Fogão 5 bocas: como escolher a opção ideal para a sua cozinha?

Fogão 5 bocas: como escolher a opção ideal para a sua cozinha?

O fogão 5 bocas é uma ótima opção para famílias grandes ou mesmo para quem gosta de cozinhar em maior quantidade. Isso porque os cinco queimadores permitem preparar vários pratos ao mesmo tempo, promovendo mais facilidade e economia de tempo na cozinha. O melhor é que esses fogões estão disponíveis em diferentes modelos para você escolher!

Como escolher o melhor fogão 5 bocas

Para escolher o seu fogão 5 bocas, é importante conferir alguns aspectos que variam entre os modelos. Afinal, ainda que todos tenham cinco queimadores, podem se diferenciar em aspectos como cor, material, forno, tipo de instalação e funções. Confira:

Tipo de instalação

Decidir o tipo de instalação é fundamental ao escolher o seu eletrodoméstico, pois existem modelos de fogão 5 bocas de piso e fogão 5 bocas de embutir, cuja instalação depende da sua preferência, além da estrutura disponível no espaço.

O fogão 5 bocas de piso é o modelo mais tradicional, posicionado diretamente no piso. Por essa característica, ele pode ser facilmente movimentado, o que proporciona comodidade para quem mora de aluguel ou mesmo para quem gosta de alterar o visual da cozinha. 

Já o fogão 5 bocas de embutir é muito utilizado em cozinhas planejadas, pois, como o nome sugere, é embutido no balcão, armário ou outro móvel. Ele otimiza o aproveitamento do espaço em cozinhas compactas e fica suspenso, o que também facilita a limpeza.

Material da mesa

Outro aspecto a avaliar é o material de acabamento da mesa, que é a superfície na qual ficam os queimadores do fogão. O fogão 5 bocas pode apresentar acabamento em vidro ou em inox, dois materiais resistentes e duráveis.

O fogão 5 bocas com mesa de vidro conta com acabamento em vidro temperado, material que resiste tanto às altas temperaturas quanto ao peso das panelas. É uma superfície lisa e que oferece facilidade na limpeza diária.

Já o fogão 5 bocas inox apresenta mesa em aço inoxidável, matéria-prima que se destaca pela resistência e durabilidade. Aliás, alguns modelos de fogão apresentam toda a estrutura em inox.

Ainda sobre a mesa do fogão, é interessante avaliar se ela é compartimentada ou não, se as grades são individuais e se os botões são removíveis. Esses detalhes também fazem a diferença na limpeza, na comodidade e no design do seu fogão 5 bocas.

Cor do fogão

O fogão é um dos principais eletrodomésticos da cozinha e, dessa forma, também impacta a decoração deste cômodo. Por isso, ao escolher o seu fogão 5 bocas, é interessante levar em conta a cor dos modelos.

O fogão 5 bocas branco, bem como toda a linha branca, é um dos mais tradicionais. É fácil de combinar com vários estilos decorativos e oferece um visual mais clean, boa opção para cozinhas compactas.

Já o fogão 5 bocas preto se destaca pela cor escura e que promove um visual moderno. O mesmo vale para o fogão 5 bocas inox ou prata, que harmoniza com diferentes decorações e com eletrodomésticos na mesma cor.

Tipo de forno

Avaliar o forno é importante para que você ganhe mais versatilidade no preparo das suas receitas. O fogão 5 bocas com duplo forno, por exemplo, oferece dois compartimentos para que você asse mais pratos ao mesmo tempo e ganhe agilidade na cozinha.

Já o fogão 5 bocas com grill apresenta grill elétrico que permite assar, dourar ou gratinar os alimentos, tornando funcional a preparação de pratos com variados métodos, com mais crocância e textura. Além disso, fornos que permitem visualizar o interior sem precisar abrir a porta são um diferencial.

Funções extras

Além do forno, o fogão também pode ser equipado com recursos extras. Um exemplo é o fogão 5 bocas digital, que conta com timer. Com esse dispositivo, você pode programar o tempo de cozimento e, ao fim do período, o timer emite um aviso sonoro para desligá-lo.

As chamas também podem contar com diferenciais: a Multi Chama oferece melhor distribuição do calor e é ideal para o uso com panelas maiores. Já a tripla chama é mais potente e cozinha os alimentos ainda mais rápido. 

Uma dica adicional é combinar a tecnologia do fogão com os utensílios de cozinha certos. Aliados da rotina na cozinha, estes podem trazer mais precisão e comodidade no preparo, armazenamento e apresentação de diferentes pratos.

O fogão 5 bocas é uma ótima escolha para quem deseja mais agilidade no preparo das refeições. 

Os melhores modelos de fogão ainda contam com funcionalidades extras que promovem comodidade no uso! Confira as opções de fogão 5 bocas em promoção e escolha o eletrodoméstico ideal para o seu lar!