Casamento comunitário como funciona

Casamento comunitário como funciona

Se você está aqui já deve ter ouvido falar sobre casamento comunitário e gostaria de ter mais informações. O casamento é uma data sonhado por muitas pessoas. Porém a cerimônia é uma cerimônia que costuma gerar muitos gastos. Uma solução para realizar a sonhada cerimônia e não ter muitos gastos muito é pelo casamento comunitário. Entenda abaixo  o que é casamento comunitário e como funciona a cerimônia.

Casamento comunitário

Casamentos comunitários realizam a oficialização de vários casais em uma mesma cerimônia. Ele é direcionado geralmente para pessoas que já vivem juntas mas não tem sua relação oficializada.  Esses eventos podem ser organizados pelos cartórios, ONG´s ou outras instituições. As igrejas também podem realizar esses eventos de casamento comunitário. Nem sempre essas cerimônias realizadas pelas igrejas tem efeito legal. Para ser reconhecido como casados é preciso que o documento seja reconhecido em cartório. Nem sempre o casamento que ocorre nas igrejas incluem os documentos do casamento civil também. Além dessas opções de organização as prefeituras também podem ter projetos que disponibilizam evento de casamento comunitário.

E quanto ao valor do casamento comunitário? A cerimônia pode ser realizado de forma totalmente gratuita ou com custo reduzido, apenas para cobrir os gastos. Isso irá depender de qual instituição organizará o evento. Muito desses eventos tem valor proporcional a segunda opção apenas para cobrir os custos do evento. Como o valor do casamento comunitário é consideravelmente menor alguns casais escolhem realizar festas após a cerimônia. As roupas do casal na cerimônia é por conta deles também.

Participar do Casamento comunitário

Para realizar a inscrição no casamento comunitário você precisa primeiro saber qual instituição está realizando o evento. Você pode verificar no cartórios, igrejas, prefeitura de sua cidade e outros locais. Após encontrar um evento você pode se inscrever no local e da forma que será informada pela instituição. Você pode ter mais informações por telefone ou pessoalmente nos locais que estão organizando. Cada cidade tem regras e formas de funcionamento diferentes por isso é importante que você se informe no local que está realizando.

Os documentos que você pode deixar separados pois geralmente são solicitados são: identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento, comprovante de renda e RG e CPF do casal, caso não tenha documentos com todas as informações juntas. No caso de ser  viúvos ou de divorciados é preciso também as certidões de óbito do casamento anterior e a certidão de separação respectivamente.

As demais informações quanto ao casamento comunitário irá depender do grupo ou instituição que está organizando. Cada cidade e cada instituição pode mudar a lista de documentos, valores e outros requisitos e modo de funcionar. Uma característica que pode variar entre lugares é a contratação de fotógrafos ou de festas de casamentos por exemplo. Para todos os detalhes da cerimônia basta entrar em contato com a instituição que está organizando seja igreja, cartório prefeitura ou outros. Assim você poderá realizar a cerimônia de casamento sem grandes gastos e tornar oficializado a sua união. Além de poder comemorar com amigos e familiares essa união.