Como fazer uma faxina rápida e eficiente

Como fazer uma faxina rápida e eficiente

Quer saber como fazer uma faxina rápida e eficiente? Não há como negar que esse é um processo essencial para manter a organização de uma casa, porém, costuma ocupar bastante tempo.

Diante disso, algumas pessoas se perguntam se há como fazer uma faxina rápida e eficiente. É sobre isso que iremos falar no decorrer deste artigo. Confira!

Como fazer uma faxina rápida e eficiente?

Dentre as nossas principais dicas de como é possível otimizar tempo ao fazer uma faxina na sua casa, podemos mencionar as seguintes:

1. Organize-se e estipule metas

A nossa sugestão é que você escolha um dia da semana para limpar a casa inteira, utilizando um cronômetro online para acompanhar o tempo gasto em cada tarefa. Muitas pessoas optam pela sexta-feira, haja vista que encerra a semana e permite aproveitar o fim de semana para descansar ou receber visitas.

Em contrapartida, outros optam pela segunda-feira, a fim de começar a semana com a casa toda organizada após o fim de semana um pouco mais agitado. O uso do cronômetro online ajudará a manter um ritmo eficiente durante a limpeza, garantindo que você cumpra suas tarefas dentro do tempo estipulado.

Independente disso, para casas maiores ou de dois andares, é possível dividir a limpeza em dias diferentes.

Ou seja, se programe para limpar o andar de cima na quinta-feira e o andar de baixo na sexta-feira, por exemplo. Assim, acaba tornando o processo menos cansativo e mais rápido.

2. Varra e passe aspirador de pó

Varrer todos os dias acaba contribuindo para manter a sua casa sempre limpa e devidamente organizada, com tudo em seu devido lugar.

No entanto, a nossa dica é que, antes de passar o pano no piso, remova não só a sujeira mais grossa, como também aquela que é mais impercetível.

Para facilitar e otimizar ainda mais o seu tempo, a nossa dica é que você opte por um aspirador de pó para espaços pequenos, haja vista que deixa o processo muito mais simples e ágil.

Inclusive, você pode aproveitar o aspirador de pó e usar no tapete, cabeceira da cama, estofados, almofadas, sofás, poltronas etc.

3. Remova o pó de todos os objetos e móveis

Esse é um ponto que nem todo mundo se atenta, mas que é fundamental para tornar a sua faxina ainda mais eficiente.

Nesse quesito, a nossa dica é usar um pano umedecido com água e amaciante de roupas. Dessa forma, acaba preservando os móveis por mais tempo sem poeira.

Além disso, o cheiro permanece por toda a casa.

4. Tire o lixo da casa toda

É claro que isso pode variar de acordo com o local que você mora, já que nem sempre o caminhão passa todos os dias.

Mas, ainda assim, o mais adequado seria deixar o lixo organizado, até mesmo para evitar cheiros muito fortes na sua casa.

Nesse caso, você pode deixar o saco de lixo na garagem ou em algum local mais afastado, e colocar ele para fora nos dias corretos.

5. Lavar tapetes

É um outro processo fundamental para garantir uma limpeza eficiente. Para otimizar trabalho, a dica é sempre aspirar durante a semana.

Dessa forma, quando for o dia da faxina, vai ficar muito mais fácil fazer a limpeza, haja vista que não terá tanta sujeira.

Inclusive, caso o tipo de tapete que você possua permita, basta colocar tudo na máquina e lavar junto dos panos de limpeza.

6. Limpeza da cozinha

Para facilitar esse processo, você pode limpar as pedras da bancada com esponja, detergente de louça e um produto que deixe brilhando.

Agora, para deixar ainda mais fácil, procure passar, todos os dias, um pano úmido para manter tudo sempre limpo.

Além disso, tente passar pano dentro do micro-ondas e forno. E, para manter organizado, sempre que sujar alguma louça, lave, seque e guarde na mesma hora.

7. Limpeza dos banheiros

Caso queira facilitar esse processo, a dica é apostar em um papel de parede vinílico para banheiro, já que ele confere muito menos trabalho na hora de fazer a manutenção.

Agora, para fazer a limpeza do banheiro, use água sanitária nos rejuntes, de modo a evitar e remover mofo ou manchas.

Você também pode usar uma esponja com saponáceo cremoso para lavar e dar brilho na cuba e torneira.

Use um produto para o vaso sanitário e deixe agindo por algum tempo. Não esqueça de passar um pano úmido na lixeira e também nos azulejos da parede.

8. Vidros, portas e janelas

Para evitar limpezas muito pesadas, a dica é que você sempre mantenha um cronograma de limpeza, de modo a evitar com que a sujeira acumule.

Mas, para poder limpar, você pode usar um pano limpo torcido com água, detergente de louça, limpa vidros ou apenas álcool em gel.

9. Área externa e garagem

Caso o piso esteja muito sujo, a dica é utilizar uma vassoura com água, que irá facilitar o trabalho e deixar ainda mais limpo.

Para deixar o chão mais limpo, use um detergente neutro, saponáceo cremoso e esfregue bem. Em seguida, é só enxaguar com um pano úmido.

Se por acaso estiver muito encardido, a nossa dica é usar um produto próprio para o piso ou água sanitária, que remove manchas e desinfecta.