Como decorar e organizar um espaço de estudo

Como decorar e organizar um espaço de estudo?

Depois de encontrar o imóvel ideal junto à imobiliária, é hora de organizar os ambientes. Para quem tem filhos em casa ou o hábito de estudar, é muito importante investir em um espaço voltado para essa atividade. Isso porque, além de promover o devido conforto, também contribui para a absorção do conhecimento. Afinal, estudar em um ambiente bagunçado afeta a produtividade e o foco de quem está ali.

Por isso, pensando em te ajudar a começar os estudos com o pé direito em sua nova casa, preparamos o post de hoje com 7 dicas para decorar e organizar o espaço de estudo. Confira!

1. Analise a iluminação do ambiente

Além de escolher um ambiente confortável e tranquilo, é primordial considerar a iluminação do espaço. Sendo assim, prefira lugares onde a circulação de pessoas seja mínima possível, a fim de evitar distrações. Além disso, a mesa deve ficar próxima da janela para que a iluminação natural favoreça não apenas a economia de energia, mas também a concentração de quem está estudando. Afinal, esse é o melhor tipo de luz. Se possível, deixe a mesa posição perpendicular à janela para evitar que a luz do sol incida diretamente sobre ela.

Da mesma forma, luminárias de mesa com foco ou braço articulados são importantes para substituir a luz natural durante à noite ou quando não se tem uma boa incidência durante o dia. Prefira ainda a lâmpada branca, pois ajuda na concentração.

2. Invista em uma boa cadeira

A cadeira de estudo deve ser vista como um investimento, sendo o mais confortável possível e ergonômica. Sendo assim, precisa ter braços, diferentes tipos de regulagens e um bom estofado. Caso contrário, você pode ter dores nas costas e pescoço, causando distrações durante o estudo, além de problemas no longo prazo. Contudo, tenha em mente que aquelas cadeiras muito estofadas também não são recomendadas, pois podem induzir ao sono.

Para comprar a cadeira ideal, faça testes, sendo que as pernas devem ficar dobradas em um ângulo de 90˚, com os pés totalmente plantados no chão ou em algum apoio próprio.

3. Tenha um mural de anotações

Durante o estudo, é fato que irá realizar muitas anotações, sendo que a maioria pode ser feita no livro ou caderno. Contudo, existem algumas que podem ser úteis em outros momentos, para relacionar temas ou ainda escrever datas importantes, em calendários ou cronogramas. Sendo assim, um mural de anotações pode ser muito útil. O ideal é que ele fique logo em sua frente para facilitar o acesso às informações. Além disso, post-its na parede também são ótimos.

4. Mesa

A mesa escolhida também merece atenção, devendo ser adquirida com base nas medidas de sua cadeira, a fim de garantir o máximo de conforto. Considere ainda o tamanho, pois ela não pode ser muito pequena, precisando armazenar seus livros, computador, suporte de canetas, caderno, etc. Sendo assim, deve ser grande o suficiente para garantir seu conforto e evitar bagunça desnecessária. Além disso, considere ainda um espaço livre para usar e escrever o que precisar.

5. Acessórios também são importantes

Os acessórios contribuem para a organização de sua mesa de estudos e precisam ser escolhidos com atenção. Obviamente, não faz sentido incluir muitos itens, pois isso pode até mesmo dificultar na hora de procurar algo que precisa. Sendo assim, uma boa dica é analisar sua rotina de estudos e entender o que realmente precisa. Além disso, aposte em acessórios funcionais, como porta-canetas, caixas organizadoras e memory boards. Com isso, você garante maior facilidade no dia a dia e concentração nos estudos.

6. Decore do seu jeito

A decoração do espaço precisa ser bem planejada, pois quando inspira criatividade, contribui para focar no estudo e garantir maior absorção do conteúdo. Sendo assim, decore de acordo com suas preferências pessoais, desde o mural até a mesa, incluindo elementos que despertem seu lado mais criativo. Nesse sentido, é importante fazer um trabalho de autoconhecimento para saber o que escolher e garantir um ambiente propício para os estudos, ajudando a relaxar e ficar menos tenso. Com isso, você se sente mais leve e tem prazer em estar ali.

7. Mantenha a organização em dia

Por fim, mas não menos importante, é primordial que você mantenha sua mesa sempre bem organizada. Ou seja, nada de comer no local ou deixar copos espalhados por ali. Além disso, sempre ao final do dia, organize todos os papeis e jogue fora sujeiras e itens que não vai utilizar. Com isso, você terá um espaço sempre limpo, organizado e excelente para estudar. 

Então, agora que você sabe como organizar e decorar um espaço de estudo, já pode colocar nossas dicas em prática. É importante ter em mente que os detalhes importam e é muito melhor ter um lugar local que favoreça a concentração e bem-estar. Dessa forma, a produtividade e foco melhoram, assim como os resultados.