cor concreto

Tudo sobre a cor concreto: como escolher e com o que combinar

Você já deve ter visto que a cor concreto tem sido bastante usada nas principais lojas de decoração e arquitetura, certo? Entretanto, você conhece os benefícios dela e por que ela está sendo bastante procurada?

Muito usada em decoração cozinha e também em áreas gourmet e salas a cor concreto é conhecida por ser bastante versátil e proporcionar diversas combinações com cores mais vivas, fazendo um contraste bem interessante.

Portanto, se você quer conhecer mais sobre a cor concreto, confira agora algumas características especiais dessa tonalidade e também as melhores opções de combinações para deixar sua casa ou apartamento lindos.

O que é a cor concreto?

O que é a cor concreto

Para entender o que é a cor concreto você precisa saber a mistura que dá vida a essa cor. Com isso, essa cor tem como sua base a mistura de cimento, água e pigmento. Esse último componente é adicionado para dar estética a cor.

Com isso, ao contrário do que muitos pensam, a cor concreto também pode ter diferentes pigmentos e cores como vermelho, verde e preto. Esse tipo de cor pode ser usada e vista em diferentes tipos de concreto, sendo muito vistos em calçadas e pátios.

Por isso, é possível afirmar que existem dois tipos de cor concreto, sendo o primeiro não pigmentado e o segundo pigmentado. De modo geral, os não pigmentados usam o artifício do corante para dar vida a tonalidade.

Por outro lado, o concreto pigmentado é feito com a colocação de um pó fino da coloração desejada, transformando a aparência final. 

Vantagens e desvantagens da cor concreto

Você já conhece o que é e como é feita a cor concreto então chegou a hora de mostrarmos as vantagens e desvantagens de escolher essa cor para a sua residência. Primeiramente o grande benefício dessa cor é a possibilidade de criar diferentes texturas.

Além disso, por serem compostas por materiais de um concreto comum, elas têm como vantagem proporcionar também uma boa resistência e durabilidade, com isso se torna uma ótima opção para as decorações.

No entanto, uma desvantagem é que a colocação desse tipo de material pode ser um pouco mais complexo. Por isso, acaba tendo um preço um pouco mais elevado e é necessário a contratação de profissionais competentes e conhecedores do produto. 

Como combinar a cor concreto?

Como combinar a cor concreto

A cor concreto vem ganhando cada vez mais espaço por apresentar um aspecto mais moderno às decorações, até por isso ele vem sendo muito utilizado em ambientes mais industriais, mesclando cimento e serralheria. 

Além disso, por ser uma cor mais neutra é possível criar diferentes combinações com outras cores. Portanto, se você possui uma casa com tons mais brancos e acinzentados, dar com móveis, almofadas e quadros é uma ótima alternativa. 

Por outro lado, se você é daqueles mais clássicos e não curte objetos tão coloridos e quer um ambiente mais sóbrio e sofisticado, misturar a cor concreto com madeira também é uma ótima opção. 

Ademais, outra ótima opção é utilizar esse tipo de cor como piso, gerando ainda mais possibilidades de decoração e também com a grande vantagem de não necessitar de rejunte nem de grandes trabalhos para manter uma boa limpeza. 

Como usar a cor concreto com cores?

Como você já viu, além do tom acinzentado a cor concreto também pode ter diferentes tonalidades. Por isso, é importante entender como é feito esse processo de concreto pigmentado. 

Com isso, para obter o efeito desejado com o concreto colorido é realizado um tratamento em duas etapas, sendo a primeira a utilização de tipo de cimento ou areia específicos e posteriormente a colocação do pigmento próprio da cor durante a produção do material.

Esta talvez seja a principal dificuldade para o desenvolvimento do concreto colorido, afinal é um pouco complexo atingir a tonalidade desejada, por isso é necessário alguns testes e também bastante competência da equipe. 

Já sobre as cores mais utilizadas na pigmentação da cor concreto aparecem como mais utilizadas os tons de verde, azul, vermelho e preto. No entanto, é importante saber se o pigmento usado é orgânico ou inorgânico, assim como a sua reação quando exposto a fortes exposição de luz solar. 

De modo geral, os pigmentos mais encontrados na mistura são os inorgânicos, que possuem como base o óxido de ferro e de cromo. Com a utilização deles é possível variar as cores e aumentar a durabilidade do produto. 

Cor concreto e cimento queimado

A cor concreto também muito utilizada é a técnica do cimento queimado. Esse tipo de revestimento é feito a partir da aplicação de uma argamassa com a mesma mistura do concreto tradicional produzindo uma fina camada de piso ou parede.

Após esse processo ocorre o efeito de queimar o revestimento, adicionando pó de cimento ainda na massa fresca e nivelando com o auxílio de uma desempenadeira de aço é possível chegar no tom e produto desejado. 

Assim como o concreto em geral, o cimento queimado é bastante utilizado em decorações com inspirações industriais e urbanas, lembrando sempre da necessidade de impermeabilizar bem o revestimento por conta sua grande porosidade. 

Conclusão

Agora que você conhece um pouco mais sobre as características da cor concreto você consegue entender o porquê dela ser um tipo tonalidade bastante procurada atualmente, levando grande versatilidade e beleza para os locais.

Entretanto, apesar de muito vistoso é importante ressaltar a necessidade da contratação de profissionais especializados para que o processo de produção e aplicação desse revestimento atinja as expectativas esperadas.

Além disso, é muito legal relembrar também sobre a possibilidade de diferentes cores na produção da cor concreto. Com isso, caso você não goste de tons mais acinzentados é uma ótima alternativa juntar outras cores com o concreto. 

Por fim, caso ainda tenha dúvidas sobre esse tipo de cor e revestimento, procure conversar com amigos e familiares que já possuem ele em suas residências para que consiga conselhos de melhores maneiras de aplicar e manter a qualidade do material.