Como fazer uma planilha de controle financeiro

Como fazer uma planilha de controle financeiro? Aprenda agora mesmo!

A preocupação com a saúde financeira faz com que as pessoas busquem alternativas para controlar e gerenciar melhor os gastos. Por isso, entender como fazer uma planilha de controle financeiro é uma ótima maneira de organizar as finanças.

Os avanços tecnológicos impactam em melhores condições de estudo, ajudando a se organizar para fazer uma pós-graduação EAD, por exemplo. Ou mesmo em planilhas automatizadas e completas. 

Assim, podemos perceber que, com a ajuda da tecnologia, nunca foi tão fácil melhorar a saúde financeira.

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como fazer uma planilha de controle financeiro. Entenda o que é uma planilha financeira, as vantagens e os passos para sua criação.

O que é uma planilha de controle financeiro?

Para saber como fazer uma planilha de controle financeiro é importante entender do que ela se trata, certo? De modo geral, é um documento capaz de apresentar e organizar todas as finanças, podendo ser para uso pessoal quanto para a gestão de um negócio.

Assim, ela utiliza a tecnologia para fornecer dados e resultados de maneira automática, agrupando as informações por grupos, saídas e entradas. Portanto, ela conta com dados sobre gastos com moradia, lazer, educação, alimentação e outros.

Com isso, a partir da planilha de controle financeira é possível ter um conhecimento geral sobre tudo aquilo que você possui de renda e de gasto mensal. Ou seja, uma maneira transparente de entender as possibilidades de investimentos e cortes de gastos.

Benefícios de saber como fazer uma planilha de controle financeiro

Agora que você já sabe o que é uma planilha de controle financeiro é possível entender melhor os diversos benefícios que um controle como esse oferece. Certamente, o principal benefício é uma melhor educação e organização financeira. 

Ou seja, uma capacidade de entender de maneira direta as necessidades e oportunidades que seus rendimentos oferecem. Portanto, é possível criar uma planilha para ajudar a economizar dinheiro para investimentos, viagens e compra de produtos.

Por apresentar dados completos, como gastos fixos e gastos supérfluos, a planilha de controle financeiro proporciona uma rápida análise sobre despesas excessivas. Com isso, ajudam a entender onde você pode economizar e alocar seu dinheiro.

De modo geral, a planilha nada mais é do que a melhor maneira de conseguir atingir um planejamento financeiro pleno. A partir disso, conseguir diminuir as probabilidades de atrasos em pagamentos, dívidas e taxas de juros.

Afinal, como fazer uma planilha de controle financeiro?

Afinal, como fazer uma planilha de controle financeiro
Afinal, como fazer uma planilha de controle financeiro

Vamos agora conhecer os 4 passos principais de como fazer uma planilha de controle financeiro para suas finanças pessoais ou da empresa. Lembre-se de colocar os dados em tempo real e de maneira clara.

Vale destacar que ainda antes de começar a fazer a planilha de controle financeiro é importante entender os objetivos e metas a serem alcançados. A partir dessa iniciativa é possível ganhar mais estímulo para diminuir gastos e melhorar os resultados apresentados.

1- Definir o modelo de planilha ideal

O primeiro passo de como fazer uma planilha de controle financeiro é entender suas necessidades e escolher o modelo que mais o atende. Ou seja, você pode utilizar planilhas automatizadas, como no Excel ou anotar de maneira manual em bloco ou caderno.

Independente da planilha financeira escolhida é importante que os dados sejam atualizados de maneira constante, com boa clareza e organização. De modo geral, as planilhas digitais oferecem mais funcionalidades e praticidade, dando resultados em tempo real.

2- Enumere suas fontes de renda

O segundo passo é dar início a implementação dos dados na planilha. Com isso, procure colocar dados como salários, investimentos, rendas fixas e variáveis. Nesse sentido, para facilitar a organização, esqueça dos números, coloque apenas as rendas nominalmente.

Dessa maneira ao desenvolver a planilha de controle financeiro você pode ir pensando em outras fontes de rendas possíveis e procurando os valores de cada uma delas. O foco principal é proporcionar uma visão completa de onde vem a sua renda total mensal.

3- Como fazer uma planilha de controle financeiro listando os gastos

Depois de colocar todas as receitas que você ou sua empresa tem por mês, chegou o momento de começar a listar os gastos. Para isso, comece listando gastos fixos, como condomínio, IPVA, IPTU, contas de água e de gás.

Já para sua empresa coloque dados como gastos com aluguel, fornecedores, embalagens, mão de obra, manutenção de equipamentos e outros. Sendo assim, para os gastos variáveis, coloque uma média sobre alimentação, lazer e compras em geral.

4- Insira os dados

Por fim, agora que você já tem uma visão geral sobre todas as fontes de renda e de gastos é possível completar cada uma das lacunas. Com isso, forneça os valores de cada informação colocada e entenda se você está no positivo ou negativo.

Com os cálculos gerados você consegue entender os valores com exatidão, compreendendo quais são os maiores gastos e onde pode realizar custos. Procure alterar os dados de maneira frequente, em no mínimo uma vez ao mês.

A partir dos resultados obtidos é possível desenvolver um planejamento financeiro para conquistar seus objetivos, seja a compra de um bem ou uma viagem. Com isso, a planilha de controle financeiro ajuda a investir, gastar e economizar melhor.

Conclusão

Agora que você já sabe como fazer uma planilha de controle financeiro, consegue ter uma visão geral sobre todas as receitas e gastos da sua vida pessoal ou da sua empresa. 

Isso porque, a planilha tem papel determinante para um melhor planejamento financeiro, apresentando pontos a serem melhorados e economizados. Afinal, saber gastar é fundamental para garantir uma saúde e organização financeira. 

Portanto, procure buscar maiores conhecimentos sobre fontes de renda, diminuir gastos desnecessários e controlar melhor seu dinheiro. Só assim será possível conquistar os sonhos e objetivos traçados.