Como a tecnologia tem ajudado pacientes crônicos

Como a tecnologia tem ajudado pacientes crônicos

Se quer saber como a tecnologia pode ajudar na saúde de pacientes com doenças crônicas, veio ao lugar certo. Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

Antes de qualquer coisa é preciso saber o que é uma doença crônica. Bem, trata-se de um tipo de doença a qual não é possível obter um tratamento em um prazo curto.

Isso pode afetar os pacientes por um período de tempo que é superior a 6 meses. Por exemplo, asma, diabetes, doenças cardiovasculares e autoimunes.

Ou seja, são condições onde em certos casos não existe cura, mas, existem tratamentos. Até mesmo que eles não resolvam o problema de forma definitiva, conseguem amenizar os efeitos.

É nesse ponto que a tecnologia que avança a todo o momento entra. Pois esses avanços são grandes aliados nessa hora, já que buscam meios de melhorar a vida do paciente.

Quer saber mais? Então continue lendo este artigo para descobrir como a tecnologia ajuda nesses tratamentos.

Qual a importância da tecnologia na saúde de pacientes com doenças crônicas?

Antes de falarmos sobre como entra a tecnologia na saúde de pacientes com doenças crônicas, é preciso falar da chamada medicina preventiva. Essa é uma questão importante, onde o foco é a descoberta precoce dessa doença.

Logo é importante que o paciente vá ao médico para receber o diagnóstico. Assim os profissionais saberão como agir quanto ao tipo de tratamento que o indivíduo deve fazer.

Nesse caso, todo o avanço científico tecnológico criou formas distintas para obter informações. Elas dizem respeito a saúde do paciente em questão.

Por exemplo, através da tecnologia é possível ter acesso a informações. Dá pra acessar o histórico de procedimentos cirúrgicos, os hábitos físicos e alimentares e muito mais.

Dessa forma essa tecnologia em nuvem facilita para os profissionais. Uma vez que, através desse meio, o acesso aos dados do paciente é mais fácil de se obter.

Isso faz com que tanto a prevenção quanto diagnóstico seja mais fácil de identificar. Assim achar uma forma de enfrenta-lo será mais eficaz.

Outro ponto positivo do uso da tecnologia é que permite que o número de consultas e internações diminua. Isso faz com que os custos com saúde diminuam.

Dessa forma o a qualidade de vida da população aumenta. É só pensar nas filas enormes para conseguir uma consulta com um especialista que logo você verá onde está o maior problema de saúde nas instituições.

As novas tecnologias permitem que seja feita a captura, o cruzamento e informações em tempo real. Assim, proporciona um bem-estar maior tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Contudo não podemos esquecer de citar as soluções web e por smartphones que são pontos positivos desse recurso. Visto que permitem agendar consultas e ter acesso a prontuários de forma mais simples.

Exames de imagem

Os exames de imagem que se disponibilizam de maneira eletrônica são um exemplo de como tecnologia é uma aliada. Uma vez que será possível conferir os resultados de forma mais precisa.

Logo o profissional pode acessar os diagnósticos de diversas áreas. Por exemplo, ortopedia, ginecologista, cardiologia entre outros.

O que faz com que a tecnologia seja fundamental?

O uso da tecnologia, como a telemedicina, para ajudar no tratamento de pessoas com doenças crônicas é algo importante. Visto que em casos mais graves é possível detectar a doença em estágio inicial.

Assim a chance de cura e/ou controle dela será mais alta. Além disso permite que a experiência para os pacientes seja muito melhor.

Isso porque a tecnologia permite que a comunicação entre profissionais seja mais fácil. Assim como saber as ações que serão tomadas.

Quais são as doenças crônicas mais comuns no Brasil?

Com a mudança de cenário do país é possível observar uma queda de doenças infecciosas. Por outro lado, também foi possível notar que houve um aumento na frequência de doenças crônicas não transmissíveis.

Isso acontece por conta das mudanças de hábitos das pessoas. Por exemplo, o sedentarismo, se alimentar de forma errada, os níveis altos de estresse entre outros pontos.

Essas e outras situações podem levar uma pessoa a desenvolver uma doença crônica. Além disso é uma situação que se apresenta cada vez mais cedo.

Ou seja, cada vez mais jovens adultos possuem um diagnóstico para doenças que até um dia desses eram consideradas da terceira idade. Nesse caso, é possível observar as seguintes doenças. Confira:

  • Doenças psiquiátricas (depressão, transtorno bipolar);
  • Tipos diferentes de câncer;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Distúrbios da tireoide;
  • Hipertensão;
  • Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Etc.

Por isso é importante ter um diagnóstico precoce para evitar que a situação piore. Uma vez que uma boa parte dessas doenças não possui cura, é de suma importância começar o tratamento cedo.

O tratamento deve ser feito com base em um planejamento. Dessa forma qualquer desfecho clínico que possa ser negativo poderá se evitar.

Isso ajuda a prevenir sequelas mais graves que possam aparecer a longo prazo. No caso de doenças do coração sabe-se que ao tratar os sintomas no início acaba por garantir um conforto maior para a pessoa.

Assim o diagnóstico por meio de exames de imagem é muito eficiente com o avanço da tecnologia. O que é um ponto muito bom pois garante que a intervenção médica seja feita da forma correta.

Conclusão

Por fim, mostramos algumas informações de como a tecnologia é uma forte aliada no setor médico. Isso quando se refere a questão de tratamento de doenças crônicas.

O assunto doenças crônicas é um ponto importante a se comentar. Uma vez que continuam apresentando um risco muito alto de problema no Brasil.

Com o passar dos anos esse é um quadro que só cresceu no país. Mas, um fato importante é que o avanço tecnológico faz com que melhore muito a vida das pessoas.

Novos recursos permitem que o tratamento seja feito de uma forma muito melhor. Assim garante uma melhor qualidade de vida para pessoas com doenças crônicas.

Gostou desse conteúdo? Esperamos ter ajudado na sua busca, caso tenha alguma dúvida é só deixar um comentário, vamos ficar felizes em ajudar.