Diferenças entre sítios e chácaras

Diferenças entre sítios e chácaras: qual é?

Se você chegou até esse artigo deve está em busca de algumas respostas porque precisa investir em um sítio ou em uma chácara. Apenas das pessoas não notarem, eles não são iguais e você pode se surpreender com as diferenças entre eles. 

A primeira diferença que você deve notar é que cada um possui tamanho diferente. Diante disso, serviços e reparos diferentes acabam se enquadrando dentro dessas medidas. Mas não é apenas isso que conta, principalmente se busca fazer um investimento em algum.

Sendo assim, resolvemos fazer esse artigo para você que deseja escolher da maneira correta, que tenha relação com aquilo que busca. Dessa forma terá a possibilidade de fazer a escolha que se adeque ao seu desejo. 

Se precisar de ajuda especializada para encontrar o sítio ou chácara que melhor se adapte a sua necessidade não deixe de consultar a imobiliária

Continue lendo para saber mais.

Onde está a diferença entre um sítio e uma chácara?

Como dito, o principal ponto para considerar é o tamanho da área. O espaço do imóvel dirá se o local é um sítio ou uma chácara. 

No entanto, a classificação vai um pouco além, já que diferentes estados e até mesmo cidades podem utilizar outros medidores para caracterizar e rotular uma chácara ou sítio.

Isso é algo que acontece em muitos locais no Brasil, a região Sul é um exemplo disso. Na região Norte existe um critério melhor estabelecido. 

Dessa forma, seja um sítio ou uma chácara, você deverá visitar o imóvel para saber se ele possui tudo que deseja. Mas não se engane, os dois itens apresentados aqui não são iguais!

Vamos, agora, mostrar a classificação mais conhecida para cada um deles.

Uma chácara é…

Um local com medidas mínimas e máximas já estabelecidas. Isso acontece com base na unidade de medidas de cada região. 

Porém, é importante que o local tenha, no mínimo, dois hectares de terra, o que representa 20 mil metros quadrados.

Essa é a medida mínima para ser rotulada como chácara, já a máxima é de 2,42 hectares. É também muito utilizado a unidade de medidas alqueires. Nesse caso, 2,42=5 alqueires. 

Dessa forma, você já tem uma noção do espaço que encontrará em uma chácara, mas existem outros critérios que podem ser utilizados para caracterizar o local. 

Fique atento a esses fatores para garantir o máximo de exatidão para aquilo que busca.

Não importa se é um sítio, uma chácara, uma fazenda ou qualquer outro tipo de investimento. Você deve observar bem se o local corresponde a sua expectativa, como você chama é outra história. 

No entanto, tenha em mente as dimensões referentes a cada um dos locais.

Sobre o sítio

E aí, um sítio é maior ou menor que uma chácara? Bem, se você disse maior, está certo. O sítio, na maioria das regiões, é considerado o primeiro ponto após a chácara. 

A medida mínima dele é de 5 alqueires (aqueles nossos 2,42 hectares que é o máximo da chácara).

Já a medida máxima é de 40 alqueires. Ou seja, um sítio pode ser mais de 8 vezes maior que uma chácara! Qualquer propriedade rural que esteja dentro dessa medição pode ser considerada um sítio. 

Caso sua ideia seja fazer um investimento, considere o tamanho do local e pense que quanto maior, mais investimentos será preciso. 

É um pouco complicado falar desses pontos sem considerar o valor gasto em cada uma das propriedades, não é? Vamos ver mais sobre isso a seguir.

Preço de sítio e preço de chácara

Bem, como dito, os preços podem variar bastante, seja pela natureza do local, como também por conta da região. O que é sítio e o que é chácara pode mudar de localidade para localidade.

A melhor maneira de descobrir o preço é com base naquilo que precisa. Existem chácaras que podem custar R$ 500.000,00 e outras que ultrapassam 1 milhão de reais com facilidade. É claro, as mais caras exigem menos investimentos.

Vale lembrar, entretanto, que os preços nem sempre refletem a qualidade do local. Esteja sempre em busca do melhor custo-benefício. Além disso, seja uma chácara ou um sítio, a localização também irá pesar no preço!

Bônus: o que é uma fazenda?

Falamos de sítios, falamos de chácaras, mas esses dois não são os únicos. Uma fazenda é ainda maior que um sítio. Na verdade, qualquer propriedade que possui mais de 40 alqueires de terra é considerada uma fazenda. 

Pode ser milhares de alqueires e ainda será uma fazenda. É possível criar gados e fazer grandes plantações. O preço, é claro, é ainda maior!

Concluindo

Bem, com tudo visto aqui você já tem uma noção da diferença. No entanto, procure saber mais sobre esses locais na sua região. 

Isso porque até mesmo as unidades médias podem ser diferentes, cada estado adota a sua preferida.

Existem, por exemplo, o Alqueire Mineiro, o Alqueire Paulista, o Mineiro e por aí vai. Busque entender melhor essas medidas!

Entendeu a diferença? Espero que sim, até a próxima!