Orientações importantes para montar um aquário com peixes betta

Orientações importantes para montar um aquário com peixes betta

Encontrados em diferentes espécies, os betta são exuberantes e exigem baixa manutenção, porém de forma cuidadosa

O aquarismo é uma atividade que pode ser muito vantajosa, agregando à decoração de ambientes, criando senso de responsabilidade em crianças ou sendo opção para quem quer criar pets em espaços menores. Acima de tudo, conhecer e manter todos os cuidados com os peixes conforme a espécie é essencial para que eles vivam saudáveis.

A criação de peixes em aquários é um hábito bem antigo e, ao longo do tempo, algumas espécies foram se tornando exemplos comuns para aquaristas. Entre elas, está o peixe betta, trazido do continente asiático, principalmente de países como China, Indonésia e Tailândia.

Sua popularidade não é à toa: peixes betta são visualmente chamativos, não exigem técnicas avançadas de criação em cativeiro para serem mantidos e são facilmente encontrados. Por outro lado, a criação desse peixe é rodeada de crenças e, neste artigo, você descobre o que é verdade e como inserir peixes betta no seu aquário de forma adequada.

Três mitos sobre os peixes betta

Assim como o peixe-japonês (o famoso peixe-dourado de aquário), os betta são muito comuns na prática de aquarismo caseiro. É bem provável que você já tenha criado ou conheça alguém que criou um peixe betta em casa ao longo da vida e que tenha ouvido falar nos mitos listados a seguir.

  1. Peixes betta são violentos

Essa é uma das principais fake news em torno dos peixes betta. Eles não são agressivos por natureza, mas podem ter comportamento totalmente inesperado e atacar outros peixes betta machos, se cruzarem o mesmo caminho. Isso acontece porque a espécie é bastante territorialista nesse sentido, mas o ”instinto” não se mostra em outras ocasiões.

  1. Peixes betta não convivem com outras espécies

Mito. Com exceção de outros indivíduos machos, os peixes betta convivem de forma pacífica com fêmeas da mesma espécie ou peixes diferentes. Do mesmo modo que os humanos, o ideal é que o ambiente de convívio tenha espaço suficiente para que todos circulem livremente, interagindo entre si de forma natural.

  1. Não precisam de espaço

Muitos criadores de peixes betta costumam colocá-los em aquários pequenos, conhecidos como ”beteiras”. Embora eles se adaptem a esse tipo de aquário, é errado acreditar que eles não precisam de muito espaço para serem criados. Quanto mais rico for o ambiente para o peixe explorar, melhor será sua qualidade de vida.

Como criar peixes betta de forma saudável

Agora que esclarecemos alguns dos principais mitos em torno da criação dos peixes betta, listamos orientações que fazem a diferença na hora de montar um aquário com exemplares dessa espécie. O aquarismo é uma alternativa relativamente simples de ter pets em casa, mas é importante ressaltar que eles exigem cuidados da mesma forma que outros animais.

Planeje um espaço adequado para instalar o aquário

Além de ocupar espaço físico, a posição do aquário deve ser pensada em função de incidência de luz, proximidade com tomadas e protegido de riscos de cair e quebrar. Se você vai misturar peixes de diferentes espécies em um mesmo aquário, encontre uma ambientação que não prejudique a saúde dos peixes, principalmente dos betta, que podem sofrer com excesso de luz.

Nunca force a interação entre machos da mesma espécie

Como desmistificamos anteriormente, os peixes betta não são agressivos na maioria do tempo. Porém, nunca inclua outro betta macho em um mesmo aquário, pois além de gerar estresse nos animais, eles correm risco de vida. O ideal é fazer a criação de um único exemplar macho por aquário, atentando-se para o comportamento dele com os demais.

Faça higiene do aquário regularmente

Na natureza, os peixes betta têm como habitat brejos e lagoas, com baixa concentração de oxigênio. Em cativeiro, não é preciso fazer uso de bombas de oxigênio, mas fazer a limpeza das superfícies internas do aquário e manter a água em boa qualidade é fundamental para a saúde do pet.

Ofereça alimentação equilibrada

Peixes betta possuem uma alimentação basicamente herbívora, comendo pequenos insetos e restos de animais aquáticos. Alterne entre ração própria para peixes da espécie e alimentos vivos, como vermes sanguíneos. Na criação conjunta com outros peixes, prefira separar as espécies na hora de alimentá-los.

Estimule o ambiente dos peixes

Como qualquer animal, peixes betta podem ficar entediados, principalmente na criação em aquários pequenos. Enriqueça o ambiente com ornamentos, presença de outros peixes e brinquedos, de forma que o betta se sinta estimulado (ele é uma espécie inteligente) e não desenvolva problemas de saúde por conta da monotonia.