fatores para ter sucesso na busca por emprego

3 fatores para ter sucesso na busca por emprego

Fazer uma busca de emprego eficaz neste ambiente econômico desafiador pode ser como uma montanha-russa. Um dia as coisas parecem promissoras, no outro você é rejeitado em um trabalho para o qual era ideal. Talvez, examinando mais de perto os vários aspectos da procura de emprego, você possa desenvolver uma perspectiva diferente e mais positiva.

A procura de emprego é uma viagem ao desconhecido. Há muito que você não pode controlar. Às vezes parece que não há lógica no processo. Tudo isso pode causar estresse e evocar pensamentos de que há uma conspiração invisível trabalhando contra seus esforços de busca de emprego.

Se você tem medo de iniciar o processo de procura de emprego ou ouviu de um amigo todos os negativos da procura de emprego ou presta atenção à mídia, o que você provavelmente fará? Sim, isso mesmo, você procrastina. O gêmeo da procrastinação é fazer menos do que o seu melhor. Ambas as atitudes não lhe darão o emprego certo e em um período de tempo razoável.

Prepare-se mentalmente para a busca por emprego

Assim como nos preparamos e aquecemos fisicamente antes de fazer alguma atividade física, você também deve se preparar mentalmente para uma busca de emprego eficaz. Os empregadores querem contratar pessoas otimistas e positivas. 

Tudo o que você precisa fazer; comece cada dia em sua busca de emprego com entusiasmo e uma atitude de que você está trabalhando em um problema que pode resolver. Lembre-se, para cada “Não” que você recebe você está um passo mais perto de um “Sim”.

Então, vamos dar uma olhada em três fatores que devem ser analisados para que uma busca de emprego seja bem-sucedida:

Fator 01: O planejamento e a preparação de documentos são a base para uma busca de emprego bem-sucedida. Desenvolva um bom currículo e a carta de apresentação e todo o resto se encaixa. Antes de começar a escrever, passe algum tempo pesquisando o que há de mais recente em currículo e carta de apresentação.

Mantenha o foco do currículo e da carta de apresentação nas necessidades do possível empregador. Surpreende alguns caçadores de emprego que um currículo de tamanho único não se encaixe em todas as vagas de emprego possíveis. Adaptar a lista de realizações no currículo para atender às necessidades do empregador é fundamental para que o empregador perceba você.

Ao escrever suas cartas de apresentação, lembre-se de que sua função não é repetir o que está no currículo, mas apresentar o currículo. Assim como ao escrever o currículo, cada carta de apresentação deve ser escrita para mostrar como suas habilidades atendem às necessidades da vaga específica.

Fator 02: Uma entrevista de emprego eficaz requer preparação e, em seguida, um pouco mais de preparação. Você sabe que em algum momento você será agendado para um telefone e depois para uma entrevista de emprego cara a cara. Ficar confortável nesse ambiente, com a capacidade de comunicar sua agenda, requer algum planejamento e preparação.

Ao iniciar sua busca de emprego, visite o site Mais Emprego e planeje fazer alguma atividade todos os dias para ajudá-lo a se preparar para a entrevista de emprego. Construa um plano para o que você vai fazer e dizer em uma entrevista por telefone. Existem alguns prós e contras críticos, então este é um passo que você não deve ignorar.

Comece a reunir de 50 a 100 perguntas difíceis de entrevista. Escreva-os em um cartão com sua resposta bem pensada do outro lado. Essa lista mudará com o tempo à medida que você descobrir mais informações de entrevista e refinar suas respostas.

Agora peça a um amigo que faça as perguntas (faça a entrevista simulada em seções) e grave a entrevista. Critique seu desempenho, prestando atenção especial às suas habilidades de escuta, possíveis maus hábitos e falta de respostas desconexas e quão bem você traz sua agenda para suas respostas.

Comece esta preparação no início de sua busca por emprego. Sua confiança aumentará. Quando uma entrevista de emprego é agendada, você pode gastar seu tempo de forma produtiva pesquisando o empregador e as necessidades do trabalho. Sua pesquisa irá ajudá-lo a reunir algumas perguntas relevantes a serem feitas na entrevista. Seu resumo de fechamento revisará como você é um bom ajuste. Não se esqueça de pedir o emprego.

Fator 03: Com um currículo bem escrito e preparação para a entrevista em andamento, agora você pode começar a fazer networking. Mantenha todas as suas informações de contato organizadas. Trabalhe para adicionar ao seu grupo de rede. Crie o hábito de sempre pedir referências. Ajude os outros sempre que puder.

É provável que, à medida que sua rede de contatos cresça, eles descubram oportunidades de emprego e forneçam ideias para ajudá-lo em sua busca de emprego. Este recurso pode ser um trunfo valioso na sua procura de emprego.

Conclusão:

Lembre-se, uma oferta de emprego é mais frequente para o candidato que está preparado, positivo e com uma ótima atitude do que o candidato mais qualificado que errou as perguntas da entrevista, não garante ao entrevistador que pode fazer o trabalho, não se veste para o sucesso e não pede o trabalho. Portanto, esteja preparado, seja positivo e planeje a oferta de emprego. Você não merece mais nada.