O que são traumas osteoarticulares

O que são traumas osteoarticulares? Entenda!

À medida que a expectativa de vida aumenta, os problemas osteoarticulares degenerativos se manifestam com mais frequência. As articulações do quadril e do joelho são as mais afetadas por esse tipo de patologia que leva à dor, limitação de movimentos e dificuldade para andar. Mas o que são traumas osteoarticulares?

A Anterolistese e outras condições podem ser consideradas traumas osteoarticulares. Em qualquer caso, é essencial ter um bom diagnóstico para obter o melhor tratamento possível. 

Para saber mais sobre o assunto, esse artigo sobre o que são traumas osteoarticulares foi preparado. Assim, para saber mais, continue lendo.

O que são traumas osteoarticulares?

Os traumas osteoarticulares são lesões que atingem a articulação. Entre os casos mais frequentes estão: 

Dor no joelho

Os diagnósticos mais frequentes em indivíduos com dor no joelho são osteoartrite, lesões do menisco e ligamentares, lesões de cartilagem, gota e fratura, deformidades dos membros inferiores, prótese de joelho.

Dor no quadril

É a que ocorre na parte superior das coxas. Às vezes, a dor aparece na coxa e irradia para o joelho, com a origem do problema sendo o quadril. As causas podem ser inflamatórias, degenerativas, fraturas ou traumas e também tumor.

Fraturas

As fraturas podem afetar qualquer pessoa, mas os idosos são especialmente expostos, porque sofrem um maior número de quedas e seus ossos são mais frágeis, devido ao envelhecimento (osteoporose, especialmente em mulheres). 

As fraturas também afetam os jovens, especialmente aqueles que praticam atividades impactantes ou esportes e estão expostos a inúmeras lesões.

Uma fratura pode ocorrer em diferentes circunstâncias e o tratamento será ortopédico ou cirúrgico, dependendo de sua gravidade, em ambos os casos, a reabilitação subsequente é essencial para alcançar a máxima recuperação funcional.

As próteses de quadril e joelho colocadas devido à osteoartrite proporcionam uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes, independentemente da idade, sexo, lado operado e estado funcional prévio.

Sintomas de dor nas articulações

Embora sempre que uma dor aparecer, seja aconselhável ir ao médico para verificar com um profissional a causa e a possível origem dela, há alguns casos em que essa dor pode ser um sintoma de outra coisa. Assim, nos seguintes casos, a consulta deve ser feita mais rapidamente:

  • Inflamação, calor e vermelhidão na área da articulação.
  • Erupção cutânea recém-iniciada; aparência de pontos ou manchas violetas.
  • Dor no peito, falta de ar ou tosse recente ou intensa.
  • Dor abdominal.
  • Febre, sudorese ou calafrios.

De qualquer forma, e uma vez que tenhamos descartado com um médico que a dor se refere a um problema mais sério, existem maneiras de reduzir e prevenir essa dor nas articulações. Aqui estão algumas dicas que você pode seguir para esse fim.

Como evitar problemas articulares?

Para ajudar a prevenir a dor nas articulações, atrasando seu início pelo maior tempo possível, algumas recomendações que podem ser seguidas são:

Faça exercício físico

O exercício físico promove a mobilidade articular e melhora os músculos. Na verdade, protege as articulações, fortalecendo os músculos ao seu redor e fornecendo energia durante todo o dia. 

Os melhores exercícios que você pode praticar são os aeróbicos sem impacto, como caminhar em terreno plano, nadar e fazer yoga. 

Você deve evitar a todo custo exercícios de condicionamento físico que tenham um impacto direto na articulação ou que envolvam a repetição do mesmo movimento articular um grande número de vezes. Esportes como corrida, salto ou contato representam um alto risco a esse respeito.

Tenha seu peso sob controle

Mantenha um peso corporal adequado para não apertar muito as articulações, especialmente do quadril, das costas e dos joelhos. De fato, em casos graves, uma cirurgia endoscópica da coluna pode ser necessária para reparar o problema.

Você sabia que cada quilo extra exerce uma pressão extra de 5 quilos na junta esférica ao descer ou subir escadas? O excesso de peso é uma das principais causas da doença, aumentando seu desenvolvimento mais rapidamente.

Cuide dos seus pés

Use calçado apropriado com uma sola apropriada para que ele possa absorver o impacto do pé contra o chão ao caminhar. Para fazer isso, você também pode usar palmilhas que absorvem impactos para maior reforço.

Mantenha uma boa postura

Ter uma postura corporal adequada em pé ajuda a reduzir a dor nas articulações nos joelhos. Quanto mais dobrado você estiver, mais terá que compensar a atividade muscular.

Contrair os músculos do abdômen e colocar as costas retas ajuda a ter uma boa postura e, em última análise, diminui a pressão sobre os ligamentos do joelho.

Conclusão

Se a dor nas articulações já está começando a ser notada, aqui estão algumas das medidas que você pode tomar para tentar melhorá-la:

  • Banhos quentes são de grande ajuda para reduzir a sensação de dor nas articulações. Um ligeiro aumento na temperatura corporal causa a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando assim o fluxo sanguíneo e facilitando o relaxamento e a mobilidade. Além disso, uma quantidade maior de endorfinas é liberada, o que melhorará o humor e reduzirá a sensação de dor.
  • Alongamentos e exercícios de pressão ajudam a preservar e aumentar a mobilidade articular, fortalecem os músculos e tendões que protegem e mobilizam a articulação.
  • Faça uma massagem simples para relaxar a área, reduzir a inflamação e reduzir a pressão na articulação.

De qualquer forma, sempre será importante insistir em certos hábitos. Entre eles, podemos encontrar um descanso correto, evitar substâncias nocivas, como tabaco ou alto consumo de álcool, e promover aquelas que causam mais benefícios em nosso corpo.

Nesse sentido, deve-se notar que manter uma dieta adequada, que fornece às nossas articulações os nutrientes necessários para permanecerem fortes, saudáveis e flexíveis, é essencial.