9 dicas para reformar sua casa

9 dicas para reformar sua casa

O processo de renovação de uma casa pode ser rapidamente afetado por circunstâncias imprevistas, aumento de orçamentos e outros problemas inesperados. Estas 9 dicas para reformar sua casa o ajudarão a evitar problemas desnecessários e custos extras que às vezes podem surgir em uma reforma de casa.

A boa notícia é que, na maioria das vezes, esses problemas podem ser diminuídos, se não totalmente evitados. Leia abaixo, pois damos 9 dicas para renovação de sua casa que você deve considerar antes de iniciar sua própria renovação

1. Faça um orçamento realista

Embora nem seja preciso dizer que qualquer projeto precisa de um orçamento para controlar os custos, nem sempre é fácil encontrar o equilíbrio entre os planos dos seus sonhos e o valor que você colocou para um projeto. 

É por isso que é importante ter uma compreensão real dos preços, tanto em termos de materiais quanto de mão de obra, para que você possa medir as expectativas de acordo.

Infelizmente, programas de TV de reforma e reforma da casa às vezes podem ser caros, o que pode variar muito dependendo do local e da programação. Portanto, certifique-se de que seu orçamento é realista.

2. Decida sobre um campo lógico de trabalho

Depois de ter um orçamento realista, você precisa esclarecer o que exatamente pode acontecer e quando. Você também pode precisar se fazer algumas perguntas difíceis sobre o que você realmente precisa em relação ao que deseja. 

Isso o ajudará a determinar a verdadeira intenção do projeto e a definir regras básicas importantes. Pode até ajudar no planejamento e definição do trabalho.

Leia também: Como escolher a paleta de cores para decoração?

3. Identifique itens de valor com antecedência

A determinação de onde seu dinheiro será gasto está associada a um orçamento realista e à definição de um escopo de trabalho razoável. Quanto mais cedo você fizer essa determinação, maior será a probabilidade de se manter no controle dos custos. 

Pense em quais itens você usará com mais frequência, pois esses são produtos nos quais vale a pena investir. Se você tiver um orçamento limitado, convém economizar alguns em consumíveis, pois esses itens podem mudar facilmente com o tempo.

4. Crie uma visão clara em sua mente

Desde os ladrilhos, os quadros de calçados masculinos que irão para as paredes aos eletrodomésticos que vão instalar, quem já fez a remodelação da sua casa sabe que é melhor escolher tudo antes de começar a trabalhar. 

Isso ocorre porque você terá que tomar muitas decisões assim que a reforma começar e quanto mais você tiver feito antes, melhor – e mais instruído – você será. Ferramentas online como o Pinterest podem ajudar e você não deve ter medo de começar a comprar itens para começar.

5. Saiba o que já existe

As condições existentes em uma casa podem mudar radicalmente o orçamento e o escopo da reforma, pois às vezes algo tão simples como adicionar uma parede extra em um cômodo pode levar à mudança arquitetônica de uma casa inteira. 

Se você sabe, por exemplo, que a segurança é comprometida ao usar vários aparelhos elétricos ao mesmo tempo, isso deve ser uma indicação de que pode ser necessário atualizar seu sistema elétrico.

6. Quem você contrata é importante

É importante encontrar a equipe certa para finalizar a reforma da sua casa. Embora as recomendações boca a boca de amigos possam ser suficientes para alguns, você também pode considerar fazer uma verificação completa em seu contratante.

Examinar sua licença, certificado de seguro, histórico de penhor, e certificação para garantir seu profissionalismo. Tão importante quanto é encontrar um empreiteiro com quem você trabalhe que entenda sua visão, então pode ser útil ter uma entrevista ou discussão preliminar antes de se comprometer formalmente com os serviços.

7. Pense prático

Se você está pensando em reformar uma casa, pense praticamente no que você pode e não pode fazer. Pintar as paredes de um banheiro pequeno pode ser inteiramente possível para você, mas pintar todas as paredes de uma casa grande é provavelmente menos. 

Embora você possa pensar que economizaria muito fazendo o trabalho sozinho, se for algo desconhecido, pode custar ainda mais caro entrar com um recurso profissional e, em seguida, concluir o projeto corretamente.

Você pode economizar ao comprar alguns móveis, como por exemplo sapateira para os seus sapatenis. Com alguns tutoriais, você mesmo pode desenvolver um modelo que se encaixa ao seu gosto e ao cômodo da sua casa.

8. Prepare-se para viver mais desconfortavelmente durante a reforma

Viver durante uma reforma em sua casa pode ser uma experiência diferente – que geralmente é repleta de poeira, exaustão. Mesmo os empreiteiros mais meticulosos não podem impedir que poeira e sujeira voem para todos os lados, então você sabe que sua casa não estará tão limpa como normalmente. 

Se você acha que vai ser muito difícil, não é incomum alugar um lugar para ficar, sair de férias ou morar com amigos ou família por algumas semanas até que a casa seja um pouco mais sustentável.

9. Lembre-se de ter uma atitude positiva

É natural querer que tudo corra perfeitamente de acordo com o planejado, mas com tantos produtos e pessoas envolvidas, é improvável que tudo saia exatamente como você imaginou. Algo que pode ser frustrante e às vezes até caro.

No entanto, ao mesmo tempo, mantenha uma perspectiva positiva. Simplesmente porque algo não é entregue no prazo ou porque você está um pouco atrasado, não é o fim do mundo. 

A coisa mais importante a lembrar é que a reforma da casa não vai durar para sempre, embora às vezes possa parecer que ela está no processo. Estas foram as nossas 9 dicas para renovação de casas para você tomar como uma possibilidade ao iniciar sua reforma.