O que é crédito pessoal

O que é crédito pessoal e como contratar um?

Você sabe exatamente o que é crédito pessoal? Há quem solicite mesmo sem entender se vale a pena e, quando se dá conta, a rotina financeira já se transformou em uma bagunça.

Além disso, a contratação do serviço deve ser realizada em momentos adequados. Com um bom planejamento, é mais fácil usar o valor corretamente e evitar desperdiçá-lo sem ao menos ter realizado as atividades desejadas que você gostaria.

Por isso, confira o artigo a seguir e entenda mais sobre o assunto!

Entenda o que é crédito pessoal e como funciona

Também conhecido como empréstimo pessoal, essa modalidade é uma forma rápida e fácil de conseguir dinheiro emprestado. O recurso é concedido por uma instituição financeira, sob uma análise de crédito que avalia diversos pontos do consumidor, como perfil financeiro, renda, restrições no nome, entre outros.

Caso seja aprovado, a instituição preconiza as condições do contrato e, se o consumidor aceitar e assinar, em pouco tempo terá o dinheiro disponível em sua conta-corrente. É uma modalidade que, dependendo de sua credibilidade com o banco, pode ter essa condição pré-aprovada, sendo muito rápido sua adesão.

Além disso, você poderá utilizar o dinheiro como quiser, já que não há necessidade de comprovar a finalidade do uso do dinheiro. Então, você poderá utilizá-lo como desejar.

Por isso, é conhecida como uma modalidade de crédito mais fácil de conseguir sua concessão, já que possui menos burocracias, comparado a outros tipos de crédito.

Para o que pode ser utilizado o crédito pessoal?

Pela liberdade apresentada pelo empréstimo pessoal, você fica livre para usá-lo da maneira que desejar. Você pode usá-lo destas formas:

  • Começar um negócio: você pode abrir a sua loja e se tornar um empreendedor;
  • Pagar dívidas: o crédito pessoal é perfeito para você quitar dívidas mais antigas e limpar o seu nome;
  • Estudar: você também pode fazer um curso, caso queira;
  • Viajar: a depender do valor do empréstimo, você consegue viajar para onde desejar;
  • Fazer uma festa de aniversário: datas comemorativas são importantes e não há melhor maneira de comemorá-las do que com uma festa.

Ou o que você desejar, afinal, você tem a liberdade de fazer o uso da maneira que preferir, lembrando mensalmente de quitar o que deve para não se transformar em uma dívida elevada que pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça.

Quais são as vantagens e desvantagens do crédito pessoal?

Para contratar o crédito, você tem maior facilidade por não precisar lidar com tantas burocracias, como acontece com o financiamento. Pela praticidade do empréstimo, você recebe o dinheiro em sua conta no mesmo dia e pode fazer o uso quando quiser.

Além disso, não é mais necessário fazer a contratação do crédito por agências bancárias físicas, pois os bancos possuem as opções de empréstimos disponíveis por aplicativo. Você contrata e, em poucos minutos, o valor fica disponível na sua conta se estiver pré-aprovado.

Apesar de possuir tantas vantagens, os juros do empréstimo pessoal podem ser mais altos e somar bastante ao valor final. Em muitas ocasiões, a modalidade não se torna tão vantajosa para diversas pessoas que querem pagar menos nas parcelas, pois dependendo do seu perfil de crédito, o banco pode optar por cobrar uma taxa mais alta.

É fundamental realizar o cálculo de todas as parcelas antes de fazer a solicitação do serviço com o banco escolhido ou verificar o CET (Custo Efetivo Total). Avalie se os preços cabem no seu bolso ou se podem atrapalhar futuramente, pois o ideal é evitar que o empréstimo ultrapasse 30% do seu orçamento.

Dicas para escolher o melhor crédito pessoal?

No momento de avaliar o crédito pessoal, entenda o que a modalidade pode oferecer de vantajoso, quais os melhores preços e quais os principais bancos que fornecem o serviço com segurança.

Para te ajudar, confira abaixo as melhores dicas para escolher o melhor empréstimo:

1. Faça simulações e compare ofertas

O procedimento permite escolher pela melhor opção, já que disponibiliza uma noção sobre as quantias que serão acordadas. Para isso, nossa dica é conferir o simulador de empréstimo pessoal gratuito para poder comparar as ofertas e encontrar a que cabe no seu bolso!

Avalie a prévia sobre a média da taxa de juros cobrada, valores e prazos e, analise qual encaixa no seu orçamento financeiro e objetivos. Então, aproveite e faça sua simulação online já!

2. Consulte seu score de crédito e situação do seu CPF

A consulta da pontuação com a Serasa ajuda você a compreender como está a sua situação e como o score está. Quanto mais alto estiver, maiores as chances de você obter uma excelente quantia com os melhores bancos.

É fundamental entender se em seu CPF não existem restrições por dívidas e, se houver pendências, o recomendável é quitar antes de fazer o seu pedido. Com o nome sujo, há poucas ofertas de crédito pessoal e não são todos os bancos que aceitam fazer negócios com os negativados.

3. Confira seu planejamento financeiro

Quando uma oferta de crédito aparece, você deve analisar toda a sua vida financeira para saber se pegar aquele valor é o mais adequado ou se é melhor esperar um tempo a mais. 

Reúna todas as suas contas para verificar o valor de cada uma, colocando-as em uma planilha e realizando os cálculos para saber se as suas contas não entram em conflito com a quantia mensal do empréstimo.

4. Observe as taxas de juros e demais tarifas

A escolha do crédito pessoal não deve ser baseada apenas no valor oferecido, pois o que conta nos próximos meses são as parcelas que podem ser ou não altas. Verifique as taxas de juros e as tarifas que os bancos cobram, fazendo comparações antes de decidir.

Taxas muito elevadas não são as melhores opções se você quer pagar pouco e, para economizar nas parcelas, o mais adequado é procurar por empréstimos em outros bancos.

5. Analise o CET

O Custo Efetivo Total permite que você saiba o quanto paga de juros e tarifas em todos os meses. Sempre confira esses valores a fim de poder analisar pela melhor opção.

Pode ser que uma oferta de crédito tenha uma baixa taxa de juros, porém muitos encargos e seguro que acabam encarecendo o valor total do empréstimo. Então, é fundamental analisar antes de fechar um contrato!

6. Leia o contrato

Nunca feche contrato sem fazer a sua devida leitura. Se você não ler as informações contidas no documento, desconhecerá o funcionamento das cobranças se houver atrasos e não saberá o quanto deve pagar.

O maior erro de muitos consumidores é o de não ler as informações que constam no contrato e simplesmente assiná-lo. Tire um tempo para ler o contrato e entender as especificações do banco e, se você concordar, basta assiná-lo e dar seguimento à sua solicitação.

7. Pesquise a reputação da instituição financeira

Existem muitas instituições financeiras conceituadas no mercado que oferecem o crédito, e são nelas que você deve verificar as oportunidades de empréstimo antes de fazer a solicitação pela internet.

É muito comum que as pessoas caiam em golpes, seja por não saberem o que é crédito pessoal ou por desconhecerem as possibilidades de fraudes neste meio. Para você não ser prejudicado por terceiros, avalie as informações da financeira e descarte todas aquelas que cobrem para você pagar antecipadamente, pois nenhum banco faz esse tipo de cobrança.

Ao ter cuidado e comparar cada uma das financeiras, você tem a oportunidade de contratar o crédito pessoal com a melhor instituição sem sair prejudicado. Para obter efetividade, ser criterioso é fundamental para não ter problemas futuros com a contratação.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!