Caixa de Gordura

Caixa de Gordura: Quando devo realizar a limpeza?

A caixa de gordura é um mecanismo muito importante para manter um local devidamente higienizado, sem riscos para a natureza, nem de entupimentos. Conheça mais a respeito desse mecanismo, saiba por que ele deve ser impo e como fazer isso, no artigo abaixo!

A importância da caixa de gordura

A caixa de gordura é um mecanismo criado para o descarte correto da gordura de uma casa, estabelecimento ou indústria. Ela serve para separar a gordura do restante dos dejetos. E isso é importante por vários motivos.

Primeiro, porque, se depositada na rede de esgoto, essa gordura provocará um entupimento. Com o entupimento, surgem problemas de utilização, que não possibilitam o funcionamento normal de nenhum local. Isso porque ele causa impedimentos como para tomar banho, lavar louça, escovar os dentes, usar o banheiro, dentre outros.

E o segundo motivo é que o descarte incorreto do que consta na caixa de gordura pode levar ao prejuízo da natureza, com a poluição das águas. Não à toa, as caixas são padronizadas, para cumprir as normas de saneamento básico.

Por todos esses motivos, é importante ter e cuidar da sua caixa de gordura. O seu descuido e a falta de manutenção acabam por gerar os mesmos problemas acima. Você entenderá o porquê, ao prosseguir com a leitura deste artigo.

Como a caixa de gordura funciona

A caixa de gordura é um mecanismo com água, que faz o papel de separador da gordura que ali é despejada. Como a água não se mistura com a gordura e as duas possuem densidades diferentes, a gordura boia na água.

Por sua vez, a água vai saindo pela rede de esgoto, à medida que a caixa vai enchendo de gordura. E isso acontece até que ela acabe por completo, quando a caixa está, realmente, apenas cheia de gordura.

Quando chega neste ponto, a manutenção da caixa de gordura é fundamental, para que a gordura não chegue à rede de esgoto. Se isso acontecer, o entupimento é inevitável.

Então, serão dois trabalhos para se fazer: a limpeza da caixa de gordura e o desentupimento. Portanto, dois gastos. E por isso a manutenção é tão importante.

Quando realizar a limpeza

Em regra, a limpeza da caixa de gordura varia de semanalmente a semestralmente. Tudo depende do lugar no qual a caixa de gordura está situada, bem como da sua utilização.

Locais maiores, como indústrias ou restaurantes grandes, devem fazê-la semanalmente. Já aqueles locais menores, como apartamentos, devem fazê-la a cada seis meses.

Entretanto, essa é uma média. Pode ser que sua caixa de gordura ainda esteja limpa dentro deste período. E também pode ser que ela esteja suja antes de alcançar esse tempo. Por isso, é fundamental acompanhar a manutenção, anotar e ficar de olho, quando for a hora de chamar um profissional para realizar a limpeza.

Como limpar a caixa

A limpeza da caixa de gordura pode parecer simples, mas sem as técnicas corretas ela é demorada, perigosa e desagradável. Muitas pessoas que a realizam acham que basta abrir a caixa e remover dela, as crostas de gordura que ali ficam presas.

Entretanto, também é preciso lavar a caixa, para que ela fique bem limpa, antes de retomar a sua utilização. Ao final, deve-se garantir que ela esteja devidamente fechada, para evitar vazamentos e problemas, como atrair pragas para o local.

Assim, o melhor a fazer é sempre contar com os serviços de uma desentupidora especializada, como a Ajax Dedetizadora e Desentupidora. Os profissionais da empresa possuem treinamento e técnica, por isso fazem o serviço bem feito, de forma rápida e segura.