O que é outsourcing de TI

O que é outsourcing de TI? E por que isso é importante?

O mercado de terceirização de TI deverá valer quase US $400 bilhões até 2025, de acordo com pesquisas da área. 

Mas quais são as razões por trás da poderosa ascensão do centro de desenvolvimento de software remoto, e é tão benéfico realocar processos de negócios em TI para empresas terceirizadas?

De fato, 70% das empresas pesquisadas que optaram por empregar equipes de desenvolvimento terceirizadas consideram a redução de custos como a raiz de sua decisão. 

Flexibilidade de 40% e velocidade de lançamento no mercado de 20% também são consideradas significativas, pois completam o top 3. E depois há agilidade e acesso a ferramentas e processos não muito abaixo do gráfico.  

 O que é outsourcing de TI e qual a sua importância?

O outsourcing de TI é um processo de terceirização dos serviços de TI internos de sua empresa, para uma empresa especializada terceirizada, contribuindo para grande economia e manutenção em suas soluções do departamento.

As estatísticas não mentem, e vários fatores motivam as empresas de TI a buscar soluções de terceiros em sua busca pela transformação digital e permanecerem relevantes no mundo competitivo e em rápida evolução da tecnologia moderna. Vamos analisar:

Redução de Custos

A área de TI em uma empresa requer integração constante, aumento de pessoal e despesas absurdas com pessoal qualificado, infraestrutura de TI e serviços de RH.

Adicione o aluguel de amplos espaços de escritório, mais impostos e seguro de saúde para funcionários e você terá uma visão completa. 

Os valores e a manutenção são altos, portanto, não é de se admirar que as empresas preferem economizar energia e recursos contratando uma empresa terceirizada em TI e se concentrar em outras áreas do negócio.

Escalabilidade

A escalabilidade é um dos desafios significativos para a maioria das empresas, como qualquer departamento de RH pode confirmar, uma empresa terceirizada em TI, oferece a flexibilidade de seguir diversos tipos de estratégias quando necessário. 

As equipes remotas também ajudam a explorar novos mercados e destinos em potencial, que podem ser um investimento inteligente para a expansão futura do seu negócio principal.  

Custos e riscos compartilhados

Outra grande vantagem competitiva no outsourcing de TI, é que a maioria dos custos operacionais do departamento, incluindo recursos, tecnologia e infraestrutura, também será de responsabilidade dos parceiros externos, aumentando ainda mais suas economias.

Normalmente, eles são pré-calculados e incluídos em seu contrato. Mesmo que lidar com empresas localizadas a milhares de quilômetros de distância possa parecer arriscado, geralmente funciona ao contrário, essa cooperação trará um parceiro de negócios experiente para compartilhar os riscos e responsabilizar-se pelo cumprimento de entregas e KPIs.

Obviamente, deve-se estar sempre alerta para possíveis problemas de segurança, mas o acesso remoto a dados confidenciais pode ser facilmente restrito para que não seja comprometido. 

Rapidez no mercado

Maior velocidade de atuação no mercado é outro fator a favor do outsourcing de TI. Não é incomum ter seu novo produto entregue bem antes dos prazos acordados, o que lhe dá a chance de ter vantagem sobre os concorrentes quando se trata de lançamentos simultâneos de novas funcionalidades ou atualizações. 

Aceleração significa mais tempo para novos serviços e produtos, portanto, um portfólio expandido. E com mais tempo de sobra, a produtividade de sua própria empresa aumentará e seus processos internos de negócios melhorarão drasticamente.  

Flexibilidade

A flexibilidade também é crucial, e uma empresa terceirizada de TI contratada pela sua empresa, dá a você o luxo de escolher o modelo de negócios definitivo, com base em suas prioridades e estratégias e ajustá-lo de acordo com o orçamento e o cronograma que você deseja.