cozinha

Cozinha: saiba como cozinhar em segurança e evitar acidentes em casa

Cozinhar pode se tornar uma atividade muito perigosa se não prestarmos atenção no que estamos fazendo; por isso, confira dicas para diminuir o risco de acidentes

Cozinhar é uma atividade necessária no nosso dia a dia, e é muito prazerosa para muitas pessoas. Preparar nossa comida favorita e se surpreender com um sabor gostoso sempre coloca um sorriso em nosso rosto.

Apesar disso, a cozinha pode ser muito perigosa, pois estamos mexendo com fogo e objetos cortantes. Para isso, é importante tomar alguns cuidados para promover a segurança nesse cômodo. Confira as principais dicas de como evitar acidentes em casa.

1- Cozinhar na panela de pressão

A panela de pressão é extremamente vantajosa quando queremos poupar gás e tempo e cozinhar algo mais rápido. Entretanto, ela deve ser utilizada com muita cautela e atenção para evitar acidentes. 

Muitas pessoas possuem medo de utilizá-la, e isso é completamente normal.

É importante colocar água na panela para que os alimentos não sequem e queimem na panela, mas também não deve ser colocada muita água, pois ela pode transbordar, fazendo sujeira no fogão e até entupindo a válvula de segurança da panela. 

Outro ponto a se manter atento na hora de cozinhar é nunca jogar água fria na panela quente nem forçar a saída da pressão com outros utensílios. É importante desligar o fogo e deixar que a pressão saia naturalmente para não causar danos ao equipamento e evitar queimaduras.

2- Mantenha facas afiadas

É importante amolar as facas de cortar legumes e carnes regularmente, além de cortá-los sempre em um prato ou uma tábua de corte. 

As facas em bom estado ajudam a evitar acidentes, pois os alimentos serão cortados com mais facilidade, não precisando colocar muita força na atividade. 

Fazer isso sobre uma superfície também é importante, pois assim evita que a faca escape e corte a mão, por exemplo.

3- Utilize luvas térmicas

É importante sempre utilizar as luvas térmicas quando for cozinhar, ou até mesmo um pano de prato dobrado, para retirar panelas do fogão, travessas e formas do forno, ou até mesmo um prato de comida de dentro do micro-ondas. 

Mesmo que a panela tenha um pegador revestido, ela pode sofrer com um superaquecimento por ficar ao lado de outra panela quente no fogão, por exemplo. 

Criando esse hábito de sempre usar as luvas (ou o pano de prato), você estará sempre preparado, evitando queimaduras ou se surpreendendo com um prato ou cabo muito quente.

4- Atenção aos recipientes de vidro

As travessas, refratários ou potes de vidro devem receber sempre muita atenção. Eles foram feitos para aguentar altas temperaturas, assim como baixas temperaturas. Entretanto, isso não os faz resistentes ao choque térmico. 

É importante nunca colocar o recipiente quente sobre superfícies frias, como a pia de pedra. De maneira semelhante, ele também nunca deve ser retirado da geladeira e colocado direto no forno aquecido. 

Esses choques térmicos podem danificar a peça e quebrá-la, causando desperdício de alimentos e podendo provocar cortes sérios. Sempre coloque a peça quente sobre descansos de panela ou sobre panos de prato dobrados. 

Se for aquecer algo, coloque em banho-maria sob fogo baixo, aquecendo a água com a vasilha gradualmente.

5- Panela de fritura nas bocas do fundo

Todos sabemos que uma panela cheia de óleo quente é extremamente perigosa. 

Frequentemente, a gordura fica espirrando durante a fritura, assim como alguns alimentos podem estourar durante o processo, o que pode causar queimaduras graves em qualquer pessoa que esteja passando por perto. 
É importante posicionar a panela de óleo nas bocas ao fundo, seja ele um fogão de 4 bocas, 6 bocas ou cooktop, sempre que for fazer fritura, para evitar esses tipos de acidentes ao cozinhar.