Como aproveitar e quando trocar os móveis da casa

Como aproveitar e quando trocar os móveis da casa?

Decidir entre trocar os móveis de casa ou reformá-los deve considerar questões financeira, organizacional e afetiva

Os móveis da casa mostram a personalidade, o estilo e os hábitos dos moradores, tanto que algumas pessoas têm dificuldade de trocá-los mesmo que desgastados pelo tempo, seja pela falta de utilidade ou valor afetivo..

Muitas vezes, mudar a localização dos móveis ou objetos de decoração pode ajudar no bem-estar dos moradores. Tanto que pintar as paredes do cômodo ou trocar os móveis de lugar e colocar uma nova capa das almofadas remete à sensação de novo. Veja algumas dicas.

Quarto

Um dos mais importantes cômodos da casa, nele relaxamos e dormimos, por isso cada detalhe deve ter a identidade do ocupante. A harmonia entre os móveis e a decoração é integrada à funcionalidade. O tamanho interno de armários e cômodas deve atender as necessidades, assim como a iluminação adequada. Portanto, vale investir em móveis e objetos de decoração de qualidade ou na reforma dos atuais.

Banheiro

Independentemente da área útil, o banheiro pode ser organizado para aproveitar todo o seu espaço. A colocação de nichos é uma opção para guardar toalhas, secador, barbeador e produtos de higiene pessoal. Utilizar-se dos espaços aéreos para instalação de armários e espelhos é uma solução prática. Inclusive, reaproveitar móveis de outros cômodos com uma nova pintura, por exemplo.

Sala 

Com múltiplas funções, a sala hoje ganha um papel importante na casa, pois ao mesmo tempo integra outros espaços, portanto pode ser sala de estar, visita, televisão e jantar, e a sua  função está ligada diretamente à necessidade da família.

A decoração da sala prioriza o conforto, comodidade e beleza do espaço, e vale investir em móveis versáteis e materiais duráveis. A colocação dos pontos de iluminação deve focar em realçar detalhes de objetos e móveis, que geram elegância e comodidade ao ambiente.

Cozinha

Local onde passamos a maior parte do dia, tanto para o preparo das refeições como para a convivência com os familiares e amigos, é importante ter um mobiliário prático e planejado, de fácil organização e acesso aos utensílios e alimentos.

Aproveitamento de cantos, espaços na bancada e interno dos móveis devem ser sempre associados com a praticidade e ergonomia para os usuários, e os ajustes de altura e abertura das portas são fundamentais para a segurança também.

A decoração da cozinha não se resume só aos móveis; o uso e a disposição dos eletrodomésticos devem atender as necessidades e a segurança de todos que utilizam. Desta forma, vale a pena investir no seu planejamento.

Trocar ou reaproveitar os móveis?

A resposta deve ir de encontro com questões afetivas, espaço físico e condições financeiras. Muitos objetos precisam de troca periódica, como colchões e travesseiros, que têm um tempo de vida útil e devem ser renovados, conforme instruções do fabricante.

A maioria dos móveis pode ser reaproveitada em outros ambientes, como uma mesa de canto da sala, que pode se tornar uma mesa de cabeceira; às vezes, basta uma pintura nova ou uma adesivagem. 

Para a reforma dos móveis, ter as ferramentas adequadas é o primeiro passo, como: furadeira de impacto, parafusadeira, serra tico-tico, pistola para aplicação de cola quente, nível, chaves de catraca, ponteiras de fenda e philips, alicate de bico e chaves Allen, esmerilhadeira, martelo, kit de pintura, entre outros.

Além de ser econômico, muitas vezes, o faça você mesmo (DIY) traz inúmeros benefícios, como o prazer de executar uma tarefa artesanal, ter o toque pessoal, promover novas funções para o móvel, satisfação pessoal e bem-estar emocional.