais para instalação e configuração do desbloqueador de canal, criando a ligação com os satélites que retransmitem o sinal.
Assim, seu aparelho faz o contato, através destes acessórios, com um servidor, que retransmite o sinal até seu endereço. Uma grade de programação contando com dezenas de canais, totalmente liberados de forma automática, graças a um processo de decodificação realizado pelo próprio receptor.
Mas isso é crime ou não?
Uma pergunta necessária. A prática se tornou um tanto popular, é verdade, e muitos que ainda não aderiram ainda têm essa dúvida. Afinal, a utilização do desbloqueador de canal é crime?
Primeiro, muitos usam o pretexto de que o sinal da TV por assinatura circula em espaços abertos, portanto seria como assistir a algo que está exposto publicamente. Na verdade, conforme já ficou claro, é apenas uma forma de mascarar uma prática ilegal.
Então, sim, é crime!
Existem dois delitos envolvidos aqui. A compra do aparelho incorre em incentivo à pirataria e posse de mercadoria ilegal, além da quebra de direitos autorais ao consumir conteúdo protegido distribuído de forma ilícita.
Só por comprar o aparelho, a pessoa já corre o risco de um processo que pode render uma detenção mínima de um ano. O detalhe é que, mesmo que o aparelho tenha sido produzido legalmente por uma operadora, se foi adulterado para pirataria, é constatado o crime.
Fora que, obviamente, canais protegidos pela lei de propriedade intelectual, caso acessados de forma ilegal, podem incorrer em processo graves contra os consumidores.
Desbloqueador de sinal vale a pena?
Sobre valer a pena ou não, algumas pessoas ficam confusas, já que existe um risco a mais além da relação custo X benefício. É bom estar consciente sobre todos os lados desta história.
Hoje, depois da debandada de assinantes, os pacotes de TV por assinatura tem valores mais baixos. Existem planos a partir de R$ 70,00 a mensalidade, como um dos oferecidos pela Claro TV. São 22 canais fechados, mais os abertos, por R$ 69,90. Para quem foge de mensalidade, existe o modelo pré pago de TV por assinatura, funcionando através de recargas.
Evitando cabos e antenas em instalações de qualquer tipo, hoje o serviço de IPTV tem se mostrado mais em conta para quem deseja TV paga. Os canais são transmitidos via internet, com a mesma programação contínua.
As plataformas de streaming oferecem hoje muitas alternativas de entretenimento e tomaram uma grande fatia do mercado. Existem inúmeras opções, como Netflix, Amazon Prime Video, HBO Max e muito mais, por valores relativamente baixos. Até a Globo entrou nesta onda com a GloboPlay, que oferece até mesmo a transmissão de seus canais no plano.
Quem gosta de futebol já nem precisa mais de um pacote de TV por assinatura para assinar o canal Premiere. Basta fazer seu plano para acesso via internet mesmo, acessando como se acessa um serviço de streaming.
Por tudo isso, uma coisa já ficou clara. Com tantas opções a preços variados, não vale a pena arriscar-se na ilegalidade para ter melhores conteúdos televisivos à disposição. Com uma boa conexão à internet em casa, você pode acessar muita coisa bacana na TV ou no celular.
Para as TVs mais antigas, hoje também existem formas de conectá-las via Wi-Fi, para que você não precise comprar uma TV nova agora, caso não queira.
Evite o desbloqueador de canal pirata
Para garantir sua tranquilidade agindo conforme a lei, faz muito mais sentido assinar um plano básico de TV por assinatura. Também vale mais a pena contratar um serviço de streaming entre os vários disponíveis hoje, como Netflix ou HBO Max. Se o orçamento permitir, alie dois serviços para aumentar seu cardápio de lazer.
Um dos motivos que corrobora essa sugestão é que um desbloqueador de canal não tem garantia de funcionamento contínuo, porque as operadoras estão cientes desta prática e agem para coibi-la. Por isso, as codificações são trocadas em períodos não definidos, invalidando a configuração atual de muitos aparelhos e tornando-os inúteis.
Digamos que algum usuário de aparelho pirata passe por isso e queira atualizar os códigos. Será preciso falar com quem fornece o serviço ilegal e, consequentemente, a troca dos códigos será cobrada. Desta forma, você paga pelo “gato” com um dinheiro que poderia ser utilizado de forma legal.
É bom lembrar também que as atualizações cessam para aparelhos mais velhos, que não suportam as mais novas. Quando inutilizado, a única solução é comprar outro. Ou seja, mais dinheiro gasto.
Na TV por assinatura, por outro lado, existe todo um suporte e garantia que livra assinantes de grandes inconvenientes ou gastos inesperados. Boas razões para esquecer a ideia do desbloqueador de canal pirata, não?
Pesquise e compare. Sempre é possível encontrar pacotes que atendem suas necessidades a bons preços.
Assinando serviços de streaming
Caso você possua um aparelho desbloqueador somente por conta de determinados canais, como Premiere, Combate, HBO ou Telecine, uma boa notícia. As grandes marcas televisivas já têm transmissão online, permitindo que você os assine de forma avulsa, pagando só por aquilo que realmente deseja.
TV por assinatura pré paga
Conforme já comentado, não é incomum que usuários do desbloqueador, ou mesmo de TV paga, só usem uma pequena parte do que tem disponível. Por exemplo, existe quem se interessa só por filmes, como também quem só quer futebol.
A modalidade pré paga de TV por assinatura é uma boa nestes casos. Você paga somente por aquilo que sabe que vai assistir. Um serviço totalmente dentro da lei e que permite uma bela economia para quem precisa controlar os gastos.
TV pré paga, como funciona?
Basta lembrar do celular pré pago e você já entende como funciona. É só comprar uma recarga, disponível em várias durações e conteúdos, que libera o sinal em sua casa. Acabou o tempo, é só fazer outra e assim sucessivamente. Quer dar um tempo? Também é possível.
Se o seu tempo na frente da TV é limitado e incerto, esta é uma opção das mais interessantes. Hoje em dia, três grandes operadoras oferecem o serviço neste formato. São elas a SKY, Oi e Claro.
Bloqueando canais da SKY
Assinantes da SKY TV têm à disposição o controle dos pais, limitando o acesso das crianças. Quem tem filhos pequenos já sabe que a ferramenta é necessária e está incluída na maioria dos dispositivos eletrônicos.
Conforme o nome já indica, sua finalidade é impedir que crianças acessem conteúdos que não sejam apropriados para a idade.
Bloqueando canais com senhas
Normalmente, os kits de equipamento das TVs por assinatura, incluindo a SKY, utilizam uma senha de quatro dígitos. Quase sempre, vem configurada como 0000 e é pedida em canais bloqueados.
Imaginando que seja necessária uma senha de bloqueio em sua casa, o mais natural é que essa numeração seja mudada para algo que não seja tão óbvio. Descubra como configurar agora mesmo.
Modificando a senha padrão
Para mudar a senha de controle parental da sua SKY TV, primeiro é necessário conferir se o seu equipamento é HD, pois os procedimentos diferem. Confira a seguir:
- Equipamento HD
- Através do controle remoto, acesse o Menu;
- Em Ajustes >Ajuda, clique em CONFIRMAR;
- Busque o item Controle dos Pais, e confirme;
- Encontre a opção SENHA e confirme;
- Digite a senha padrão – 0000. Caso já tenha mudado, use a última configurada;
- Digite a nova senha e confirme. Só isso!
- Equipamento digital (sem HD)
- Em seu controle SKY, pressione MENU com a TV e receptor ligados;
- Clique no ícone de chave inglesa, selecione CRIAR SENHA e confirme;
- Digite a senha atual, a padrão – 0000 – ou a última configurada;
- Digite a nova senha e confirme. procedimento completo!
Por que certos canais já estão bloqueados?
Normalmente, operadoras têm como prática padrão já enviar seus aparelhos com canais bloqueados, se estes forem de conteúdo para maiores de 18 anos.
Somente uma forma de proteção a crianças e adolescentes, para que não sejam expostos a algo que se destina a públicos mais velhos. Conhecido como Controle dos Pais ou Controle Parental, fica a critério dos adultos responsáveis como lidar com a situação.
Basicamente, isso é tudo que você precisa saber em termos de desbloqueador de canais ou de sobre bloqueio de canais. Esperamos ter ajudado!