Guitarra Fender

Guitarra Fender: É uma boa guitarra? Vale a pena?

Hoje, com ajuda do AprenderGuitarra, falaremos tudo que você precisa saber sobre as Guitarras Fender.

Então, se você está querendo comprar uma guitarra dessa marca, confira agora as nossas dicas:

Fender é uma marca boa de guitarra?

A Fender é amplamente reconhecida como uma marca de guitarra de alta qualidade e prestígio. Fundada em 1946 por Leo Fender, a empresa tem uma longa história de fabricação de instrumentos icônicos que se tornaram fundamentais na música moderna.

As guitarras Fender são conhecidas por seu artesanato excepcional, design inovador e som distintivo.

O modelo Stratocaster, lançado nos anos 1950, é um dos instrumentos mais emblemáticos da Fender.

Com seu corpo contornado, três captadores single-coil e ponte sincronizada, a Stratocaster tornou-se uma escolha popular entre músicos de todos os gêneros.

Além disso, a Telecaster, outra criação da Fender, é reverenciada por seu timbre brilhante e versatilidade, sendo apreciada por músicos de country a rock.

A Fender também é conhecida por sua dedicação à inovação.

Ao longo dos anos, introduziu diversas séries e modelos, como a American Professional, que oferece atualizações contemporâneas para os músicos modernos.

A empresa utiliza materiais de alta qualidade e técnicas de fabricação precisas para garantir a consistência e a excelência em cada instrumento.

A influência da Fender na música é inegável, com artistas lendários como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Stevie Ray Vaughan escolhendo suas guitarras.

Além disso, a marca continua a colaborar com músicos contemporâneos, garantindo que sua relevância perdure.

Embora as preferências individuais possam variar, a reputação da Fender como uma marca de guitarra de alta qualidade e confiabilidade é amplamente aceita na comunidade musical.

A escolha de uma guitarra Fender muitas vezes reflete o desejo de possuir um instrumento que não apenas entrega um som excepcional, mas também é um símbolo de tradição e inovação na música.

Principais Modelos de Guitarra

Existem diversos modelos de guitarra que se destacam no cenário musical, cada um com características distintas que atendem a diferentes estilos e preferências dos músicos. 

A Fender Stratocaster é icônica, conhecida por seu corpo contornado, três captadores e alavanca de tremolo, oferecendo versatilidade sonora. 

A Telecaster, também da Fender, é apreciada por seu design simples e som brilhante.

A Gibson Les Paul é outra gigante, famosa por seu corpo sólido, captadores Humbucker e sustain poderoso, sendo popular no rock e no blues. 

A Gibson SG é conhecida por seu corpo mais fino e acesso fácil aos trastes superiores, ideal para músicos que buscam agilidade no palco.

Modelos da Ibanez, como a RG e a S, são aclamados no cenário do metal, oferecendo braços rápidos e design arrojado. 

As guitarras semi-ocas, como a Gibson ES-335, são ideais para jazz e blues, proporcionando um timbre rico e ressonante.

Esses modelos representam apenas uma pequena amostra da diversidade disponível, mostrando como as guitarras são adaptáveis a uma ampla gama de estilos musicais, permitindo que os músicos encontrem a guitarra perfeita para expressar sua arte.

Quanto custa uma guitarra Fender?

O preço de uma guitarra Fender pode variar significativamente, dependendo do modelo específico, da série, do país de compra e das condições do mercado. 

No geral, as guitarras Fender abrangem uma ampla faixa de preços para atender às diferentes necessidades e orçamentos dos músicos.

As linhas mais acessíveis, como a Squier by Fender, oferecem opções para iniciantes e têm preços geralmente mais baixos. As guitarras da linha Fender Player Series também são acessíveis em comparação com modelos de séries superiores.

Já as séries de alto padrão, como American Professional, American Original e Custom Shop, tendem a ser mais caras, com preços que podem variar de milhares a vários milhares de dólares, dependendo das especificações e características exclusivas de cada modelo.

Mas, para termos uma base, podemos considerar que o preço vai de R$2.000 a mais de R$10.000 – a depender do modelo escolhido.