Entenda o que é o sistema de consignação

Entenda o que é o sistema de consignação

A opção apresenta vantagens como taxas de juros mais baixas e facilidade na aprovação 

Você já conheceu alguém que tinha o plano de saúde, a previdência social ou um financiamento descontado direto do salário, assim que ele é recebido? Esses são alguns dos casos mais comuns do sistema de consignação, que pode ser solicitado pelo colaborador. 

Com a liberação do empréstimo consignado, é possível fazer o pagamento dessas despesas com uma taxa menor de juros e maior facilidade de aprovação. Em outros casos, a justiça pode determinar os descontos, tornando a consignação compulsória. Abaixo, você encontra mais informações sobre o tema.

Afinal, o que é um sistema de consignação?

A consignação é uma prática comum, apesar de não ser popularmente conhecida pela sua denominação. Nesse sistema, a pessoa solicita um empréstimo ou o desconto de uma despesa pontual, como o seguro saúde, e autoriza que a empresa para qual ela presta serviços credite o valor direto do salário. 

Na prática, o funcionário recebe um valor menor na folha de pagamento, mas elimina a necessidade de pagar parcelas do empréstimo ou de outros serviços “por fora”. Em casos específicos, a justiça ainda pode entender que alguns descontos devem ser feitos de forma compulsória, sem a necessidade de autorização. Um desses exemplos é a consignação da pensão alimentícia. 

Qual é a vantagem da consignação?

Se é possível pagar despesas de forma independente e pedir empréstimos para serem pagos direto ao banco, qual é a vantagem da consignação? Além da praticidade, esse sistema possui uma taxa maior de aprovação, com aplicação de juros mais baixos. 

Isso acontece porque o cobrador passa a ter mais confiança de que o valor será pago, afinal, o desconto acontece de forma automática no salário. Por conta disso, os riscos de inadimplência diminuem, abaixando as taxas e fazendo com que a liberação do crédito aconteça de forma mais fácil e em situações nas quais os bancos talvez não aprovassem diretamente. 

Como faço a solicitação e o reembolso?

Gostou das vantagens do consignado e deseja usar esse sistema? O primeiro passo para aproveitar os benefícios é checar se a empresa onde você trabalha disponibiliza esse serviço. O ideal é buscar a resposta com um dos profissionais do time de RH, que posteriormente podem ajudar também com o passo a passo. 

Caso a empresa tenha esse benefício, é preciso saber quais bancos atendem a consignação e podem oferecer o crédito. Após isso, basta usar o aplicativo da instituição financeira e fazer o processo de solicitação, inserindo os dados da empresa onde você trabalha. Uma vez concluída a solicitação, a análise é feita e o consignado liberado. 

O desconto em folha deve acontecer de forma automática, mas é importante ficar atento aos valores para garantir que estão corretos. Em caso de divergência, é preciso entrar em contato com a instituição financeira que liberou o crédito. Ela será a responsável por readequar a cobrança ou fazer um reembolso em caso de prejuízo ao cliente. 

Atenção no controle das finanças!

O consignado apresenta diversos benefícios para quem adere ao sistema. Entretanto, antes de fazer sua solicitação, garanta que o crédito é mesmo necessário e não terá um impacto muito grande no orçamento. O ideal é que a parcela não seja maior do que cerca de 10% a 15% do salário. Dessa forma, você garante que ainda terá renda para pagar as contas, tendo uma vida mais confortável ao longo do mês. 

Outra dica importante é não emendar um consignado no outro. Esse é um sistema valioso para quem precisa de um dinheiro para estabilizar as contas, pagar uma dívida ou realizar um sonho, mas não deve ser usado o tempo todo.