Academia em casa

Academia em casa: 6 dicas para você ter seu espaço fitness

Montar uma academia em casa pode ser a solução para quem busca praticidade em sua rotina. Independente dos objetivos dos treinos, seja pela saúde ou estética, praticar exercícios físicos regularmente pode ser um desafio para quem possui uma rotina conturbada.

Entretanto, há maneiras de mudar isso, e a ideia deste artigo é te ajudar nesta solução. Um espaço fitness em sua casa é um investimento que pode tornar seu dia a dia muito mais otimizado, e de médio a longo prazo, mais econômico, tanto financeiro quanto de tempo.

Além disso, outras vantagens podem ser adquiridas, como malhar a qualquer hora e sempre que quiser. Fora que não precisará revezar aparelhos com estranhos, além da tão preciosa privacidade durante seus treinos.

Gostou da ideia? Então, continue a leitura e veja as melhores dicas para você montar o seu espaço!

Defina o tipo de exercício, seus objetivos e sua experiência

Antes de qualquer coisa, você precisa definir alguns pontos fundamentais para montar seu espaço fitness perfeito. Primeiro é necessário pensar no tipo de exercício que pretende praticar em casa: musculação, funcional, dança ou outro?

Também considere seus objetivos, se é condicionamento físico, ganho de força, perda de peso, definição muscular, etc. Outro ponto é quanto à sua experiência com os pontos anteriores. Afinal, o treino de uma pessoa iniciante é bem diferente de uma experiente.

Você pode ter a ajuda de um personal trainer para estabelecer esses pontos assertivamente. Isso porque, é crucial ter tudo isso definido para que seu investimento seja certeiro e você tenha tudo preparado para o momento de usufruir do espaço.

Lembrando que é de suma importância realizar uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física. Então, consulte seu médico e efetue um check-up de sua saúde, além de descobrir quais exercícios está apto a praticar.

Reserve um espaço apropriado

O próximo passo é escolher o ambiente em que montará a academia. Prefira um espaço tranquilo, arejado e bem iluminado. Sabe aquele espaço mais isolado de sua casa, que está sem uso, mas possui essas boas condições?

Pode ser um quarto ou cantinho sem uso, varanda, área gourmet ou garagem. O importante é estar nas condições acima e que não interrompa o fluxo da casa para não ter problemas durante os treinos, nem ter que montar ou desmontar equipamentos, e armazenar em outros locais.

O tamanho do espaço também deve ser considerado para a escolha dos equipamentos, pois precisa caber tudo.

Invista em equipamentos de qualidade

Os aparelhos são fundamentais para te ajudar a ter mais eficiência nos seus treinos. A escolha de cada um vai se basear na necessidade de seus planos de treinos, a fim de comprar o que realmente é necessário conforme seus objetivos e nível de experiência.

Entre os aparelhos eletrônicos, os principais são:

  • Esteira eletrônica;
  • Bicicleta ergométrica;
  • Elípticos.

Esses aparelhos são ótimas opções para executar exercícios aeróbicos e ajudar a queimar calorias, além de ajudar a melhorar o condicionamento físico.

Por exemplo, quem gosta de caminhada e corrida, a esteira eletrônica é o aparelho ideal para ter em casa, já que ajuda a simular esses exercícios. Além disso, há modelos que contêm funcionalidades para acompanhar a velocidade, timer, distância, calorias perdidas, batimentos cardíacos, entre outros.

Dessa forma, é muito mais prático monitorar o seu desempenho e evolução em treinos em casa, e assim, obter ótimos resultados. Por isso, confira os melhores modelos de esteiras residenciais para encontrar a opção ideal para suas necessidades e objetivos.

Além disso, para quem for realizar exercícios de musculação, é indicado apostar em aparelhos multifuncionais com várias estações de musculação.

Dentre os principais itens, confira os equipamentos mais requisitados para uma academia em casa:

  • Dumbbells e halteres;
  • Anilhas e barras;
  • Kettlebells;
  • Cordas;
  • Elásticos extensores;
  • Colchonete.

Prepare o ambiente para receber os equipamentos

Essa etapa é fundamental para tornar o espaço seguro para ser utilizado, e assim evitar acidentes.

Piso

O primeiro ponto é o piso, o mais indicado são os pisos emborrachados e antiderrapantes, que você pode encontrar em formato de placas e tatames. Ou ainda, dependendo da atividade, será preciso instalar piso vinílico.

Dessa forma, é possível diminuir o som, e também para absorver o impacto, tanto dos equipamentos quanto da atividade que executar no ambiente, essencial para quem vive em apartamento.

Espelhos

Também instale espelhos. Invista em um de tamanho grande, que abranja você de corpo inteiro. Utilizados ao praticar os exercícios físicos, para ser possível olhar a postura e movimentos, para verificar se estão corretos. Então, quanto maior, melhor para ver os seus reflexos.

Cores

Na escolha das cores para o ambiente, evite cores muito escuras ou totalmente neutras, afinal podem tornar o ambiente muito pesado ou sem graça, interferindo na sua disposição. E sim, isso interfere de verdade.

Por isso, prefira tons claros como base no ambiente e adicione toques de cores vibrantes em pontos específicos, como móveis ou equipamentos. Assim, consegue-se fornecer mais alegria e energia ao ambiente na quantidade certa.

Iluminação

A iluminação natural é excelente para ser aproveitada nesses espaços. Mas atenção, prefira de maneira indireta para não atrapalhar a visibilidade. Caso precise adicionar pontos de luminância artificial no local, cuidado para não exagerar, pois podem aquecer o ambiente. Por isso, aposte em lâmpadas LED para conseguir mais aconchego.

Sistema de som e TV

Para dar aquele up durante os treinos, esses dois sistemas podem te ajudar muito. Então, pense em alternativas, como usar o som do próprio celular ou outro aparelho eletrônico. Se tiver uma televisão sem uso, aproveite e instale-a no ambiente, para fornecer apoio visual durante os treinos, além da motivação.

Organize tudo de maneira funcional

O próximo passo para montar sua academia em casa é tornar tudo organizado e de maneira funcional. Armários com nichos podem auxiliar no momento de guardar acessórios de musculação, tapetes e equipamentos pequenos.

Os baús também podem ajudar nessa questão para guardar coisas mais pesadas. Outra dica é deixar uma bandeja com um filtro ou garrafa de água para tornar mais prática a hidratação.

Decore com inspirações fitness o espaço

Que tal dar um up no espaço e colocar um pôster ou quadrinhos com temas fitness? Aproveite e coloque uma inspiração esportiva para você se inspirar toda vez que olhar e manter o foco para alcançar seus objetivos.

Um cronograma com seu plano de treinos para te lembrar exatamente o que fazer a cada dia também pode ser uma boa ideia.

Pronto? Gostou das dicas para montar uma academia em casa? Então, compartilhe esse artigo com seus amigos!