O Homem Torto

O Homem Torto: curiosidades e origem da lenda

Você conhece a lenda sobre o Homem Torto? Talvez você conheça o personagem pela sua aparição no filme Invocação do Mal 2. Mas, ele fez tanto sucesso que acabou ganhando um filme exclusivo.

De acordo com The Geeki, a Invocação do Mal 2 estreou nos cinemas em 2016 e arrancou gritos de medo dos espectadores. Já o filme do homem-torto estreou agora em 2022, depois de longos anos de espera pelo público.

Afinal, os produtores de invocação do mal ao perceberem o sucesso do personagem, prometeram um filme sobre ele. Então, os fãs da franquia, e de bons filmes de terror, aguardavam desde 2017, quando o anúncio foi feito.

Mas, como será que surgiu essa lenda? Onde será que os criadores de Invocação do Mal obtiveram inspiração para o personagem? No artigo de hoje vamos conferir essas e outras curiosidades sobre o Homem Torto.

O Homem Torto em Invocação do Mal 2

A franquia Invocação do Mal é realmente um celeiro de criatividade para os amantes de filmes de terror. Afinal, já deu origem a diversos filmes derivados, incluindo:

  • Annabelle;
  • Maldição da Chorona
  • A Freira.

Com o personagem do homem-torto, tudo se repete mais uma vez. Pois, a criatura que teve uma semana toda no filme, chamou muito a atenção dos fãs no meio de tantas aparições demoníacas.

Em uma cena com um pouco mais de 3 minutos o Homem-Torto surge após um brinquedo tocar sua canção folclórica inglesa, faz uma possessão em uma das crianças. E apavora toda a família que dormia na sala, já com medo.

Uma passagem rápida, mas que foi o suficiente para o público desejar um novo filme derivado da franquia.

O filme de 2022

Em O Homem Torto, a história se passa no ano de 1980, antes dos acontecimentos do primeiro filme Invocação do Mal. Já o enredo gira em torno de uma garotinha de 7 anos.

A menina passa por um momento traumático em sua vida. Pois, acaba de perder o seu pai, e tenta retomar a sua vida superando o trauma. Logo, sua mãe tem feito tudo que pode para ajudar sua filha com essa transição importante.

Na tentativa de animar a menina e ajudá-la a esquecer os acontecimentos traumáticos, a mãe compra um zootopro. Essa é uma máquina antiga, do século XIX, que permite observar desenhos dispostos em sequência em movimento.

Os desenhos são colocados em um tambor, que ao ser gerado que a ilusão dos movimentos observados. Portanto, um presente inocente para entreter uma criança.

Mas, Infelizmente o que a mãe da menina não sabia, é que o novo brinquedo está possuído por uma entidade maligna, o homem-torto. E, obviamente, a entidade não está disposta a deixar a menina e sua família em paz.

O Homem Torto nasceu de uma história antiga, que começa na Escócia

Sir Alexander Leslie, também conhecido como Conde de Leven, era um general escocês. Com algum esforço, ele conseguiu a assinatura de um tratado para a liberdade religiosa e política na Escócia. O Tratado foi assinado no ano de 1640, na Guerra do Pacto.

Contudo, esse fato desagradou os líderes políticos e religiosos do lugar, pois tornou a população comum mais unida e fortalecida. Além disso, seus adversários na guerra, os Covenanters, começaram a zombá-lo com uma canção onde o chamavam de homem torto.

A zombaria acabou chegando a Inglaterra onde se tornou uma canção de ninar. E o personagem do homem-torto se tornou parte do folclore britânico.

Dicas finais 

Com o tempo, o homem torto se tornou uma lenda urbana. Conta-se no ano de 1969, um pai (Ryan) e seu filho mudaram-se para um apartamento estranho com móveis tortos.

Em uma noite, o pai ouve os gritos desesperado do filho. E ao chegar ao seu quarto, a criança diz que um homem-torto tentou matá-lo. Então, posteriormente, Ryan encontra um sótão secreto no apartamento, com um estranho bilhete.

E o bilhete começava com “havia um homenzinho torto, que morava numa casa torta…”, exatamente como a canção folclórica de ninar. Você já conhecia essa história? Comente!