O que é ducha higiênica

O que é ducha higiênica?

A ducha higiênica tem ganhado cada vez mais popularidade graças à sua eficácia e, também, à otimização de espaço que traz para o banheiro. Por isso, tê-la em casa pode ser uma excelente opção.

No entanto, antes mesmo de instalar a ducha na sua casa, que tal saber mais algumas informações relevantes sobre o equipamento? Confira, neste artigo, tudo o que é importante acerca da ducha higiênica, do seu uso e, também, das diferenças que apresenta em relação ao clássico bidê.

Afinal, o que é uma ducha higiênica?

A ducha higiênica nada mais é do que um acessório que fica localizado no banheiro. Ela ganha uma participação especial na parte hidráulica de certas partes da casa, especialmente nos banheiros privativos. Sua estrutura é simples, sendo composta por um gatilho diretamente conectado à mangueira.

Outro ponto muito importante da ducha higiênica é que ela participa diretamente do apelo estético do ambiente. Seu visual é totalmente moderno e garante um pouco mais de aconchego para o cômodo, além de permitir uma higienização completa e sem riscos para a saúde.

Para que serve a ducha higiênica?

De início, os pesquisadores que criaram a ducha higiênica tinham como principal objetivo encontrar uma forma de substituir os bidês, que nada mais eram do que equipamentos que acabaram se tornando obsoletos dentro das propostas entregues pela Arquitetura de Interiores graças à redução do espaço.

Dessa maneira, as duchas servem para higienizar o corpo e, também, otimizar o espaço do banheiro que, com o passar dos anos, tem sido cada vez mais reduzido. Além disso, sua funcionalidade não foi afetada em nada, tendo em vista que há uma grande facilidade em seu manuseio para limpar as partes íntimas.

Tipos de duchas higiênicas

Existem 3 tipos de duchas higiênicas: ducha higiênica convencional, elétrica e com misturador. Suas especificações são:

  • Convencional: possui uma estrutura bem mais simples, possibilitando a saída de água fria, exclusivamente;
  • Ducha elétrica: costuma precisar de energia para funcionar, geralmente oferece a possibilidade de saída de água morna pela mangueira;
  • Ducha com misturador: o equipamento possui saída para água quente e água fria, fazendo a migração da temperatura da água por meio de um aquecedor previamente instalado na casa, podendo ser a gás ou solar.

Qual a diferença entre ducha e bidê?

Ainda que possuam basicamente a mesma função, que é a de limpar as partes íntimas, é possível dizer que há uma grande diferença entre ambas as peças: o bidê tinha sido idealizado, também, para realizar a limpeza dos pés. Também há a questão da diferença do tamanho de ambos.

O bidê é um pouco ultrapassado, tendo em vista que foi criado antes da ducha. Já a ducha higiênica é ideal para ambientes com pouco espaço, pois foi idealizada justamente pensando nessa otimização. Ela exerce as mesmas funções, mas também atribui modernidade ao cômodo.

Ducha higiênica e o poder da limpeza

A ducha higiênica pode ser muito mais poderosa do que o papel higiênico. Isso acontece porque, dependendo de uma utilização correta, ela se torna a opção mais assertiva. Além de não trazer as bactérias acumuladas no corpo do papel para as regiões íntimas, ela ainda promove uma limpeza mais profunda e em uma maior área.

Outro ponto muito positivo em relação à ducha higiênica é a delicadeza com a qual ela trata a região íntima. Uma das coisas mais comuns entre as pessoas que utilizam papel higiênico é se machucar ao longo da limpeza graças à força utilizada para remover a sujeira.

Vantagens de ter uma ducha higiênica

Assim como foi dito anteriormente, a ducha higiênica é uma das formas mais seguras de limpar as partes íntimas logo após utilizar o banheiro. No entanto, também é importante ressaltar que esse equipamento ajuda a combater infecções que poderão aparecer graças ao uso constante do papel higiênico.

A ducha higiênica também se mostra bem mais eficiente e flexível. Há a possibilidade de regular a intensidade do jato de água e posicioná-lo da maneira que achar mais confortável. Para quem possui um sistema de aquecimento, a adaptação para as temperaturas híbridas pode ser uma excelente opção para as variações do clima.

Utilize a ducha higiênica no seu banheiro e garanta uma melhor higienização sem causar prejuízos ao organismo.