O que você precisa saber sobre operações com guindastes?

O que você precisa saber sobre operações com guindastes?

Os guindastes são máquinas de alta performance ideais para o içamento de grandes cargas, uma vez que são capazes de levantar até 100 toneladas, a alturas que podem chegar a até 150 metros. 

Por essa razão, o guindaste pode ser utilizado em serviços nas áreas portuárias, da construção civil e no ramo da logística e existem diversos modelos da máquina, cada um indicado para um tipo de serviço. 

Saber qual guindaste escolher é muito importante, já que a segurança e o bom andamento da operação dependem, em parte, disso. 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os guindastes e descubra qual é o melhor para seu projeto!

Tipos de guindaste

Dentre os tipos de guindaste disponíveis no mercado, existem aqueles que operam sobre esteiras ou sobre rodas. 

O primeiro tipo proporciona maior robustez e estabilidade, o que é ideal para operações em terrenos irregulares e com acesso um pouco mais complicado.

Já a opção sobre rodas – construída sobre o chassi de caminhões ou tratores – é indicada para obras que exijam maior mobilidade, em terrenos mais planos, como em obras realizadas no perímetro urbano. 

Além dessa diferenciação, é preciso se atentar ao tipo de lança do guindaste, que pode ser telescópica, fixa ou treliçada, já que cada uma delas também se movimenta de determinadas maneiras. 

Para saber qual é a máquina ideal, é preciso considerar o tipo e tamanho de carga, condições do terreno, a altura que se precisa alcançar, entre outros fatores que interferem diretamente no andamento do projeto. 

A escolha deve sempre ser orientada por um profissional especializado, que será capaz de identificar a necessidade da operação, mas podemos resumir os tipos e usos de cada guindaste da seguinte forma:

  • Guindastes veiculares articulados: indicados para movimentação de médias e grandes cargas, com flexibilidade e rapidez. Nesse modelo, a lança é fixada ao chassi do caminhão e conta, ainda, com regulagem de altura;
  • Guindaste torre: indicado especialmente para construção civil, o guindaste torre é um dos mais potentes.

A estrutura do maquinário é fixa em placas de concreto, o que garante estabilidade para que o guindaste torre possa movimentar cargas entre 8 e 35 toneladas. 

  • Guindaste esteira: se seu projeto irá acontecer em um terreno acidentado, essa é a indicação certa para você! 

A estrutura do guindaste esteira é presa em plataformas móveis, com um sistema de contrapesos, o que dá ainda mais estabilidade à máquina. Sua mais comum indicação é para atividades realizadas no meio agrícola ou em indústrias de petróleo e gás. 

Cuidados na operação com guindastes

Toda movimentação que envolva cargas pesadas e grandes alturas oferece riscos que devem ser considerados, e com os guindastes essa exigência não seria diferente. 

Para que a operação ocorra de forma segura, é preciso se atentar aos seguintes fatores:

  • Não ultrapasse o limite de carga, sob risco de causar acidentes e/ou a quebra da lança;
  • A carga movimentada deve ser fixada corretamente, para evitar que se solte e caia durante a operação;
  • Redobre o cuidado no caso de operações realizadas próximas a fios elétricos e zonas energizadas;
  • Tenha atenção ao solo, pois irregularidades podem desestabilizar o apoio do guindaste e causar tombamentos, um dos acidentes mais graves na operação de guindastes;
  • O guindaste somente pode ser operado por profissionais capacitados, que saibam como utilizar todas as ferramentas e funções disponíveis para a segurança das atividades;
  • Todos os envolvidos na operação devem estar devidamente equipados com itens de proteção individual, como óculos, capacetes, luvas, coletes, entre outros;
  • Esteja atento à qualidade da máquina, que deve estar com as manutenções em dia para garantir seu correto funcionamento; 
  • Evite operações em dias de tempo instável, com intempéries como chuva ou neblina, que prejudicam a visibilidade e a estabilidade do solo, propiciando que ocorram acidentes; 

Plano rigger: ideal para sua segurança

Para garantir que os pontos elencados acima sejam devidamente cumpridos, duas recomendações são indispensáveis: conte com uma empresa de confiança para locar suas máquinas e execute o plano rigger com profissionais. 

Uma locadora de qualidade tem como assegurar o bom desempenho das máquinas, além de já contar com equipe especializada para cuidar da operação. 

Inclusive, boa parte das empresas responsáveis pelo aluguel de máquinas para a movimentação e içamento de cargas pesadas também oferece o serviço de elaboração de plano rigger, que consiste em um estudo meticuloso sobre as condições do espaço no qual irão ocorrer os trabalhos. 

O mapeamento também é realizado por profissionais capacitados, como técnicos e engenheiros, que analisam aspectos como relevo, firmeza e vibração do solo visando indicar qual é a melhor máquina e quais adaptações precisam ser feitas para que possa ser dado andamento na obra. 

Quer saber mais sobre operações com guindastes? Então é só procurar por uma empresa especializada e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite também para fazer seu orçamento e garanta agilidade, segurança e eficiência para seu projeto.