aplicação de botox

Aplicação de Botox: tudo o que você precisa saber para fazer com segurança

A aplicação de Botox está entre os procedimentos mais realizados pelos brasileiros e brasileiras. Mas, para que o procedimento seja feito com segurança, é preciso se informar e procurar um especialista.

Quem não gosta de se sentir bem com o espelho, não é mesmo? A preocupação com a aparência nos acompanha desde a infância, quando nossos pais nos levam ao dentista para colocar um aparelho móvel infantil.

Já na vida adulta, o clareamento dental e a toxina botulínica fazem sucesso nos consultórios. Então, que tal aprofundarmos um pouco mais no assunto? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que é o Botox?

O Botox, ou toxina botulínica, é uma substância produzida por uma bactéria chamada Clostridium Botulinum. Sua principal função é bloquear a liberação do neurotransmissor acetilcolina — que manda os estímulos do cérebro aos músculos.

Naturalmente, para ser usada em tratamentos estéticos e terapêuticos, a substância é tratada e purificada em laboratório. Assim, está pronta para ser usada com segurança, paralisando os músculos da região em que é aplicada. Antes de ser aplicada em humanos, o composto é purificado pa

Para que serve o Botox?

Embora a maioria das pessoas conheçam apenas o efeito estético do Botox, ele pode ser usado no tratamento de várias condições. Aliás, existem inúmeros estudos e casos que comprovam sua eficácia e vantagens.

Na indústria da beleza, o produto ajuda a reduzir a formação de rugas e linhas de expressão. Com isso, é um aliado na luta contra os efeitos do envelhecimento.

Por outro lado, falando de suas propriedades terapêuticas, alguns casos chamam a atenção. Veja alguns:

  • tratamento da sudorese (suor excessivo) — bloqueia as glândulas;
  • elimina dores na região da boca;
  • alívio dos sintomas do bruxismo;
  • tratamento da disfunção de ATM.

Como é feita a aplicação de Botox?

A aplicação do Botox é um procedimento rápido e praticamente indolor, podendo ser realizado por um dentista ou dermatologista. Além disso, dispensa cuidados cirúrgicos, sendo feito no próprio consultório.

Após uma análise minuciosa do local, o profissional qualificado faz pequenas marcações indicando onde a substância será aplicada. Em seguida, com a ajuda de uma injeção com agulhas finas, o produto é introduzido.

Qualquer pessoa pode fazer a aplicação de Botox?

É importante enfatizar que, embora não seja um procedimento invansivo, algumas pessoas não devem aplicar o Botox. Confira:

  • grávidas e lactantes;
  • portadores de doenças autoimunes;
  • portadores de doenças neuromusculares;
  • pessoas com sensibilidade à toxina botulínica;
  • pessoas intolerantes ou alérgicas à lactose.

Em quanto tempo é possível conferir os resultados?

O efeito do Botox não é imediato. Isso significa que você não vai sair do consultório já com o resultado visível. Em geral, a substância começa a fazer efeito entre 48 e 72 horas após a aplicação.

Porém, o resultado definitivo somente é visto cerca de 15 dias depois. Ademais, assim como a maioria dos tratamentos estéticos, os efeitos não são definitivos. Isso porque, é necessário reaplicar o produto a cada 6 meses.

O Botox pode me deixar sem expressão facial?

Muitas pessoas sonham em aplicar o Botox, mas têm o receio de perderem a naturalidade facial. Mas, afinal, será que o Botox pode deixar uma pessoa sem expressão facial?

Você já deve ter visto relatos e até casos de pessoas que não tiveram um resultado tão satisfatório. Isso pode acontecer, mas é facilmente evitado com a escolha de um profissional qualificado e experiente.

Quando a aplicação é bem executada, o resultado é sutil e natural. Daí a necessidade de pesquisar bastante antes de escolher o dentista ou médico responsável pelo procedimento.

É necessário faltar ao trabalho após a aplicação do Botox?

A aplicação de Botox é um procedimento minimamente invasivo e não exige repouso. Isso significa que o paciente pode voltar a fazer suas atividades normais logo em seguida. Porém, é essencial tomar alguns cuidados simples para evitar que a substância saia do local aplicado.

Nesse caso, além de evitar atividades físicas muito intensas, o paciente não deve massagear a região e nem deitar-se com a cabeça para baixo nas primeiras 4 horas após o procedimento.

Qual a diferença entre o Botox e preenchimento?

O Botox e o preenchimento são procedimentos que se complementam, mas não são a mesma coisa. É importante entender essas diferenças e se informar sobre os tratamentos e melhores indicações para a sua demanda.

Como já destacamos, a toxina botulínica paralisa os músculos de locais estratégicos da face. Dessa forma, a pele não forma aquelas pequenas linhas e ganha um aspecto de mais jovem.

Por outro lado, o preenchimento é feito com a aplicação de ácido hialurônico. Essa substância já é sintetizada de forma natural pelo nosso organismo, mas podemos aplicá-la em regiões específicas, para preencher as rugas e até o famoso “bigode chinês”.

Existem riscos na aplicação do Botox?

Todo procedimento que envolve saúde deve ser realizado com muita cautela. No caso da aplicação de Botox não é diferente! Afinal, existem alguns riscos que devem ser considerados.

O primeiro problema é enfrentar um resultado indesejado, como a deformação facial. A assimetria é um risco que pode gerar muito incômodo e se caracteriza pela diferença na altura das sobrancelhas ou um sorriso torto.

A segunda complicação está relacionada às contraindicações para o tratamento. Reações alérgicas podem causar irritação, vermelhidão e inchaço. Para os dois casos, a contratação de profissionais preparados e responsáveis é a melhor prevenção.

Procure um especialista e aplique o Botox com segurança!

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre a aplicação de Botox? Como vimos, o procedimento é bem tranquilo e indolor, mas é essencial tomar certos cuidados para evitar transtornos. Sendo assim, agora que você já sabe de tudo isso, pesquise bastante a reputação e qualificação do profissional da saúde escolhido.

Essa simples medida pode garantir um resultado natural e harmônico, te ajudando a combater os sinais do envelhecimento de forma segura. Portanto, cuide da sua saúde e da sua beleza!