Piscina em casa

Piscina em casa: o que você precisa saber antes de ter a sua

Depois de encontrar a casa ideal junto à imobiliária, é comum desejar realizar algumas alterações no imóvel, a fim de torná-lo mais aconchegante e adequado ao dia a dia dos moradores. Sendo assim, é muito comum realizar a instalação de uma piscina, pois além de ser o sonho de muitas pessoas, promove diversos benefícios na rotina, além de ser capaz de valorizar a propriedade. No entanto, é fundamental tomar a decisão com cautela, pois existem diversos fatores que envolvem o assunto. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com as principais informações que você precisa saber antes de construir sua piscina. Vamos lá? 

1. É necessário ter um bom planejamento

A construção de uma piscina exige um grande planejamento e organização, a fim de garantir a qualidade desejada, tanto em relação à estrutura quanto aos elementos visuais. Sendo assim, uma das coisas que você precisa saber antes de construir a piscina é que ter um projeto completo para a área externa de lazer será essencial. Afinal, é por meio dele que você irá definir o tipo de piscina mais adequado para o terreno e a forma correta de receber o tanque em seu espaço. Também é importante avaliar sua saúde financeira para ter certeza que poderá arcar com a construção da piscina e a manutenção no futuro. 

2. Informe-se sobre os equipamentos necessários para o tratamento

É fato que quando falamos em piscina, um dos equipamentos que vêm à mente por primeiro é o filtro. No entanto, além dele existem outros elementos que são essenciais para o tratamento da água e que precisam ser adquiridos em conjunto. Alguns exemplos são a escova de cerdas macias, peneira, flutuadores, vassoura e aspirador. Afinal, será com eles que você irá retirar as partículas de sujeira, insetos e outros elementos de dentro da água e da área ao redor da piscina. Dessa forma, você garante um espaço limpo e que promove bem-estar a todos. 

3. É importante garantir a segurança de todos

Outro ponto fundamental é em relação à segurança dos usuários da piscina, pois ainda que seja um elemento de diversão, pode ser muito perigoso se alguma medida não for cumprida. Isso inclui a necessidade de equipamentos que dificultem o acesso, como as cercas e capas de proteção, assim como a utilização de materiais apropriados e de boa qualidade durante sua construção, como pisos, escadas e trampolins antiderrapantes. 

Além disso, não podemos deixar de lembrar que é essencial ter sempre alguém supervisionando o local, especialmente quando estiverem por ali crianças e idosos, pois assim as chances de afogamento são reduzidas drasticamente. 

4. O cloro não será o único produto utilizado no tratamento da água

Muitos acreditam que a manutenção da piscina exige apenas a aplicação de cloro na água. No entanto, existem diversos outros produtos importantes que devem ser utilizados na sanitização, ajudando a retirar partículas menores de sujeira que, normalmente, não são visíveis aos nossos olhos. Alguns exemplos de produtos são clarificante, limpabordas e algicida. Mas, também devemos lembrar que a água precisa estar preparada para receber os produtos, com a alcalinidade e o pH nos níveis ideais. Para isso, deve-se avaliar e ajustas as medidas com os produtos certos. 

5. Considere o formato e estilo

A piscina pode ser construída em diferentes formatos, mas para isso é importante analisar o local em que ela será instalada, tipo de terreno e posição solar. Afinal, de nada adiantar ter uma piscina em que o sol bate somente durante uma hora do dia, certo? Depois de entender esse ponto, você pode escolher o que desejar, desde que considere também o material. Entenda melhor o porquê no próximo tópico. 

6. Avalie o material 

O formato escolhido da piscina irá depender do material que será utilizado, pois dependendo do caso, não há harmonia. Por exemplo, ela pode ser feita em vinil, alvenaria, fibra ou azulejo, mas alguns deles têm limitações em relação ao formato. Portanto, você deve analisar as vantagens e desvantagens de cada um, assim como a vida útil. Além disso, os materiais também influenciam nos valores finais do orçamento. 

7. Defina o tamanho com base na quantidade de pessoas

Depois de escolher o espaço, material e formato da piscina, o tamanho também deve ser considerado. O ideal é que ele seja adequado ao número de pessoas desejado. Por exemplo, se costuma receber muitas visitas para um churrasco durante a tarde, uma piscina menor já será suficiente. Mas, para quem tem crianças, gosta de praticar natação ou tem espaço o suficiente, piscinas maiores serão a pedida ideal. 

Então, agora que você sabe algumas das principais informações sobre como é ter uma piscina em casa, já pode decidir com maior certeza como será a construção em seu novo lar. Lembre-se de contar com a ajuda de profissionais especializados, pois assim você garante um serviço de qualidade, evita dores de cabeça desnecessárias e ainda economiza com possíveis retrabalhos e problemas.