Madeira de Acácia

Madeira de Acácia: conheça esse material clássico de decoração

Em qualquer lista de decoração para imóveis de luxo a madeira vai ter um lugar de destaque. Esse material, além de extremamente tradicional, ainda é tido como um clássico atemporal, que serve não só para a estrutura das casas, como também para as decorações. 

E quem quer se aventurar pelas decorações em madeira, precisa conhecer a madeira de Acácia. Cada árvore conta com uma característica que impõe para a sua madeira algumas possibilidades e usabilidades. 

No caso da madeira de Acácia, a sua cor caramelo deixa qualquer ambiente mais elegante. Outra potencialidade da mesma é que uma das suas características principais é a sua maleabilidade, o que a torna muito mais resistente e de fácil aproveitamento. 

A madeira de Acácia é tão antiga que existem até mesmo registros bíblicos sobre o seu uso. É um material rico em história, de fácil utilização e extremamente elegante. Confira aqui mais informações e dicas para utilizar a madeira de Acácia.

O que é a madeira de Acácia?

O que é a madeira de Acácia

A madeira de Acácia vem da árvore Acácia, oriunda especialmente da região noroeste da Austrália. O seu tamanho pode variar entre 25 e 30 metros. É uma árvore grande e que possui poucas ramificações em galhos, mas que consegue ser mais alta que a maior parte das outras árvores. 

Por ser mais fina no seu tronco principal, ela tem uma maleabilidade melhor. Consegue suportar grandes tempestades, por exemplo, sem se quebrar. Essa característica transpõe a sua vida natural e também chega para quem produz algum material com a madeira de Acácia. 

É uma madeira que pode ser facilmente cortada, polida e tratada e que é considerada uma das melhores do mundo. 

Como usar a madeira de Acácia?

Além da utilização da sua forma natural tanto para móveis, como para construção civil, a madeira de Acácia também pode ser matéria prima para produção de compensados e MDF. Essa é uma madeira completamente aproveitável.

Na construção civil, ela pode ser encontrada tanto nas ripas, que formam a base da construção, quanto nas janelas, portas e todo tipo de acabamento. Até mesmo os tacos de chão podem ser feitos por madeira de Acácia tratada. 

Já na decoração, a madeira de Acácia ganha destaque nos móveis amplos, como guarda-roupas, camas, estantes, tampos de mesa e de bancada, desde que feitos em ripas. Os pequenos objetos como tábuas, adereços de mesa, gamelas e cachepots, também podem ser feitos com a madeira de Acácia.

Como cuidar da madeira de Acácia?

As madeiras são reconhecidas pela sua durabilidade, mas isso depende especialmente, da maneira que cuidados das peças. A madeira sofre com as mudanças do clima, e quando cortadas, não podem ficar em exposição direta ao sol ou à chuva. 

É comum encontrar em lojas de segunda mão peças muito antigas feitas em madeira. Isso quer dizer que a madeira teve algum tratamento durante a sua existência. Quem tem uma casa com muitos objetos em madeira, e com a estrutura também feita por essa matéria, sabe que ela se expande e contrai de acordo com a temperatura. 

Para manter uma madeira saudável, sem necessidade de reposição é preciso proporcionar hidratação e limpeza adequada para que ela não rache quando exposta a qualquer tipo de temperatura. 

A limpeza correta da madeira é feita com panos úmidos, e em seguida com panos secos, utilização de óleo vegetal, e também na posição dos móveis em locais arejados. É essencial manter sempre os cuidados contra pragas que podem corroer a madeira, como os cupins. E isso vale para qualquer tipo, incluindo a madeira de Acácia.

Como usar madeira na decoração de casa?

Como usar madeira na decoração de casa

Assim como qualquer outro material, a madeira também possui as suas variedades. É possível encontrar peças mais baratas, feitas por madeiras mais claras e menos resistentes, como a Pinus. Também existem as madeiras mais clássicas, resistentes e escuras, como a madeira de Acácia. 

Em todo caso, a madeira é sempre uma ótima opção para a decoração de uma casa, e se encaixa em quase todos os estilos. Por isso, para usar adequadamente a madeira na sua decoração, escolha o tipo de coloração que deseja e mantenha essa escolha em todas as peças principais. 

As madeiras escuras ficam ótimas em peças grandes de decoração, mas precisam de fundos neutros nas paredes para não deixar os ambientes escuros demais. 

Quem gosta de uma decoração mais leve e jovem, pode apostar nas estantes e acabamentos em Pinus. Esse é um tipo de madeira que cai bem quando misturada a elementos como ferros e cores mais intensas. 

De qualquer forma, saber como usar madeira na decoração de casa é saber posicionar móveis adequadamente e estabelecer boas combinações.

Como usar madeira na decoração de escritórios? 

Quem nunca adorou um ambiente de estudos ou de trabalho feito completamente com madeira? Essa é uma matéria amplamente utilizada em espaços mais formais, principalmente as de coloração mais escura, como a madeira de Acácia. 

Para esses ambientes, além das já conhecidas estantes e mesas de escritório em madeira, é possível apostar em outros tipos de móveis, como as cadeiras de escritório com base em madeira, e mesas de centro, que dão um charme todo especial. 

Quem tem um ambiente com pé direito alto, também pode investir em grandes estantes de livros feitas em madeira. Elas dão toda a sofisticação que uma boa coleção literária pede. 

Conclusão

A madeira de Acácia faz parte do imaginário de quem gosta de decoração em madeira. A sua coloração excepcional faz com que ela seja visualmente elegante, e que dê um toque especial para os ambientes mais importantes tanto da casa, quanto de escritórios. 

Combinar peças com madeira também é um movimento mais fácil, uma vez que a sua base neutra consegue se adaptar em grande parte dos estilos. 

Utilizar móveis ou objetos de decoração em madeira de Acácia é um investimento vitalício que vale muito a pena.