Venda de carros elétricos e híbridos usados crescem quase 80% em um ano no Brasil

Venda de carros elétricos e híbridos usados crescem quase 80% em um ano no Brasil

Vendas de carros elétricos e híbridos usados crescem 76,5% em um ano, refletindo a crescente conscientização ambiental e os benefícios econômicos desses veículos no Brasil

O mercado de veículos elétricos e híbridos usados no Brasil está experimentando um notável crescimento, conforme apontado pela Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto). A demanda por esses veículos, que vai além dos modelos novos, registrou um aumento significativo de 76,5% em um ano, destacando a crescente conscientização sobre a sustentabilidade e as vantagens econômicas desses automóveis.

Os 10 veículos elétricos e híbridos usados mais vendidos em setembro deste ano:

CarroVendas
Toyota Corolla793
Toyota Corolla Cross455
Volvo XC60191
Toyota Rav4157
BMW Série X155
Volvo XC40137
Toyota Prius109
Porsche Cayenne E-Hybrid93
Mercedes-Benz Classe C66
Volvo XC9065

Embora os carros liderem o segmento de veículos elétricos e híbridos usados, outras categorias estão ganhando espaço. Dos 25.263 veículos vendidos, 3.494 eram carros, seguidos por motos, com 145 unidades vendidas. Comerciais leves e veículos pesados tiveram um volume menor de vendas, com 34 e 19 unidades, respectivamente. Os 20 veículos restantes pertenciam a outras categorias.

Entendendo a tabela da Fenauto

É importante compreender o método de tabulação da Fenauto ao analisar os carros usados mais vendidos. A tabela categoriza os veículos elétricos e híbridos com base na marca e no modelo, agrupando diferentes modelos sob um único título. Por exemplo, a categoria “BMW Série X” abrange modelos como X3, X5 e iX, enquanto o Volvo XC40, independentemente de ser híbrido ou elétrico, é considerado o mesmo modelo. Assim, na tabela da Fenauto, todos esses veículos são somados sem especificar a quantidade individual de cada um deles.

Ascensão do mercado no país

O mercado de veículos elétricos e híbridos usados está em ascensão no Brasil, impulsionado pela conscientização ambiental e pelos benefícios econômicos oferecidos por esses automóveis. A liderança da Toyota, com os modelos Corolla e Corolla Cross, é evidente, mas marcas como Volvo, BMW e Porsche também estão conquistando seu espaço. 

Com a tendência de crescimento, a oferta de veículos elétricos e híbridos usados no Brasil continuará a expandir, proporcionando mais opções sustentáveis aos consumidores. Inclusive, em alguns estados do país, existem condições especiais para impostos atrelados aos veículos elétricos e híbridos. Portanto, vale consultar o IPVA 2024 no seu estado e entender quais benefícios essa categoria de veículo possui, contribuindo ainda mais para destacar as vantagens do mercado.