dicas para economizar na sua obra

6 dicas para economizar na sua obra

Uma das dúvidas que mais atordoa as pessoas é: como economizar na obra. Esse momento é um dos mais delicados, principalmente por lidar de forma direta com o orçamento, exigindo a contratação de bons funcionários, bem como a seleção de materiais de qualidade, mas que sejam baratos.

Diferente do que muitas pessoas pensam, é possível, sim, economizar em uma obra, desde que alguns princípios básicos sejam devidamente seguidos. Conheça, neste artigo, que princípios são esses e como colocá-los em prática para ter uma obra concluída gastando menos do que o esperado.

1. Realize um planejamento

Fazer um planejamento é a chave para a economia em qualquer obra, principalmente para aqueles que estão com o orçamento apertado. Sendo assim, tudo deve ser colocado no papel, desde o momento em que os primeiros preparativos serão colocados em prática, como a medição do terreno ou a derrubada de paredes.

Com um bom planejamento, as chances de passar por algum imprevisto são bem menores. Todos os gastos extras ou possíveis problemas poderão constar em uma planilha ou caderno de anotações. Assim, caso algo aconteça, as chances de ser pego desprevenido são muito menores.

2. Opte pelo tijolo ecológico

O tijolo ecológico ou bloco ecológico é uma das opções mais econômicas para uma obra. Isso porque a sua produção é feita de maneira muito mais rápida do que a do convencional, proporcionando um material de alta qualidade, que não irá ser vendido por um preço tão elevado quanto os outros encontrados no mercado.

Além disso, o tijolo sustentável não é fabricado por meio de um processo de queima, o que ajuda a proteger ainda mais o meio ambiente. Sua composição ajuda a promover um isolamento termo-acústico nos cômodos, trazendo mais vantagens do que é esperado para a sua composição.

Use equipamentos da Eco Máquinas e economize em sua obra.

3. Não deixe que os atrasos ocorram

Para quem quer economizar na obra, uma das melhores dicas é evitar os atrasos. Este tópico entra junto com o de planejamento, porque é por meio dessa organização que possíveis imprevistos podem ser calculados, fazendo uma estimativa de orçamento para resolvê-los o mais rápido possível.

Geralmente, os atrasos são os principais responsáveis pelo alto custo de uma obra ou reforma. Certifique-se de que está lidando com profissionais competentes e comprometidos, que estejam alinhados com o seu projeto e possam cumprir com todos os prazos previamente estabelecidos.

4. Selecione bons profissionais

Lidar com bons profissionais é uma excelente ideia para promover uma economia para a sua obra. Geralmente, quando eles sabem exatamente o que estão fazendo, fica muito mais simples evitar erros básicos e, em muitos casos, a necessidade de refazer alguma etapa, seja ela algo básico ou com uma complexidade um pouco maior.

Converse com amigos que já passaram por alguma reforma recentemente ou procure por serviços de qualidade disponibilizados na internet. Atualmente, com as redes sociais em ascensão, torna-se bem mais simples procurar por perfis de profissionais qualificados, com feedbacks que poderão ajudar na hora de decidir quem contratar.

5. Separe a construção em etapas

Para economizar na obra, é importante dispensar a realização de vários serviços de uma única vez. Isso porque essa atitude poderá comprometer diretamente o orçamento, bem como a organização e todo o andamento do trabalho. No fim, o mais importante é criar uma lista de prioridades com o que deve ser feito primeiro e o que deve ser feito depois.

Assim que isso for feito, ficará bem mais simples controlar o orçamento, ajustando-o de acordo com as etapas complementares, como é o caso do acabamento. Sendo assim, a parte financeira não vai sofrer tanto e a obra não precisará se estender além do necessário.

6. Acompanhe a obra diariamente

Por fim, para garantir que a economia na sua obra seja efetuada, é preciso acompanhá-la diariamente, fazendo com que cada um dos passos siga de acordo com o planejamento previamente acordado. Além disso, realizar esse acompanhamento pode reduzir o número de falhas durante a construção.

Por meio de uma liderança construída aos poucos, todos os operários sentirão que há mais segurança e, também, poderão tirar dúvidas sempre que necessário. Dessa maneira, todas as etapas poderão ser executadas perfeitamente, reduzindo erros e, principalmente, um possível atraso no momento de entregar a obra.