erros de design de logo e como evitá-los

10 erros de design de logo e como evitá-los

Fazer um bom design de logo para o seu negócio é uma tarefa que exige cuidados. Pense no logo como seu advogado em um julgamento: é seu papel representá-lo da melhor forma possível. O logo, assim como o advogado, apresenta você a um júri, explica qual é a sua e tenta convencer a todos que você é o melhor que pode ser.

Agora aplique isso para a realidade do logo: ele apresenta seu negócio, o primeiro contato de um possível cliente com o seu negócio, uma representação legítima da sua empresa, produto ou serviço. Assim como buscamos o melhor advogado possível, é importante termos um logo que comunique exatamente aquilo que se quer passar.

E para ajudar você nessa tarefa, compilamos aqui uma lista de 10 erros de design a serem evitados, garantindo aquela boa primeira impressão sem solavancos.

1. Não fazer a lição de casa antes de começar

Você é dono de um pequeno negócio, um microempreendedor – ninguém espera que você seja um mago das artes, mas tirando isso aí do caminho, espera-se sim que você faça sua lição de casa antes de desenhar seu próprio logo.

Uma boa dica é buscar pela concorrência: veja o que eles estão fazendo. Afinal de contas, cada ramo, cada indústria, tem um tipo de estética que se adequa ao seu meio, ou você acha que a marca de uma empresa de construção civil seguirá os mesmos princípios e conceitos de uma confeitaria de bairro? Prestar atenção no que os outros andam fazendo permitirá a você entender algumas das tendências do mercado e também buscar inspiração para suas próprias criações.

2. Não agir de forma intuitiva

Após fazer a sua pesquisa, é hora de começar o processo de brainstorming – reunir ideias para de fato tirar algo da cabeça e passar para o papel (ou tela), uma etapa que pode ser auxiliada com a presença de colegas, amigos, sócios, qualquer pessoa que você acredite que possa lhe ajudar a definir o que precisa ser feito.

Contar com a ajuda de outra pessoa pode ajudar a tornar todo o processo mais intuitivo, eliminando aquilo que não funciona. Podem surgir 2 ideias ou 200, mas é preciso aplicar um método para chegar em algum lugar.

3. Focar nas tendências e nada mais

O mercado do design é volátil, com tendências que surgem e somem na mesma proporção – você pode acabar se encantando com alguma técnica e tentar aplicá-la ao seu logo de qualquer jeito, o que nem sempre é uma boa.

Com o tempo, estas tendências podem acabar virando um grande apanhado de clichês. O que funciona hoje pode não funcionar daqui algum tempo, você não quer sua marca seja associada com algo antiquado ou cafona, quer? Claro, nada disso quer dizer que você deva evitar tendências, mas sim aplicá-las com parcimônia na sua criação, mas tenha em mente sempre a meta de criar algo único e atemporal.

4. Exagerar nos elementos

Uma regra básica que pode ser aplicada para quase todos os campos da vida: menos é mais. Quando você começa a pesquisar para criar seu próprio logo, pode se ver assoberbado por diversas paletas de cores, fontes e elementos mil, a vontade é de usar tudo! Mas não, nem tudo cabe na sua criação.

Um logo bagunçado e cheio de elementos acaba confundindo quem o vê, e confusão significa perder a atenção do público, muitas vezes levando à perda de uma oportunidade de negócios. Foque no simples e funcional.

5. Esquecer do seu público

E por falar em perder a atenção do público, fica aqui uma dica valiosa: defina bem para quem é o seu produto ou serviço – é desse pessoal que você quer chamar a atenção. Deixar de lado seu público-alvo é como esquecer o limão na hora de fazer uma caipirinha, o resultado pode até servir para alguma coisa, mas estará a anos-luz de distância do que poderia ter sido.

Não esqueça do cliente ao criar seu logo, e certamente seu cliente não esquecerá de você.

6. Não pensar em todas as aplicações

Ao criar aquele que você acredita ser o logo perfeito para o seu negócio, é comum se empolgar com o calor do momento e não pensar como este funcionará nos mais variados meios. Certifique-se de que seu logo está pronto para ser impresso, fazer parte de uma fachada ou uniforme, ser utilizado em redes sociais, pense em algo que possa funcionar nos formatos mais simples possíveis.

7. Cores demais

Cada elemento do seu logo manda uma mensagem para o público a respeito de sua marca. Vale para imagens, fontes e cores utilizadas. Você gostar de determinada cor não é motivo suficiente para incluí-la em seu logo, certo?

Cores demais também podem deixar o design todo bagunçado, em vez de chamativo. Tente trabalhar com tons que se complementam e que fazem sentido dentro do seu segmento (é nessa hora que ter avaliado a concorrência pode dar uma forcinha extra).

8. Fonte inadequada

Caso sua logo não tenha um ícone de destaque, o texto é que acabará chamando a atenção – e uma coisa que muita gente faz é escolher a primeira fonte que aparece na frente, sem pensar muito naquilo. Pense numa marca como a da Disney, que em um primeiro momento parece simples, pois é só o nome escrito, mas imagine só se a fonte fosse diferente? É o ar fantástico associado àquela fonte que faz com que ela se destaque.

Fontes, assim como os textos escritos utilizando-as, carregam consigo significados. Escolha a que melhor combina com o seu negócio.

9. Ser inconsistente

Depois de ter finalmente criado seu logo, você pode sentir um comichão em querer melhorá-lo ou mudá-lo e é aí que te dizemos: não. A partir do momento que você passa a usar determinado logo, é necessário manter-se fiel e consistente no seu uso, afinal, é o primeiro ponto de contato que clientes em potencial terão com o seu negócio – é seu logo que pelo qual procurarão mais adiante.

Um logo sólido é também um símbolo de quão sólida é a sua empresa.

10. Usar imagens genéricas

Caso seu logo aposte em ícones ou imagens, é importante que estas carreguem consigo significado. O ponto focal de um logo, o que faz com que seu papel seja destacar características desejáveis ou pelas quais a sua marca gostaria de ser conhecida – é por isso que usar qualquer coisa da internet não tem como dar certo.

Conclusão

Criar uma logo é uma tarefa árdua – demanda trabalho, conhecimento e um tantinho de pesquisa, mas ao seguir algumas das dicas citadas aqui, toda a trabalheira pode ser simplificada e você poderá chegar a um resultado do qual se orgulhar.