Tema da redação do Enem 2022

Tema da redação do Enem 2022

O tema da redação do Enem 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Essa escolha mantém a tradição de temas sobre questões socioculturais atuais.

No primeiro dia de prova desta edição, em 13 de novembro, além de fazer redação entre sete e trinta linhas, os participantes precisaram responder a 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas.

Sobre o tema

A categoria de povos tradicionais do Brasil inclui indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outros grupos. Para ter um direcionamento sobre o estilo de abordagem que está sendo requerido – por exemplo, se a abordagem está focada nos povos indígenas ou abrange os outros grupos –, é necessário se atentar para os textos base.

Esta escolha de tema não está entre as mais óbvias ou esperadas, mas trata-se de um debate muito importante para a sociedade brasileira. Esta característica se repetiu em edições anteriores da prova.

Ao escrever a redação, o recomendado é apresentar pelo menos dois desafios relacionados ao tema, ou seja, dois argumentos bem embasados.

Alguns estudantes podem considerar o tema difícil inicialmente, mas ao ler os textos base, é possível se obter um esclarecimento melhor, além de informações que serão úteis para a construção dos argumentos. A escolha destes textos de apoio visa explorar as competências de leitura e interpretação do candidato. 

Dentre o histórico de temas do Enem na última década, alguns que geraram mais repercussão foram “Publicidade infantil em questão no Brasil” apresentado na edição de 2014, “O movimento imigratório para o Brasil no século 21” apresentado na edição de 2012, “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” apresentado na edição de 2019, entre outros.

Avaliação da redação

O processo de correção das redações do Enem leva em conta cinco competências que são pontuadas em notas de 0 a 200, compondo a nota final, que vale 1.000 pontos

A primeira é demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. Neste aspecto, o candidato deve se atentar para não cometer erros gramaticais ou ortográficos, considerando aspectos como pontuação, concordância, etc.

O segundo critério é mostrar compreensão da proposta de redação aplicando conceitos de diversas áreas de conhecimento no desenvolvimento do tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. Portanto, é imprescindível estruturar corretamente a redação no estilo textual exigido e organizar os argumentos antes de iniciar a escrita.

A terceira competência é selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Para isso, é importante fazer uma leitura atenta dos textos de apoio e escolher adequadamente dados e informações para embasar os argumentos.

A quarta competência é demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Este ponto também envolve a boa elaboração e conexão dos argumentos.

Por fim, vem a etapa de elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. A proposta de intervenção deve ser colocada no último parágrafo, concluindo o texto. O estudante irá apresentar uma ideia para solução do problema, que deve ser original e exequível.

Cada redação é avaliada por dois corretores. Caso em alguma das competências a diferença entre as notas dos dois seja superior a 80 ou a diferença das notas totais seja superior a 100, o texto será enviado para um terceiro corretor analisar.

É importante ter cautela para não cometer erros que podem resultar na nota ser zerada, tais como adotar estilo diferente de um texto dissertativo-argumentativo, não respeitar o limite de linhas, entregar a redação em branco, fugir do tema, plágio, etc.

Considerações finais

A escolha do tema da redação do Enem 2022 condiz com as características de temas das edições anteriores sobre ser uma questão relevante e atual para a sociedade brasileira. Portanto, durante a preparação, é importante o candidato se atentar para atualidades, sob perspectivas culturais, sociais, econômicas, políticas e científicas. O tema não é fácil de prever e pode passar uma impressão difícil à primeira vista, mas os textos bases são de grande auxílio para contornar essa insegurança.