Foco nos estudos

Foco nos estudos: 7 dicas para melhorar seu desempenho

Está com dificuldade de manter o foco nos estudos? Driblar a distração nem sempre é fácil. Isso porque as atribuições e problemas do dia-a-dia podem acabar prejudicando o seu aprendizado, assim como a sua produtividade.

Contudo, é importante estar concentrado. Isso em razão de garantir um bom desempenho, e se tornar um profissional preparado para o mercado de trabalho. Dessa forma, é possível ingressar nas melhores empresas, garantindo bons benefícios empresariais

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo para que você possa, de uma vez por todas, conseguir ter foco nos estudos. Anote essas 7 dicas valiosas para melhorar o seu desempenho. Boa leitura e bons estudos!

Por que é difícil manter o foco nos estudos? 

Por que é difícil manter o foco nos estudos

Atualmente, é difícil manter o foco nos estudos porque há uma infinidade de informações e tecnologias relacionadas à comunicação. Uma pesquisa realizada em 2020, por exemplo, mostrou que conseguimos nos concentrar em apenas uma tarefa por, somente, 8,5 segundos.

Para se ter uma ideia de como as distrações aumentaram, em 2015, o tempo de concentração era de 12 segundos. Nesse sentido, estaremos mais distraídos do que nunca. Afinal, é difícil ceder à vontade de parar por alguns minutos e olhar as mídias sociais, certo?

Isso se deve ao fato de que, para o nosso cérebro, não existe o foco contínuo. Dessa forma, quando caímos na tentação e saímos do foco, é como se ele permitisse uma recompensa, proporcionando um momento de relaxamento e prazer.  

Nesse sentido, ao parar e mudar de atividade, o oxigênio e a glicose são acionados. Quando os seus níveis vão diminuindo, surge a desorientação e sonolência. Até retomar a atividade, há um gasto de energia, e a liberação de cortisol, o hormônio do estressa.

Isso acaba causando a falta de concentração, prejudicando o desempenho na hora dos estudos. Contudo, há estratégias para driblar esse problema, e é sobre isso que iremos falar a seguir. 

7 dicas para ter foco nos estudos

Existem diversas maneiras de manter o foco nos estudos, que vão desde ter esse momento em um local mais confortável, como intercalar as disciplinas. Confira 7 dicas para melhorar o seu desempenho. 

Escolha um local confortável para estudar

Para ter foco nos estudos, é preciso que esse momento de aprendizado e produtividade seja realizado em um ambiente onde é possível manter a concentração. Ou seja, caso você esteja em casa, o ideal é fazer isso em um lugar silencioso e, é claro, bem distante de onde fica a TV.

Além disso, não deixe de separar o seu espaço do estudo, de onde você faz o seu descanso. Isso contribui para que não se crie o hábito de estudar na cama, ou perto dela.

Acabe com as distrações

O maior desafio nos momentos de estudo é manter o foco e não cair na tentação de entrar nas redes sociais, iniciar um joguinho, ou dar uma olhada em uma série de funcionalidades que os celulares oferecem atualmente, certo?

Já que isso é bastante comum, utilize o celular ao seu favor. Existem aplicativos, que também servem para computadores, que podem ser grandes aliados. Isso porque eles contam com a finalidade de bloquear notificações, que só voltam a aparecer no momento estipulado. 

Divida as tarefas e estabeleça metas

Quando há muitas matérias a serem estudadas, é recomendado dividi-las, além de determinar metas possíveis de serem cumpridas. Dessa forma, é possível considerar o seu tempo e ritmo, contribuindo para chegar ao resultado esperado, além de estar mais motivado para outras atividades. 

Nesse sentido, algumas ferramentas podem ajudar, como o método Kanban ou o Bullet Journal. Eles ajudam a organizar as tarefas, mostrando o que precisa ser feito e o que já foi concluído. Essa visualização ajuda na organização e a ter foto nos estudos. 

Alterne as disciplinas para ter foco nos estudos

Estudar um mesmo conteúdo por muito tempo gera cansaço, assim como dificulta armazenar na nossa cabeça o que foi aprendido. Por isso, faça um planejamento de estudos intercalando as disciplinas.

Para ter foco nos estudos dividindo as matérias, você pode utilizar o método Pomodoro. Isso porque ele sugere um tempo para os estudos, assim como para o descanso. Dessa forma, você mantém a concentração, já que é possível administrar o tempo usado para cada conteúdo. 

Escute músicas

Escutar músicas ajuda a ter foco nos estudos. Achou estranho? Acontece que, isso pode reduzir os sons ambientes, contribuindo para melhorar a concentração. Contudo, nem todos os estilos musicais irão servir para essa finalidade. Então fique atento para que o efeito não seja o contrário.

Nesse sentido, busque por canais ou até mesmo playlists criadas para momentos de estudos. No YouTube ou em plataformas musicais há diversas opções. 

Escreva à mão e utilize marcador de texto

Escreva à mão e utilize marcador de texto

Já estamos acostumados a escrever no celular ou notebook, certo? Afinal, a tecnologia faz parte da nossa vida e contribui bastante para realizar diversas atividades. Contudo, o hábito de fazer anotações, segundo estudos, ajuda o cérebro a memorizar e compreender melhor.

Por isso, tente anotar os principais pontos estudados, dividindo as tarefas. Feito isso, você pode utilizar esse material quando houver necessidade. Além disso, utilizar marcador de texto, destacando trechos importantes, já que sua atenção se voltará para ele, quando recorrer ao material. 

Cuide da sua saúde

Para terminar, não se esqueça de que, para conseguir ter foco nos estudos, é preciso manter a saúde em dia. Isso porque o seu bem-estar contribui para uma melhor concentração. Uma noite bem dormida, por exemplo, faz toda a diferença no seu rendimento, e evita distração.

Para isso, é recomendado, antes de dormir, fazer uma leitura ou assistir uma série. Dessa forma, o cérebro descansa, evitando o surgimento da ansiedade para a volta da rotina no outro dia.

Além disso, fique atento à alimentação durante todo o dia e, principalmente, durante o seu momento de estudos. Nesse sentido, deixa lanches saudáveis, com pouco carboidratos e açúcares sempre por perto. 

Conclusão

Como visto, basta adotar algumas estratégias para conseguir ter foco nos estudos. Embora esse seja um desafio constante, não deixe de buscar as melhores formas de melhorar a sua concentração,  mesmo havendo a necessidade de mudar de estratégia.