O que é um servidor de internet

O que é um servidor de internet? 5 características

Com a crescente popularização e democratização da internet, diversos conceitos até então desconhecidos passaram a se tornar mais relevantes.

Um grande exemplo disso é o servidor de internet. Você saberia dizer, com exatidão, o que é ou mesmo quais são as suas funções?

O servidor de internet é um tipo de computador capaz de controlar o acesso de uma determinada rede à internet.

Além disso, a maior parte das peças como o CPU e a placa mãe do computador cuja finalidade é ser um servidor, são diferentes.

Isso quer dizer que todos os pacotes que se destinam à internet devem passar por um servidor de internet. Lá, ocorre a verificação e o envio ao destinatário correto, dentro da rede.

Todas as verificações de segurança que se baseiam em pacotes, URLs e portas, são todas feitas no servidor de internet.

No entanto, isso não quer dizer que não se faz verificações em outros locais. Isso pode sim ocorrer, como nos firewalls das estações de trabalho.

Inclusive, o servidor de internet também pode implementar funções de cache nas páginas de internet, bem como log de acessos ou conversas em chats.

A grande vantagem em usar um computador como servidor de internet está no fato de que há uma gama bem grande em relação aos serviços disponíveis.

O que é um servidor de internet?

Em suma, o servidor nada mais é do que um tipo de equipamento que visa filtrar todas as informações recebidas e enviadas pela internet.

Para que possa funcionar da maneira correta, o servidor não pode ser desligado. Ou seja, isso quer dizer que ele deve ficar funcionando 24 horas por dia.

Uma empresa de TI deve trabalhar para que não haja qualquer tipo de interferência e coisas desse gênero.

É através dos servidores que as empresas podem controlar todo o acesso dos seus colaboradores. Ou seja, podem bloquear certos sites, analisar o histórico de navegação e todas as mensagens trocadas em chats.

E tudo isso apenas conectado ao servidor, e não logado na máquina do profissional, por exemplo. Isso quer dizer que o servidor acaba sendo muito útil.

Ademais, como ele é capaz de reunir diversas informações, o servidor precisa ser muito robusto e dedicado.

Ele deve possuir uma memória capaz de armazenar dados e arquivos de todos os usuários da empresa, bem como executar softwares e fazer backups de forma periódica.

Para entender ainda melhor sobre o que é servidor, é interessante dividir por tipos. São eles?

FTP

Trata-se de um tipo de servidor que permite que o usuário consiga acessar os arquivos armazenados, apenas usando a internet.

Mas, para aumentar a segurança de todos os dados, é vital que o acesso se limite a uma senha.

Proxy

A grande vantagem desse tipo de servidor é o fato de estabelecer uma conexão muito mais rápida e segura.

E isso só acontece devido ao fato de guardar os dados das páginas que você já acessou, tudo em cache. Em relação ao IP, que identifica a máquina de acesso, ela fica oculta.

Web

Trata-se do tipo de servidor que é capaz de disponibilizar conteúdos de sites e blogs, sendo que o acesso deve ser feito por meio de navegadores, bem como:

  • Mozilla;
  • Firefox;
  • Chrome;
  • Opera;
  • Safari;
  • Edge etc.

Nuvem

É um tipo de servidor que armazena todas as informações em nuvens, o que acaba por aumentar, de forma considerável, o desempenho da máquina.

E-mail

Trata-se de um dos servidores mais comum, onde a sua função é bem básica: receber, enviar e armazenar mensagens de e-mails.

Isso quer dizer que, a cada contato, deve-se acionar o servidor, que pode ou não autorizar a transmissão por correio eletrônico.

Quais as vantagens de usar um servidor de internet?

A instalação de servidores em BH são ótimas ferramentas, haja vista que é capaz de facilitar uma série de questões.

É o servidor que permite utilizar diversos recursos que existem na internet nos dias de hoje. No entanto, ainda assim é preciso fazer algumas ressalvas.

Dentre os principais motivos que fazem com que o servidor seja necessário, é devido as seguintes vantagens:

  • Centraliza a manutenção e administração de hardware;
  • Reduz o espaço físico, uma vez que tudo se concentra em um único servidor;
  • Facilita a migração de ambientes;
  • Fácil instalação e expansão;
  • Reduz os custos de instalação;
  • Total compatibilidade com aplicações.

Para saber mais sobre o que é servidor de internet, veja o vídeo acima.