Como construir sua carteira de investimentos

Como construir sua carteira de investimentos

Seja você um recém-formado pronto para enfrentar o mundo ou um assalariado experiente, investir certamente causará um pouco de entusiasmo. Pensar em como construir sua carteira de investimentos é um bom ponto de partida, e deve dar uma ideia do que procurar analisar o mercado e fazer com que você pense sobre o tipo de ativos que deseja. 

O que é uma carteira de investimentos?

Simplificando, sua carteira de investimentos é um conjunto que pode incluir títulos, moedas, ações e outros ativos financeiros. É como os investidores ganham com seu capital, preservando tanto o capital como outros ativos. Uma carteira completa e bem equilibrada terá ativos de diferentes tipos, cada um contribuindo para a renda geral do investidor. 

O que ter em mente

Agora que definimos o que é uma carteira de investimentos, vamos falar sobre o que você precisa saber antes de realmente investir. Pode ser intimidante, especialmente quando você olha para a carteira como um todo. Vamos simplificar as coisas olhando para estes cinco pontos principais.

Avalie sua tolerância ao risco

Quando falamos de investimentos, a palavra “risco” sempre aparece na conversa. Isso não é surpresa, ainda mais quando consideramos quanto dinheiro usaremos para nossas ferramentas de investimento.

O risco é uma parte inevitável do investimento, principalmente para iniciantes. Investidores experientes podem ter alguma maneira de escolher quais investimentos têm o menor risco de lucro, mas essas são técnicas que você desenvolve ao longo do tempo. Dito isso, é importante que você defina o quanto está disposto a arriscar antes mesmo de começar a procurar investimentos. Essa é uma ótima maneira de minimizar suas perdas, especialmente se for sua primeira vez. 

Tome os investimentos em Bitcoin como exemplo. Considerando como é possível comprar Bitcoin com cartões de crédito com facilidade hoje em dia, você pode aumentar seu investimento lentamente, aproveitando ao máximo seu dinheiro conquistado com tanto esforço.

Escolha suas opções

Com todas as diferentes opções de investimento disponíveis por aí, essa parte do processo é muito mais fácil do que as pessoas imaginam. Nesse ponto, é importante saber que tipo de investimento você prefere. Dessa forma, você pode fazer sua pesquisa sobre o setor ou o negócio, e ver por si mesmo quais são suas chances de obter lucro.

Normalmente, as carteiras de investimento terão um bom spread de diferentes ativos financeiros. É uma ótima maneira de maximizar seu investimento e se proteger contra perdas ao mesmo tempo. Seguem alguns dos ativos financeiros que você pode esperar ver em uma carteira padrão:

  • Ações
  • Fundos negociados em bolsa (ETFs)
  • Títulos
  • Fundos mútuos
  • Fundos de investimento imobiliário (REITs)
  • Ativos imobiliários
  • Criptomoedas (por exemplo, BTC)

Uma ótima maneira de facilitar o seu trabalho é considerar quanto você está disposto a arriscar e quanto tempo está disposto a esperar. É por isso que os hábitos de investimento dos profissionais aposentados serão diferentes dos jovens assalariados. Definir esses hábitos anteriormente ajuda a filtrar suas opções. 

Aloque seus ativos

Como diz o ditado: “não coloque todos os ovos na mesma cesta”. É importante diversificar sua carteira o quanto antes para que você possa alcançar uma carteira equilibrada mais tarde. 

Felizmente, temos mais do que alguns disponíveis para nós. As criptomoedas, por exemplo, se tornaram uma ótima ferramenta de investimento. Com as pessoas procurando maneiras de ganhar dinheiro com Bitcoin, comprar para o longo prazo provou ser um investimento lucrativo.

Acompanhe o desempenho e invista regularmente

Depois de fazer sua compra, pode ser tentador deixar o investimento em paz e se concentrar em outras coisas. Embora isso não seja necessariamente errado, tenha em mente que o monitoramento constante é um aspecto importante da manutenção de sua carteira.

Isso ajuda porque permite comparar o desempenho do investimento ao longo do tempo. Além disso, isso ajuda você a evitar desperdício de tempo em investimentos que não valem a pena e permite mover o dinheiro para algo mais vantajoso. 

Também ajuda estabelecer algum tipo de monitoramento desde o início. Não precisa ser um gráfico, mas simplesmente algo que ajude você a estudar os números.

Reequilibre sua carteira

Ao acompanhar seus investimentos, você vai começar a ver padrões que pode usar a seu favor. Essa também é a hora perfeita de encontrar lacunas em sua carteira, dando uma pista do que você pode estar perdendo. 

Uma carteira bem equilibrada é uma ótima forma de assegurar lucros razoáveis a cada trimestre e, assim, maximizar seus investimentos. Afinal, com os riscos enfrentados, você vai querer garantir lucro no final.

Fazer investimentos que valem a pena

Determinar suas metas é tão importante quanto o investimento em si, e isso é basicamente um jogo mental. Definir suas metas no início vai ajudar a conferir como você está indo e se manter no plano. 

A grande conclusão é que você deve fazer sua própria pesquisa antes de qualquer coisa. Com uma base sólida de conhecimentos sobre como e no que investir, você pode tomar decisões muito mais seguras na hora certa. 

*O conteúdo deste artigo possui fins unicamente informativos. Você não deve considerar nenhuma dessas informações como aconselhamento jurídico, tributário, de investimento, financeiro ou de qualquer outra natureza.  Você deve fazer a sua própria pesquisa e talvez buscar aconselhamento profissional antes de tomar qualquer decisão.