Como personalizar (e incrementar) um currículo pronto em Word

Como personalizar (e incrementar) um currículo pronto em Word?

Independente da sua área de atuação, é possível utilizar um currículo pronto em Word para reforçar suas habilidades e competências.

Hoje já existem plataformas de edição de texto como o Docs, do Google Drive, ou mesmo sites geradores de currículo online. Mas ter uma versão do arquivo em Word salva no seu dispositivo é muito importante.

Isto é, assim como o formato de arquivo em PDF, o Word continua sendo uma enorme referência. São milhares de usuários tanto na versão habitual para computador, quanto em dispositivos móveis. 

E não custa nada manter uma versão do currículo em Word pronta para ser enviada em seus arquivos. Quanto mais você se preparar para montar um currículo único e adaptável para cada vaga que se candidatar, maiores são as suas chances de contratação.

Nesse sentido, veja dicas para você editar um currículo pronto de destaque em passos simples. 

Como personalizar um currículo pronto em Word

Quando você já tem um modelo de currículo pronto e deseja personalizá-lo em Word, é interessante conhecer maneiras diferentes de editar esse arquivo. 

Afinal, essa não é uma tarefa difícil. Mas também não é somente “copiar e colar” o currículo pronto em Word, uma vez que a forma como você personaliza o arquivo será o diferencial. 

Por isso, ao personalizar e incrementar um currículo pronto em Word pense em destacar sua carreira profissional de forma única. 

Para isso, as dicas de como editar e incrementar seu currículo pronto em Word, apresentadas na sequência, são bem úteis!

Incremente seu currículo da maneira correta

Uma dica fundamental para destacar seu currículo entre os diversos modelos que são utilizados pelos outros candidatos, é incrementar detalhes pontuais no seu arquivo. 

Isto é, existem certas especificidades do currículo que podem ser maximizadas para criar um modelo moderno e criativo. 

Por outro lado, também existem hábitos que não devem ser reproduzidos em vagas para trabalhos no Brasil. Um exemplo bem comum é o uso de uma foto pessoal no cabeçalho do currículo. 

Ainda que seja habitual perceber essa característica em currículos enviados para fora do Brasil, a prática não é muito bem-vista pelos recrutadores. Na grande maioria das profissões, essa é uma informação desnecessária. 

Se você quer aprimorar seu currículo, a melhor forma é investir em técnicas de design sem muitos enfeites ou ornamentos. Quanto mais direto e objetivo for a estrutura das informações, melhor será a leitura do seu currículo. 

O ideal é apostar em cores e estilos textuais que traduzam essa característica. Por exemplo, pode-se utilizar uma borda do lado esquerdo da página para destacar suas habilidades (como o domínio de um idioma estrangeiro), com o modelo misto de cronologia.

Altere as configurações de layout

Antes de começar a personalizar seu currículo pronto em Word, é preciso que você faça algumas configurações básicas no editor de textos. 

Uma dessas alterações envolve o layout da página. Se você ainda não sabe o que essa configuração quer dizer, é bem simples: ela está relacionada com a estrutura das páginas. 

Ou seja, pode-se caracterizar a estrutura da página de diferentes maneiras. Por exemplo, o usuário pode alterar a margem, orientação (paisagem ou retrato), tamanho, colunas e muito mais. 

Para a personalização do currículo, recomendamos que você altere as configurações da margem para a opção “estreita”. Essa alteração irá deixar as bordas da página mais comprimidas e no modelo padrão ideal.

Mais uma dica é ativar a linha de grade, disponível na aba “Exibir” para ajudar a manter seus dados ainda mais alinhados.

Preencha seus dados

Com a estrutura da página já pronta para editar seu currículo pronto em Word, o próximo passo é inserir seus dados nas seções indicadas. 

É importante que você tenha cuidado para não perder a estrutura inicial do modelo ao inserir seus dados pessoais e profissionais. Ainda que seja possível ajustar a organização do arquivo, priorize manter a configuração do currículo pronto em Word. 

Na hora de aprimorar seu currículo, você pode mudar a cor, a fonte e o estilo nos títulos ou subtítulos do arquivo. 

Para isso, você pode clicar na seção de “Página inicial” do Word para personalizar o estilo de texto já estabelecido no modelo pronto. Em seguida, clique com o botão direito no estilo escolhido e em “modificar” para alterar as características de acordo com a sua preferência. 

Caso esteja usando a linha de grade, lembre-se de desativar essa função se quiser visualizar o resultado da página completa em branco.

Tenha um currículo de destaque

Não é novidade que a cada ano tem se tornado mais difícil receber uma resposta positiva dos recrutadores ao se candidatar para uma vaga. Entretanto, você pode se preparar ao máximo para obter bons resultados tendo um bom currículo pronto em Word. 

Ainda que outros concorrentes utilizem um modelo parecido, você pode incrementar seu currículo ao adicionar detalhes que realçam suas habilidades profissionais. 

Assim, ao personalizar um currículo pronto em Word de destaque, você pode estar mais próximo da vaga dos seus sonhos!