redator web

Redator web: Como se tornar um redator para a internet?

Há duas maneiras de ser um redator web: trabalhando em uma agência ou como redator freelancer.

A primeira opção é um pouco mais concorrida e tem algumas desvantagens. Primeiro que você precisará de um diploma em Publicidade e Propaganda ou áreas correlatas. Esse é o mínimo exigido pelas agências.

Em segundo lugar, você precisará de um tempo específico de experiência como redator web, que pode variar entre 1 a 3 anos, ou até mais. Além disso, será exigido de você experiência e conhecimento em vários tipos de produções textuais.

Uma agência poderá exigir a mesma qualidade e conhecimento de textos para tráfego pago e tráfego orgânico, por exemplo. Ou seja, você terá que escrever anúncios e também artigos otimizados com SEO.

Por isso, ser um redator web de uma agência exigirá mais de você do que ser um redator freelancer.

Para ser um redator freelancer, não é necessário uma graduação na área. Para começar sua jornada profissional, o único requisito é escrever bem. Portanto, se você escreve bem e com fluidez, você poderá ser um redator freelancer.

Uma graduação na área de Publicidade e Propaganda e experiência com redação podem potencializar seu portfólio como freelancer, mas não é só isso que os clientes estão buscando.

Confira algumas dicas para ser um redator web freelancer.

1.  Faça o planejamento de sua transição de carreira

Você pode estar desempregado ou trabalhar em outra área profissional. No entanto, ser um redator freelancer pode ser sua chance de ser seu próprio chefe, trabalhar em casa, ter horários mais flexíveis e ainda ganhar mais.

Primeiro, é necessário que você faça o planejamento de sua transição de carreira. Isso inclui ter um local de trabalho em sua casa. Pode ser um cômodo não utilizado ou um canto de um quarto.

Você precisará de um computador ou notebook e uma conexão estável com a internet. Não esqueça de ter meios de comunicação para falar com os clientes, como o WhatsApp, o WhatsApp Business e meios de comunicação para fazer reuniões, como o Microsoft Teams ou o Google Meet.

Tenha um local de trabalho com iluminação boa, sem interrupções ou distrações ou muito barulho. Você pode investir em uma mesa de computador e uma cadeira confortável também.

Outro passo importante para sua transição de carreira é poupar um pouco de dinheiro. Isso porque você não terá tanta rapidez, prática ou conhecimento para produzir o suficiente para ganhar bem no começo. Isso é comum.

Com o tempo, você poderá aumentar a precificação de seus serviços e produzir mais. Isso significa garantir uma renda mensal mais vantajosa. Você poderá ganhar até mais do que em uma agência.

2.  Faça cursos na área de redator web

Um passo muito importante para ser um redator web de credibilidade, eficiência e qualidade é ter conhecimento sobre sua produção textual. Isso porque não basta escrever bem. Para ser um redator freelancer, você terá que aprender algumas técnicas.

Portanto, o ideal é escolher entre dois tipos de textos para oferecer aos clientes no início. Podem ser roteiros para VSL e roteiros para Youtube, por exemplo. Atualmente, há muita demanda para roteiros.

Portanto, busque cursos gratuitos para aprender as técnicas de cada tipo de texto. Um roteiro VSL, por exemplo, precisa ter uma escrita mais persuasiva. Já um roteiro para Youtube precisa de técnicas como instigar a curiosidade dos inscritos.

Para não se sobrecarregar nem entregar conteúdo mediano para seus clientes, o ideal é aprender apenas dois tipos de textos para web no começo. Ao longo de sua carreira, você poderá aprender como escrever outros tipos de textos. Isso irá aumentar suas possibilidades e garantir mais renda no final do mês.

3.  Pratique frequentemente

Antes de oferecer serviços para os clientes online, é preciso praticar bem. Depois de fazer os cursos escolhidos, escreva por algum tempo. Você poderá usar esses textos em seu portfólio, portanto, nenhum trabalho será perdido.

O ideal é escrever de 500 a 1000 palavras por vez, dependendo do seu tempo livre. Escreva sobre temas que você tenha um conhecimento mais aprofundado.

Faça um cronograma de pelo menos 1 mês para praticar sua escrita com as técnicas aprendidas nos cursos. Isso trará mais agilidade ao aplicar as técnicas, digitar, estruturar bem o texto e até pesquisar dados.

4.  Use um Programa Parafraseador

Uma paráfrase é uma reformulação de um texto para transmitir o mesmo significado que o original. Isso pode ser feito por vários motivos, como simplificar o texto ou entendê-lo melhor. A paráfrase também pode ser usada para criar novas versões de um texto mais acessíveis a diferentes públicos, além de ser muito útil para evitar o plágio técnico (detecção de cópia de texto por mecanismos de buscas ou programas verificador de plágio).

Há muitas maneiras diferentes de parafrasear algo. A parte mais importante da paráfrase é garantir que o significado do texto ou fala original não seja alterado. Também é importante usar suas próprias palavras e não apenas copiar as palavras do texto original.

Se você tiver dificuldade em reescrever um texto, poderá usar um programa de parafrasear texto. Um parafraseador poderá te ajudar a parafrasear mais rápido, principalmente se você tiver muita dificuldade nessa tarefa.

Um programa de reescrita assim é muito útil também quando o escritor está tendo um bloqueio criativo, onde começa escrever mas trava, não consegue sair do lugar.

Principalmente no começo de seu trabalho como redator web, pode ser bem interessante você usar um programa assim para te ajudar a conseguir escrever mais corretamente e conseguir pensar como parafrasear os textos que usar como base de suas pesquisas.

Atenção: é importante você saber que parafrasear um texto para evitar o plágio técnico não retira a culpa do plágio. O plágio, além de ser antiético, é considerado crime, passível de punição, se for pego. Portanto, é necessário ter permissão para parafrasear os textos, ou citá-los como fonte de pesquisa do seu trabalho, desde que não parafraseado na íntegra, pois isso também pode ser considerado como plágio.