Calor e exposição ao sol podem causar doenças fáceis de evitar 

Calor e exposição ao sol podem causar doenças fáceis de evitar 

Consumo de água, uso de roupas frescas e filtro solar são alguns dos cuidados essenciais para evitar desidratação, micoses e insolação no verão 2024.

Com a temporada de verão, grande parte das pessoas já se prepara para ir às praias, clubes ou cachoeiras. Quem é do time que gosta do calor não perde tempo em comprar as novas coleções de sungas e biquínis 2024.

Porém, nem sempre o verão é sinônimo de diversão, férias e descanso. As altas temperaturas também podem causar mal-estar e facilitar o desenvolvimento de certas doenças. 

A cada ano, as ondas de calor estão se tornando mais intensas, com recordes de temperaturas. Além dos desconfortos que o calorão pode trazer, ele também contribui para quadros graves de desidratação, insolação, fraqueza e até desmaios. 

Cuidados simples podem afastar o risco à saúde, como o uso de roupas frescas, beber bastante água, usar protetor solar e ficar em ambientes arejados, se possível. Com cautela, é possível ter tranquilidade para aproveitar os dias de sol. 

Assaduras 

Com o excesso de entrada de calor no corpo, o organismo faz uma tentativa de regular a temperatura através do suor. Normalmente, a umidade fica retida em partes de maior atrito, como as coxas, virilhas e axilas, por exemplo. 

Isso facilita o aparecimento de irritações e assaduras nessas regiões, uma vez que tornam-se ambientes propícios para proliferação de fungos e bactérias. 

Para evitar o surgimento desses problemas, o recomendado é deixar essas áreas ventiladas. Uma dica é o uso de roupas frescas, que não fiquem em contato direto com a pele. Para ir à praia, a preferência é por bermudas largas ou saídas de praia.

Micoses

Locais úmidos e quentes são condições ideais para a proliferação de fungos, responsáveis por causar micoses. Por isso, elas são tão comuns nessa época do ano. Além disso, há práticas que favorecem o surgimento de micoses, como ficar com trajes de banho molhados por um longo período. 

As academias também são locais propícios para a contaminação, devido ao elevado fluxo de pessoas e compartilhamento de equipamentos. 

A prevenção conta com medidas de higiene pessoal, como a limpeza de itens compartilhados e manter a pele sempre limpa e seca. Proteger o corpo com roupas apropriadas, como uma legging, pode ajudar.

Desidratação

Geralmente, o baixo consumo de água, aliado à alta perda de líquidos pelo suor, devido ao calor extremo, contribui para a desidratação do organismo. 

O quadro costuma apresentar os seguintes sintomas: pele e boca seca, dores de cabeça, sede em excesso, fraqueza, sonolência e até mesmo confusão mental. 

Beber água regularmente é um cuidado simples que pode evitar essas consequências. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 2,5 litros de água ao dia, equivalente a um copo de 200 ml por hora.

Otite

As infecções de ouvido são muito comuns no verão, principalmente em crianças. Durante os banhos de piscina ou mesmo na praia, pode ocorrer a entrada de água no canal auditivo, provocando dores e inflamações. 

Nesses casos, o ideal é procurar um médico especialista e seguir as orientações. Além disso, uma medida de prevenção envolve o uso de toucas que cubram as orelhas e evitem a entrada de água.

Insolação 

Há pessoas que costumam aproveitar os dias ensolarados para “pegar um bronze”, porém a exposição em excesso ao sol é uma das principais causas da insolação. 

O próprio calor excessivo pode levar a essa condição. Os sintomas incluem: temperatura corporal elevada, pele com aspecto avermelhado, confusão mental e dor de cabeça. 

Nesses casos, o atendimento médico é recomendado para aliviar os desconfortos causados. A proteção contra os raios UV é uma das melhores formas de evitar a insolação, sobretudo, nos horários de maior incidência, das 11h às 17h. É recomendado o uso de filtro solar, chapéus, bonés, óculos e guarda-sol.

Cãibras musculares

Os músculos costumam sofrer com a alta perda de líquidos do corpo no verão. Isso acontece porque, durante a transpiração, também há a perda de sais minerais. 

Quando o corpo não apresenta um equilíbrio de nutrientes, podem ocorrer espasmos dolorosos. Além da hidratação constante, o consumo de frutas ricas em vitaminas e minerais são fundamentais para prevenir as cãibras.