Benefícios da yoga

Benefícios da yoga: 6 vantagens em praticar

Quer saber quais são os benefícios da yoga? Então, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos que iremos falar tudo o que precisa saber.

Em suma, o yoga é uma prática que visa trazer diversos benefícios não só para o corpo, mas também para a mente.

Afinal de contas, trata-se de uma filosofia que entende que uma coisa está interligada na hora, que ambas são essenciais para garantir o bem-estar.

Então, se você quer saber quais são os 6 benefícios da yoga, é só continuar neste artigo que iremos falar sobre os detalhes do assunto. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

Quais são os benefícios da yoga?

Antes de qualquer coisa, você precisa entender que, para se obter os benefícios da yoga, você precisa ter apoio de um professor devidamente capacitado para que possa lhe dar o devido auxílio.

Além disso, você precisa estar munido de produtos de yoga que sejam adequados e que possam lhe dar segurança durante as práticas.

Agora, dentre os 6 benefícios da yoga, podemos mencionar os seguintes:

Diminuir o estresse e ansiedade

Não há como negar que um dos principais benefícios da yoga com certeza é o fato de fazer com que uma pessoa se sinta menos estressada e ansiosa.

E isso acontece devido ao fato de que o yoga é capaz de fazer com que a pessoa se concentre no agora, naquilo que está sendo feito.

Por consequência, acaba desocupando a mente de problemas do passado ou também do futuro. Ou seja, oferece um equilíbrio emocional, paz interior e bem-estar geral para o seu dia a dia.

Também não temos como deixar de mencionar que o yoga é capaz de ajudar no controle da respiração, algo que oferece ainda mais relaxamento, concentração, otimismo e diminui a irritabilidade.

Promover condicionamento físico

Como o yoga se baseia em técnicas e posturas, acaba oferecendo uma grande melhora de resistência e fortalecimento dos músculos.

Dessa forma, faz com que os músculos se tornem menos tensos, também, contribuindo para o melhor desempenho geral de certas atividades físicas e tarefas diárias.

Afinal de contas, faz com que aumente a massa magra, deixando o corpo em forma, com os músculos mais tonificados e definidos.

Aliviar dores corporais

Sim, um dos benefícios da yoga é o fato de oferecer um grande alívio para as dores corporais. Isso acontece porque a pessoa passa a ter maior percepção a respeito da sua postura, tais como a forma com que anda, senta e demais sintomas de tensão muscular.

A partir disso, torna-se possível corrigir as alterações, tais como contraturas. Assim, permite resolver alterações que possam causar dor.

Os alongamentos e demais exercícios de postura que acontecem durante as práticas de yoga ainda permite liberar tensão e oferecer flexibilidade aos músculos.

Assim, permite o alívio quase que instantâneo de hérnia de disco, fibromialgia, escoliose e coisas do gênero.

Controlar a pressão e os batimentos cardíacos

Outro benefício dessa prática é o fato de melhorar a função do coração e pulmão, haja vista que regula o sistema nervoso e a circulação sanguínea.

Por consequência, traz grandes melhorias para pressão arterial e batimentos cardíacos. Tudo isso além de equilibrar o nosso sistema endócrino.

Dessa forma, ajuda a controlar os níveis de hormônios do estresse, como a adrenalina e o cortisol.

Essa técnica ainda ajuda na capacidade respiratória, uma vez que existem alguns exercícios de expansão dos pulmões e controlar a respiração.

Melhorar o sono

Fora o fato de trazer relaxamento corporal e maior tranquilidade, um dos benefícios da yoga é oferecer uma melhor noite de sono.

Isso acontece porque os exercícios aumentam a produção de melatonina, que é um hormônio capaz de regular o nosso ciclo de sono, fazendo com que se tenha uma noite mais tranquila, de qualidade e profundidade.

Inclusive, manter o corpo relaxado e ter uma boa noite de sono é uma das formas de se ter maior disposição no dia seguinte.

Melhorar o prazer no contato íntimo

Esse é um dos benefícios da yoga que nem todos sabem, mas ele pode sim contribuir para melhorar o desempenho sexual.

Isso ocorre porque o casal começa a ter uma maior sensibilidade durante o contato íntimo, justamente por conta de ser mais capaz de relaxar e ter uma melhor receptividade com o parceiro.

E, como oferece alívio da ansiedade, acaba trazendo uma boa melhora para problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce e atingir o orgasmo.