O mito do amor romântico pode acabar com uma relação

O mito do amor romântico pode acabar com uma relação

O amor é uma linguagem universal que vem sendo investigada ao longo da história humana. Seu significado tem sido estudado por vários campos do conhecimento, desde a sociologia, antropologia, psicologia e até mesmo astrologia.

Mas o que acontece é que este sentimento às vezes se torna o eixo central da vida de muitas mulheres e a busca por ele acaba sendo, para elas, um indicador de sucesso na vida.

Portanto, Skokka considera relevante analisar esta distorção emocional coletiva, que acaba prejudicando sem que se dêem conta disso. E com a ajuda das  acompanhantes florianopolis, Skokka se aprofundará no assunto.

O mito do amor romântico

Buscar a metade da laranja, o príncipe encantado, aquela pessoa que transformará milagrosamente toda a vida, que ao segurar pela mão nada mais importa. Soa familiar, não é?

E o fato é que quase todo conteúdo com o qual as pessoas entram em contato: sejam filmes, canções, poemas, propagandas, videoclipes ou arte, reforça o tema do amor romântico. Chocolates, brinquedos fofinhos, flores, uma visita à Torre Eiffel, são elementos que lhes dão uma carga romântica e, portanto, aumentam em muitos casos a criação de um amor fictício e aspiracional. 

Muitas mulheres – mesmo através de suas famílias – foram formadas por esta noção de amor fantasioso, e é por isso que profissionais do sexo e do relacionamento, como experientes independentes acompanhantes em Brasil, enfatizam que é muito importante saber o que acontece quando estas expectativas não são cumpridas.

Desdobramento negativo do amor romântico

Idealização

A primeira e talvez a mais previsível consequência negativa do amor romântico é a idealização. A ideia de um parceiro perfeito é, em todos os casos, extremamente prejudicial. 

Se a pessoa está em um relacionamento, poderá começar a comparar seu parceiro com o de seus amigos, ou até mesmo com uma figura pública, diminuindo assim as características reais que a pessoa tem como indivíduo. 

No caso de solteiros, pode ser ainda mais complicado, considerando que algumas pessoas podem nunca entrar em um relacionamento, pois sempre consideram o pretendente insuficiente pelos seus critérios.

Busca incessante

Se as pessoas passam a vida ouvindo que têm uma metade da laranja perdida no mundo, e que mais cedo ou mais tarde elas a encontrarão e serão felizes, é claro que isto leva a uma busca sem fim. 

Nunca é saudável iniciar um relacionamento por necessidade, e isso é o que acontece quando as pessoas não se sentem completas até encontrarem seu “parceiro ideal”.

“O amor pode tudo”.

Esta é, sem dúvida, uma das crenças mais prejudiciais para as mulheres quando se trata de relacionamentos. Não, o amor não pode com tudo. 

Ao menor sinal de desrespeito, agressão, incompatibilidade, trapaça ou o que quer que seja, não é responsabilidade da mulher corrigi-la em nome do amor. Ao mais pequeno sinal de desconforto, vá embora.

Um psicólogo especialista desmascara 10 mitos sobre relacionamentos que podem estar atrapalhando sua vida amorosa. De acordo com Fred, nossa cultura fomenta o mito do relacionamento amoroso como se fosse mágico, tornando-nos ingênuos e imaginando que o relacionamento funciona por destino.

“O casamento é para toda a vida”.

Seguindo o ponto anterior, este é outro mito que a sociedade impõe. E vem de tempos antigos, onde os casamentos deveriam durar uma vida inteira. 

Mas o que deve ser levado em conta é que as mulheres foram silenciadas, educadas para serem tolerantes e para agradar a seus maridos a qualquer custo. Talvez seja por isso que os matrimônios tenham durado mais tempo. Mas a questão é: a que preço?

Obsessão e propriedade

Em uma sociedade que muitas vezes reflete o ciúme como prova de amor, isto traz questões de obsessão para a mesa. Um tema que está bem ilustrado em uma das últimas estreias da Netflix que se tornou rapidamente uma tendência e um tema de debate nas redes: YOU.

Na série, o personagem principal Joe conhece Beck, uma garota perfeita aos seus olhos. Ele fica obcecado por ela e faz tudo o que pode para conquistá-la. Segundo ele, ele “a protegerá” e “lhe dará tudo o que ela precisa”. Porque ele se percebe como tudo o que ela precisa. YOU é um bom pontapé para rever um conceito que para alguns já deveria estar ultrapassado, mas para outros ainda é válido: a romantização do ciúme.

A norma é entendida como tudo o que é considerado apropriado e que atende às expectativas dos outros. A sociedade sempre criou regras e rótulos de conceitos éticos, morais e comportamentais. Muitos deles, de fato, apresentam à humanidade a melhor maneira de se relacionarem uns com os outros como indivíduos dentro de um coletivo. Mas outros, ao contrário, ditam a maneira de viver, fecham e aprisionam a liberdade de pensamento e a maneira de lidar com a vida para muitas pessoas.

Mas assumindo que cada pessoa é diferente e única, as fórmulas realmente se aplicam igualmente?

Os atos de amor são tão diversos quanto as pessoas. E desmascarar o mito do amor romântico pode tornar as relações mais saudáveis e mais felizes. Se o que se procura é puro prazer, seria suficiente contatar uma das acompanhantes BH, não sendo necessário passar por todos estes tipos de situações para encontrar esse ideal que é o amor.

Recomendamos a leitura do artigo relacionado, “O preço do desejo: a vida real das acompanhantes“, do site “No Amazonas é Assim”, que aborda a complexidade e a realidade do trabalho das profissionais do sexo, destacando a importância de entender e respeitar as diferentes perspectivas que envolvem essa profissão. O texto ressalta a necessidade de se questionar estigmas e preconceitos, promovendo um diálogo mais inclusivo e respeitoso. Destaca a rotina diária desses profissionais, que inclui não só o trabalho em si, mas também o cuidado com a imagem, a flexibilidade de horários e o autocuidado. O artigo também menciona o papel de plataformas como o Skokka Brasil na promoção da visibilidade, normalização e defesa dos direitos dos profissionais do sexo, além de abordar a importância da educação e da conscientização sobre a sexualidade. Por fim, aborda a questão da fraude e da extorsão, oferecendo dicas de segurança on-line.