A importância do SDR na sua empresa

A importância do SDR na sua empresa

A importância do SDR da sua empresa: Sales Development Representative

A importância do SDR se observa no primeiro contato da sua empresa com o seu lead, que necessita ser de forma branda e gerar uma conexão a fim de construir um relacionamento. Quando se trata de negócios de uma empresa, existem algumas estratégias a serem implementadas para melhorar os resultados de conversão, atração de clientes e posicionamento no mercado.

Para que tudo ocorra da maneira esperada, a equipe deve estar bem treinada e cada indivíduo precisa estar pronto para executar sua função. O Sales Development Representative é fundamental para escalar o lucro de cada projeto. Confira agora a importância do SDR!

O que é o SDR?

Conhecido como Sales Development Representative, o SDR atua como um representante especializado no desenvolvimento de vendas.

Sua função é ter o primeiro contato com leads interessados no produto ou serviço que a empresa oferece. A partir desse momento, ele analisa se esse lead está com as expectativas corretas sobre o que a empresa oferece, e se é um cliente se encaixa no perfil de possível comprador.

Diferentes de outras técnicas de marketing, os SDR não contactam pessoas que não estão engajadas com a empresa. Elas podem chegar através de um anúncio, entrar para lista de e-mail após baixar um e-book e continuam a receber e-mails adicionais.

A comunicação através dos e-mails precisa ser ajustada de acordo com o nível de informação do lead. Os recém-chegados e leigos podem receber e-mails mais simples e repletos de conteúdo. Já os leads mais informados e decididos, estão prontos para receber uma oferta com uma carta de pedido de orçamento, por exemplo.

Não economize esforços para apurar os motivos pelo qual não adquiriu o que você ofereceu. Use as respostas como artifícios poderosos para explicar os benefícios ao realizar a compra e quais problemas o seu lead irá eliminar da vida dele.

Qual a importância do SDR em qualquer empresa de vendas?

Existem leads frios que não sabem do problema, leads mornos que sabem do problema e quer resolver, e existem os leads quente que já passaram por todo o processo de reconhecimento do problema, descobriram a forma de solução da empresa e desejam adquiri-la.

A importância do SDR é facilitar o caminho das vendas por filtrar os leads quentes. Ou seja, os mais propensos a fechar negócio.

Essa é a real importância do SDR, ele coleta informações prestigiadas que fazem a diferença na argumentação de venda.

Se você quer melhorar o desempenho financeiro de sua empresa, o ideal é contratar ou capacitar um funcionário para essa função. É um profissional que permite que os vendedores se preocupem em apenas pegar o feedback, montar argumentos e fazer uma proposta irrecusável.

Captação de novas oportunidades

A criação de anúncios e a elaboração de um funil de vendas estruturado, atraem novas pessoas para as mídias sociais ou site desejado. Qualquer um pode clicar e consumir o conteúdo exposto, mas o SDR que deve monitorar e indicar os leads que valem a pena contatar.

Esse funil de vendas é separado em topo, meio e fundo. O topo visa atrair mais tráfego para o lugar estratégico, landing page, por exemplo. O tráfego pode ser pago (anúncios), onde é preciso investir em anúncios, ou orgânico, que pode vir de redes sociais e SEO. No meio de funil ensina e prepara os indivíduos com conteúdos educativos para o próximo passo.

O fundo de funil já filtrou quem permaneceu interessado pelos assuntos e está pronto para receber a oferta e decidido a comprar.

Aliás, é melhor conversar com uma pessoa que já se interessou ao invés de uma que não sabe sobre o assunto.

Observar os passos da concorrência permite ter novas ideais, comparar a qualidade e conquistar a atenção dos clientes dessa empresa. Tenha uma lista dos principais negócios que oferecem algo parecido ou até idêntico ao seu, a partir disso, compare as diferenças e semelhanças entres às duas.

É certo que encontrará muitas semelhanças e verá oportunidade de atrair o público da concorrência, isso agitará seu cérebro para ter ideias de inovação a ponto de atribuir um benefício singular para se destacar.

Redução de cancelamento de serviços

Serviços de recorrência garantem uma perspectiva de lucro mensal, e quando a taxa de cancelamento ultrapassa a taxa de contratação, começa o sentimento de aflição.

Nessa hora, o SDR pode atuar na redução de cancelamento de serviços. Ele que estuda o lead e averígua se ele se encaixa no perfil de pessoa com potencial para manter-se cliente por um bom tempo, e até mesmo fechar futuros negócios.

Entrega de leads qualificados aos vendedores

Depois de minuciar tudo o que o lead precisa, quais são suas necessidades, problemas e expectativas, o próximo passo é repassar para os closers se o lead se encaixar em todos os requisitos de cliente ideal.

Na hora que o primeiro contato do SDR teve sucesso, ocorre o encaminhamento da pessoa para os closers, responsáveis por finalizar a venda. Muitos confundem a função entre SDR e closers, enquanto os Sales Development Representative prospectam e aquecem o lead. Os closers argumentam as informações cedidas pela própria pessoa para persuadir a adquirir.

Análise na prospecção de perfil do cliente ideal

Todo negócio de sucesso conhece o seu público e os clientes ideais que desejam atingir. Por esse motivo, definem um nicho específico para atuar e desenvolvem outras estratégias em cima dessas informações.

Se sua empresa que oferece produtos alimentícios derivados do leite, você não irá oferecer para pessoas com intolerância a lactose, certo? Pois, seria incoerente. Esse foi apenas um exemplo, mas o seu cliente ideal deve ser o que necessita, se identifica e consome o seu produto ou serviço. Com o nicho definido, a empresa já sabe os problemas que elas podem resolver e recebem um certo padrão de clientes para qualificar.

Os problemas em comum do seu público precisam estar bem específicos para não perder tempo e dinheiro com as pessoas erradas.