Segurança cibernética

Segurança cibernética: principais ameaças e como se proteger

segurança cibernética é tão essencial em nosso mundo atual quanto a segurança pessoal ou patrimonial. Se proteger na internet é assegurar seus dados, finanças e, em muitos casos, até sua vida pessoal, dado o grau de importância que o mundo digital alcançou.

Hoje, a internet tomou conta da sociedade e, infelizmente, criminosos viram nisso uma oportunidade para praticar seus golpes, fraudes e demais ilegalidades. Por isso, deve-se investir nessa segurança. Assim, entenda quais são as principais ameaças e como se proteger delas!

Entenda o que são ameaças cibernéticas e como isso pode te impactar

É difícil encontrar uma pessoa que não possa apontar como a internet é essencial para sua vida. Os mais velhos viram, em primeira mão, como o mundo virtual mudou para melhor o seu trabalho, criou novas formas de ganhar dinheiro, fazer negócios, tornar a vida mais prática, se comunicar com pessoas distantes e até mesmo comprar e se divertir.

Além disso, estão sempre em busca de matérias sobre tecnologia para se manterem atualizados com as constantes inovações e avanços nessa área. A tecnologia tem sido um fator chave na transformação das atividades diárias e a busca por informações sobre esse tema é cada vez mais frequente.

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com todo o ambiente digital. O mundo virtual esconde ameaças virtuais muito sérias que precisam ser conhecidas e consideradas na hora de planejar sua proteção cibernética.

Na internet, é possível roubar, fraudar, aplicar golpes, sequestrar informações, computadores e até mesmo falsificar a identidade de uma pessoa. Muitas dessas práticas podem acarretar um problema pessoal sério, virando a vida da vítima de cabeça para baixo, muitas vezes com prejuízos financeiros.

Somente em 2021, segundo a SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), houve um aumento de 135% na abertura de sinistros para crimes cibernéticos no Brasil, um número assustador.

E o pior de tudo é que as ameaças cibernéticas são bem versáteis e podem acontecer de diversas formas, desde o ataque direto a computadores privados até mesmo acesso em brechas de segurança de grandes empresas com vastos bancos de dados.

Com a crescente digitalização de inúmeros processos, esses perigos ainda rondam a nossa vida pessoal e nos chamam à responsabilidade de aprender a combatê-los.

Quais são as principais ameaças cibernéticas?

Entender e conhecer quais são as principais ameaças virtuais é necessário para sua segurança cibernética. Cada uma delas tem suas características específicas, seu público-alvo e metodologia para ser aplicada.

Estudar como esses golpes funcionam é o primeiro passo para você começar a se proteger, instalando aplicativos de segurança, adotando medidas de proteção e práticas que dificultam qualquer tipo de ataque virtual. Conheça, abaixo, como funciona a segurança no ambiente digital:

Ransomware

O ransomware é uma forma de roubo de dados que utiliza um programa malicioso, geralmente falsificado como um programa legítimo, que começa a sequestrar os arquivos do seu dispositivo.

Para que você possa usar novamente seus arquivos, ou para que o hacker não utilize de maneira maliciosa suas informações, ele exige o pagamento de um resgate. 

O bloqueio utilizado pelos hackers é muito complexo e exige uma chave criptografada para liberar o acesso. Por isso, é tão difícil conseguir se livrar de um ransomware sem cooperar com o criminoso e ele mesmo entregar a chave correta.

Tome cuidado com programas enviados por e-mails suspeitos e só instale aplicativos oficiais em seus dispositivos.

Phishing

A palavra phishing faz referência ao termo em inglês “fishing”, que significa pescar. Por meio desta técnica, criminosos “pescam” suas vítimas na internet utilizando e-mails, páginas, links, documentos e sites falsos que simulam uma instituição confiável.

No phishing, a falsificação criada serve para enganar a vítima, de modo que ela ofereça suas informações confidenciais, imaginando estar em circunstâncias seguras e falando com uma entidade confiável. Entre as informações roubadas, estão principalmente:

  • Senhas de cartões de crédito;
  • Senhas de contas financeiras;
  • Senhas de perfis de redes sociais;
  • Senhas em acessos restritos;
  • Dados pessoais, como documentos e informações sigilosas.

É incomum que empresas solicitem certos dados, como a senha do seu cartão. Portanto, ao menor sinal de que isso está sendo solicitado, desconfie! Não entregue suas informações com facilidade e sempre verifique a origem do e-mail, página, link ou qualquer contato que iniciou uma comunicação com você em nome de uma empresa ou instituição.

Segurança cibernética
Segurança cibernética

Malware

O malware é muito comum no ambiente virtual. São softwares maliciosos criados para explorar falhas e brechas na segurança cibernética das plataformas, sistemas operacionais ou aplicativos.

Após se instalar em seu dispositivo, um malware começa a prejudicar o sistema de diversas formas, seja para roubar seus dados ou simplesmente incapacitar o uso do computador ou smartphone. Entre os principais tipos de malwares estão:

  • Vírus: são um clássico entre os malwares, alteram o funcionamento do sistema operacional e prejudicam a experiência no computador. Vírus são geralmente criados para se espalharem, como os vírus biológicos;
  • Cavalos de Tróia – Trojan: Como na história da Eneida que narra a guerra dos gregos e troianos, o cavalo de Tróia simula algo inofensivo para invadir seu computador. Ele é mascarado como um software padrão, que não tem nada de mais, enquanto permite o acesso de hackers ou qualquer agente externo ao seu dispositivo;
  • Spyware: “Spy” significa espionar, em inglês, e essa é a atividade desse software que começa a espionar o usuário e coletar seu histórico de ações no computador e na internet;
  • Adware: Esse software exibe uma série de anúncios, propagandas e pop-ups de maneira indevida e invasiva na tela do computador do usuário;
  • Worms: Softwares que funcionam como pequenos autônomos que vasculham brechas de segurança na internet e se espalham de maneira independente.

Além desses citados, o próprio ransomware é um tipo de malware.

Engenharia Social

A engenharia social é uma das ameaças mais perigosas e bem elaboradas à sua segurança cibernética. Esse tipo de ataque cria uma estratégia se baseando no comportamento social humano e manipulando situações e emoções para conseguir dados, informações e aplicar novos golpes.

Um dos casos que servem como exemplo de como a engenharia social funciona é o famoso vazamento de dados de inúmeros políticos do Partido Democrata, dos Estados Unidos.

Durante a campanha acirrada entre Hillary Clinton e Trump, em 2016, diversas pessoas ligadas ao Partido Democrata, de Clinton, receberam um aparentemente inofensivo e-mail que solicitava a troca de senha do Gmail.

O e-mail parecia oficial, livre de qualquer suspeita. No entanto, havia criminosos por trás da conta que, em posse da senha dos usuários que caíram no golpe, conseguiram acesso às suas inúmeras informações. Esse golpe ficou posteriormente famoso como um dos maiores vazamentos de todos os tempos.

Internet das Coisas (IoT)

O conceito de IoT (Internet Of Things), ou Internet das Coisas, é um dos mais fortes para os avanços tecnológicos atuais. É ele que faz com que aparelhos domésticos que nunca teriam qualquer conexão com a internet se conectem à sua rede doméstica.

Hoje em dia existem termostatos inteligentes que enviam informações para seu smartphone e computador, lâmpadas inteligentes controladas por softwares, caixas de som com acesso à internet e outros.

Porém, isso pode significar um perigo à sua segurança digital, ampliando o número de dispositivos e aparelhos que podem ser dominados, capturados e acessados por agentes externos, como por hackers.

Tome bastante cuidado com os acessos em sua rede doméstica e invista em proteções, como firewalls, para impedir que a IoT ameace sua vida virtual.

Como promover a segurança cibernética?

Por sorte, a segurança cibernética recebe reforços de softwares, técnicas, aplicativos e ferramentas que auxiliam a manter nossa proteção no ambiente digital.

Um dos principais meios de proteção são os antivírus. Esses softwares são instalados nos equipamentos e conseguem assegurar de possíveis invasões ou atividades suspeitas. Porém, é fundamental optar pelos antivírus com a melhor proteção contra ameaças cibernéticas, de empresa confiável e reconhecida no mercado, e assim bloquear até mesmo as ameaças mais avançadas.

Além disso, tenha os seguintes cuidados:

  • Máximo cuidado e sigilo com suas informações;
  • Sempre verifique páginas, e-mails, links que pareçam suspeitos. Na dúvida, não clique;
  • Sempre solicite a comprovação da identidade dos remetentes de e-mails e outras mensagens;
  • Mantenha sempre por perto dispositivos móveis pessoais com acesso à internet;
  • Nunca compre em e-commerces e lojas virtuais que não sejam populares ou já comprovaram sua confiabilidade.

Seguindo essas dicas, sua segurança cibernética estará muito mais garantida e você poderá navegar na internet com mais tranquilidade.

Não descuide da sua segurança virtual, esteja preparado para defender suas informações na internet e sua integridade digital. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!