Algodão orgânico

Algodão orgânico: o que é e quais os seus benefícios?

O algodão orgânico é muito utilizado para a produção de camisetas masculinas, produzido com materiais da agricultura orgânica que tem mais benefícios do que os convencionais, pois ele não faz o uso de agrotóxicos e pesticidas na sua produção. Logo, garante que os danos ao meio ambiente e ao ser humano sejam reduzidos.

Além disso, nos dias de hoje existem diversas críticas à agricultura tradicional. Sua produção, muitas vezes é realizada de forma prejudicial à saúde e ao meio ambiente, causando prejuízos de diversas outras formas, seja com o uso de agrotóxicos na plantação do algodão ou o excesso de água no tingimento.

Então, é importante a conscientização para o uso de roupas com materiais mais orgânicos. Confira a seguir o que é o algodão orgânico, quais as vantagens da troca do tradicional pelo sustentável e outros pontos que serão abordados no artigo de hoje!

O que é?

Primeiramente, é importante saber que as lavouras de algodão convencional costumam ser muito agressivas tanto para o meio ambiente e animais envolvidos na produção, como também para os agricultores. Pois, nesse negócio são usados agrotóxicos fortes e prejudiciais para a saúde.

Por não se tratar de um produto que será usado para a alimentação, muitas pessoas ainda acham não haver problemas no uso desses pesticidas. Mas, todos os anos, diversos agricultores de algodão convencional adoecem por contato com substâncias fortes ou tóxicas.

Logo, o incentivo para a produção e consumo de tecidos orgânicos é uma forma de diminuir o grande impacto ambiental. Pois, de acordo com dados de uma pesquisa realizada entre os países pioneiros no cultivo de algodão orgânico, quando comparado com o algodão convencional, o orgânico apresenta menor consumo de água, emissão de gases e demanda de energia em sua produção.

Principais vantagens

De antemão, o consumo de tecidos orgânicos ajuda a cuidar da saúde do solo através do uso do sistema de rotação de culturas. Ou seja, há um revesamento do solo na plantação de uma espécie para  outra, para que os nutrientes não se acabem, o que acaba excluindo a necessidade de agrotóxicos. Além disso, nesses casos também é usado uma menor quantidade de água para o seu cultivo.

Também não são usados pesticidas, visto que os insetos são eliminados com o uso de outras espécies predadoras que não consumam o algodão ou com algum outro tipo de plantação próxima para atrair as pragas, fazendo com que todo o processo aconteça de forma natural.

Por se tratar de uma agricultura mais natural, também é preciso mais gente envolvida na produção do algodão orgânico, gerando assim mais empregos. E ainda, o modelo tem um vínculo mais respeitoso entre os funcionários que participam dos cuidados do produto, quando comparado com o algodão convencional, que ainda usa a mão de obra semi-escrava em diversos lugares do mundo.

Produção de algodão orgânico no Brasil

O desenvolvimento do algodão orgânico no Brasil ainda é pouco, mas nos últimos anos vem ganhando espaço no mercado. Logo, como em qualquer outro tipo de plantio sustentável, ele traz diversas vantagens econômicas, ambientais e éticas para todos os envolvidos na produção e consumo.

É evidente que na América do Sul a agricultura orgânica costuma ser um negócio familiar e o Brasil possui essa característica. A região brasileira mais propícia para a plantação do algodão é o semiárido e a cidade com maior destaque em seu desenvolvimento é Campina Grande, na Paraíba.

Consumo consciente

Hoje já existem diversas indústrias têxteis que alteraram a produção das suas camisetas masculinas e passaram a usar matérias-primas ecologicamente corretas para reduzir os impactos ambientais. No meio da moda, muitas empresas já passaram a usar materiais sustentáveis em suas peças.

As empresas precisam buscar um caminho sustentável, não apenas na produção de roupas masculinas, com o algodão orgânico, mas também usando outros meios que rejeitem o uso de substâncias químicas para outras etapas de produção da roupa.

O algodão convencional passa por processos de tecelagem, lavagem das fibras, tingimento e a introdução dos resíduos sólidos que caso não sejam feitos corretamente, trazem diversos prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Além disso, durante a lavagem da roupa, muitas dessas substâncias são ativadas e liberadas para o contato com a sua pele, que pode absorver essas toxinas.

Logo, uma boa opção para cuidar de você e da sua família é usar roupas com tecidos orgânicos e livres de toxinas, que não vão causar alergia à sua pele. Por ser um tecido hipoalergênico, é indicado para vestir bebês, pois eles possuem a pele mais sensível.

Conclusão

Por fim, destacamos que os tecidos orgânicos usam apenas os corantes do tipo natural para colorir as suas peças. Sendo esses pigmentos extraídos de casca de árvore, folhas e raízes, por exemplo. Além disso, nesses casos o desperdício e poluição de água para a produção dessas peças é muito menor, pois a água usada é reaproveitada e tratada para ser utilizada novamente.

Se você se interessou por peças produzidas com algodão orgânico, confira o nosso site e conheça as melhores peças sustentáveis para você usar no dia a dia!