Sinusite

Sinusite: o que é, sintomas, causas e tratamento

Os melhores planos de saúde estão sempre em busca de oferecer cobertura abrangente para diversos problemas de saúde, incluindo a sinusite. Mas o que é exatamente essa doença? 

A sinusite é caracterizada pela inflamação dos seios paranasais, que são cavidades cheias de ar localizadas ao redor do nariz, detectadas, testa e olhos. 

Neste artigo, vamos explorar o que é a sinusite, sua causa e os tratamentos disponíveis no mercado. Quer entender mais sobre essa condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo? Então continua com a gente!

O que é a sinusite e quais são os seus sintomas? 

A sinusite pode ser crônica ou aguda. Os dois tipos possuem sintomas semelhantes, porém, a sinusite crônica é mais persistente e pode demandar um tratamento mais longo e especializado. 

A sinusite aguda é geralmente causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas e pode durar até quatro semanas. Já a sinusite crônica é caracterizada por episódios recorrentes de inflamação dos seios paranasais que duram mais de 12 semanas.

Os sintomas mais comuns da sinusite incluem: 

Dor facial ou de cabeça

A dor é sentida na região conhecida como seios paranasais, que abrange testa, bochechas, nariz e olhos. Ela pode ser leve ou intensa.

Pressão nos seios paranasais

A região dos seios paranasais (testa, bochechas, nariz e olhos) podem sofrer sensação de pressão ou peso. Isso ocorre devido ao acúmulo de muco nas cavidades sinusais. 

Congestão nasal

A respiração pelo nariz pode ficar difícil devido ao inchaço e à produção excessiva de muco. 

Tosse

A inflamação da região do nariz, testa, bochechas e olhos pode desencadear tosse persistente, especialmente durante a noite. 

Fadiga

Durante uma crise de sinusite, a capacidade respiratória pode ficar comprometida, levando à fadiga e sensação de cansaço, que são sintomas comuns desta condição.

As causas da sinusite

As causas da sinusite podem variar, porém, as mais comuns incluem: 

Infecções virais

Resfriados, gripes e outras infecções virais podem causar inflamação dos seios paranasais, levando à sinusite.

Alergias

Substâncias alergênicas como pólen, poeira e pelos de animais podem desencadear uma resposta inflamatória em pessoas suscetíveis a alergias. 

Desvio de septo nasal

O desvio de septo nasal pode dificultar a drenagem das regiões da face, como nariz, olhos, testa e bochechas, criando assim um ambiente propício para o acúmulo de muco e, portanto, o desenvolvimento da sinusite. 

Tratamentos para sinusite 

Quanto aos tratamentos para sinusite, eles podem variar de acordo com a gravidade e duração dos sintomas.

As opções de tratamento mais comuns incluem medidas como beber água, fazer lavagem nasal, e utilizar analgésicos e descongestionantes de venda isenta de prescrição médica. Também pode ser útil o uso de corticoides nasais prescritos de forma individual por médicos. 

Caso a sinusite esteja relacionada a causas subjacentes como desvio de septo ou outras condições como o pólipo nasal, um tipo de tumor benigno alojado na mucosa do nariz, podem ser tratados mais profundos e específicos, incluindo cirurgias. 

A sinusite é uma condição que afeta os seios paranasais podendo causar uma série de sintomas desconfortáveis. É importante reconhecer os sinais da sinusite, como dor facial e congestão nasal, e buscar orientação médica para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Se você gostou das informações compartilhadas aqui, deixe um comentário!