Estratégias mentais para superar desafios na academia

Estratégias mentais para superar desafios na academia

Fortaleça sua mente para conquistar o corpo dos sonhos e manter sua saúde em dia com dicas para não perder o foco

Treinar é uma forma de cuidar da sua saúde e ter qualidade de vida. Há quem procure a academia apenas com o intuito de perder peso, mas os benefícios vão muito além e incluem até noites de sono mais tranquilas.

Começar é fácil, porém, quando os exercícios mudam, o desafio é manter a regularidade dos treinos e não desistir. E quais seriam as estratégias mentais para manter o foco e atingir seus objetivos?

Defina metas realistas

Ao determinar seus objetivos de curto e longo prazo, foque em algo realista, nada de resultados mágicos. Para dar mais segurança, aproveite um desconto na Centauro para comprar roupas fitness que proporcionem conforto durante o treino.

Sua meta é perder peso? Não coloque na cabeça que precisa ter menos 10 kg em dois meses. No lugar disso, pense em uma média de 2 kg a menos por mês e cuide também da alimentação.

Peça ajuda ao professor

O professor da academia consegue montar um plano de treinos personalizado conforme sua necessidade. Você já definiu sua meta? Por exemplo, perder 5 kg e ganhar massa muscular. Converse com o profissional e conte se já treinou antes ou se pratica algum exercício.

Todos esses fatores são considerados na hora de montar seu treino. Além disso, quando receber os exercícios a serem feitos, sinta-se à vontade para perguntar sobre o uso do aparelho e da carga escolhida.

Organize tudo o que precisa para o treino

Um fator que ajuda a desmotivar a ida à academia é não ter separado tudo o que você vai usar durante o treino. Para evitar o problema, vale ter a bolsa exclusiva para esse momento e guardar ali tudo o que é indispensável.

Coloque tênis, um ou dois pares de meias, garrafinha de água, roupas de ginástica e uma muda para depois do treino, afinal, o banho é muito merecido após concluir sua meta do dia.

Valorize cada conquista

Um erro bastante comum e que leva à desistência da academia é focar apenas na meta final. Independentemente de qual seja, é algo construído com o tempo, porém, uma semana já faz alguma diferença no seu corpo.

Comemore cada conquista, mesmo as pequenas. Diminuiu medidas no corpo? Perdeu 1kg? Ganhou um pouco de massa muscular? Fique feliz com essa conquista e anote em algum lugar, como uma agenda.

Mude os exercícios

Além do organismo se adaptar ao treino, se você não mudar as atividades pode enjoar delas, mesmo que aumente a carga nos aparelhos. O ideal é manter o treino em uma média de 2 meses. Depois, é válido mudar e experimentar exercícios diferentes para trabalhar os mesmos músculos.

Isso é fácil de ser feito com a ajuda do professor ou personal, afinal, seu treino tem uma validade. Ao concluir a quantidade de exercícios indicada, comente sobre a necessidade de um novo.

Respeite o seu ritmo

Cada organismo funciona de forma diferente, então, duas pessoas podem praticar as mesmas atividades e experimentarem resultados distintos. Respeite o seu ritmo e não fique se comparando. 

O colega ao seu lado consegue correr a 8 km/h na esteira e você continua nos 6 km/h? Fique tranquilo que logo seu corpo estará apto para aumentar a velocidade. Está achando os halteres ou aparelhos leves? Aumente um ponto na carga e avalie como seus músculos reagem. Nada de se machucar, treinar não é uma competição!

Veja a dor de forma positiva

Quando mudar o treino ou aumentar o peso, é normal que você sinta um pouco de dor após a atividade. É diferente de uma lesão, então, logo esse incômodo passa, afinal, suas fibras musculares estão se refazendo.

Aplique cremes calmantes, massageie a região trabalhada no treino e, se for o caso, aposte nos emplastros. Ao retornar à academia novamente, não se esqueça do alongamento e, se precisar, abaixe um pouco a carga até o corpo se acostumar.