Black Hat SEO

Black Hat SEO: vale a pena fazer?

Black Hat SEO são práticas utilizadas para enganar os mecanismos de busca e conseguir melhor posicionamento neles. Parece inofensivo, mas não é e essas práticas geram punições àqueles que as cometem. Portanto, continue acompanhando este artigo para entender quais são essas punições e porque elas acontecem.

Entenda por que as práticas não são permitidas

Quando os mecanismos de busca, como o Google, definem parâmetros de SEO a serem seguidos, é visando entregar ao usuário aquilo que ele procura. Portanto, se um site ganha muitas visitas e esse número só aumenta, é porque ele está conseguindo oferecer aos seus visitantes informações de qualidade, ou entregar aquilo que eles procuram.

Assim, quando esse mecanismo é driblado, significa que as pessoas estão sendo direcionadas para algo que não é do interesse delas. E por isso, essas práticas não são permitidas, além de gerarem punição.

Continue acompanhando este artigo para saber quais são as punições aplicadas pelos mecanismos de busca para quem pratica Black Hat SEO.

Punições aplicadas para o Black Hat SEO

Muitas são as formas que os mecanismos de busca encontram para punir quem faz práticas agressivas de SEO. Uma delas é a perda de posição que a página sofre.

A depender de como a técnica desonesta foi aplicada, um site pode cair de 30 a 950 posições no Google. Quando isso acontece, há perda financeira grande para quem sobrevive com o site, como os blogs.

Além disso, a maior parte das pessoas (e falamos de números expressivos) apenas abre o que está na primeira página dos mecanismos de busca. Por isso, ao cair, mesmo que sejam 30 posições, a visibilidade do site fica bastante prejudicada.

Entretanto, há uma punição ainda pior: o banimento da página. Quando ele acontece, significa que a página não aparecerá, de forma nenhuma, no Google, mesmo que alguém procure diretamente por ela.

Portanto, conclui-se que praticar o Black Hat SEO é prejudicial aos negócios a médio e longo prazo, ainda que possa surtir números em um primeiro momento. E os prejuízos podem chegar a ser irreversíveis.

Como crescer sem técnicas desonestas

Dá trabalho e exige conhecimento, mas é possível crescer sua página sem precisar recorrer a técnicas para driblar mecanismos de busca. Para isso, basta estudar SEO e legibilidade do texto, conhecer a fundo o seu público-alvo produzir conteúdo tendo como base isso que foi aprendido. Na dúvida, é contratar profissionais, como a Pilar Marketing que saibam o que estão fazendo é sempre a melhor solução.