Como decorar o lavabo

Como decorar o lavabo? Confira dicas práticas

Com pequenas reformas feitas por você mesmo, o cômodo fica mais bonito e funcional

Quando se fala em decoração, logo imagina-se um novo visual para a sala, os quartos, a cozinha, os banheiros, a lavanderia e a entrada da casa; normalmente, o lavabo passa despercebido, visto localizar-se em um pequeno espaço, por vezes em uma área muito discreta, como debaixo da escada.

O lavabo é essencial para o dia a dia e os eventos familiares, pois está próximo das áreas comuns e sociais, favorecendo muito a higiene antes das refeições e também é de fácil acesso para as visitas, portanto merece um olhar especial na decoração. Para auxiliar nesta missão do lavabo bonito e prático, seguiremos com dicas.

O primeiro ponto a ser observado é de que o lavabo é diferente do banheiro, pois não tem chuveiro, aspecto positivo para evitar umidade e ampliar as opções de decoração. Neste cômodo, o ideal é encontrarmos: bacia sanitária, cuba, espelho, suporte ou acessórios para papel higiênico, sabonete, lenços de papel, algodão, cotonete, absorventes, creme dental e fio dental.

O segundo ponto é decorá-lo com cores claras, para remeter à ideia de maior dimensão do espaço – pode ser pintura, colocação de revestimentos ou até madeira com tons claros, remetendo a um design clean, inclusive contrapondo com detalhes escuros, para dar um ar de modernidade e ousadia.

Para dar um aspecto de cômodo maior, a terceira dica é a colocação de grandes espelhos nas paredes, pelo menos acima da pia, e evitando na frente do vaso sanitário. Os espelhos são recursos extremamente úteis não só pelo ponto de vista de profundidade do ambiente, mas para que os usuários possam verificar seu visual.

Para dar destaque ao ambiente, a quarta dica está na colocação de uma moldura trabalhada, com detalhes ou desenhos atrativos, desde que as cores utilizadas nas paredes sejam neutras, evitando assim um local de cores pesadas e desagradáveis.

Por ser um local com pouca metragem e de grande utilização, sugere-se que seja fácil de limpar, esta é a quinta sugestão: para tanto, coloque elementos de higienização prática em paredes, piso, louças e objetos decorativos.

A sexta dica para dar maior aproveitamento ao lavabo é instalar uma porta de correr, muito utilizada por não ocupar espaço, além de ser prática, não só na entrada, mas nos armários, caso instalados. É uma opção interessante para compor a decoração, já que é possível encontrá-las com diversidade de materiais e cores.

Para deixar seu lavabo bonito e funcional, tanto na hora da decoração quanto nas pequenas reformas, como troca de armário, espelho, colocação de nichos, pintura das paredes, tenha sempre algumas ferramentas úteis: martelete, furadeira, parafusadeira, trena, entre outras. Certamente, o prazer de fazer você mesmo deixará o local com um toque pessoal e marcante.