Decoração de sala

Passo a passo de como fazer uma ótima decoração de sala

Cada dia mais os avanços tecnológicos proporcionam novas texturas, objetos decorativos e tendências. Por isso, saber escolher os itens ideais para uma decoração de sala, quarto e outros cômodos é fundamental. 

Além de uma grande oferta de produtos, em diferentes tipos de lojas, com produtos em madeira, serralheria, vidro e outros, existem várias promoções durante o ano. Assim, nunca foi tão fácil dar uma repaginada na decoração de sala. 

Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber para não errar na decoração de sala da sua casa. Afinal, ela pode ser considerada o coração do seu lar, onde você recebe amigos e familiares. 

Por que entender sobre decoração de sala?

De modo geral, a decoração de todos os ambientes é importante para proporcionar um local confortável e aconchegante. Entretanto, a sala tende a ser um dos ambientes que mais necessitam de cuidados e atenção. 

Afinal, principalmente em casas e apartamentos pequenos, a sala é tratada como o coração do local, onde acontecem os almoços e jantares, reuniões e um filme em família. Portanto, precisa ser adaptada para o perfil e gosto dos moradores. 

Existem alguns truques para trazer mais aconchego e sensação de amplitude aos ambientes, como espelhos e móveis versáteis. Por isso, entender sobre o passo a passo da decoração de sala é fundamental para construir um ambiente agradável e funcional. 

Para facilitar esse trabalho, o mais indicado é se cercar de bons profissionais, seja de um arquiteto e de empresas capazes de produzir os móveis planejados. O arquiteto será capaz de tirar do papel todos os seus desejos e adequar as possibilidades do ambiente. 

Com isso, você vai conseguir aproveitar cada cantinho do cômodo, sem perder espaço com a escolha de móveis errados. Além disso, ele pode ser muito útil para ajudar a encontrar melhores preços. 

Passo a passo da decoração de sala

Agora chegou a hora de conferir o passo a passo para fazer a decoração do seu espaço. Anote todas as dicas que trouxemos a seguir:

1- Defina função e orçamento

O primeiro passo para a produção da decoração de sala é entender para o que ela vai servir e também até quanto você está disposto a gastar nessa construção ou reforma. Ou seja, é bom entender quantas pessoas, em média, vão frequentar a sala.

Assim como, se você deseja uma sala de estar, uma sala de jantar ou as duas juntas. As respostas para essas perguntas são determinantes para desenvolver a decoração ideal para a sua necessidade. 

Depois de definir a função do ambiente, é hora de entender as suas possibilidades financeiras para essa decoração. Determine um valor máximo a ser investido, assim como o número de parcelas ideal. 

2- Anote todas as medidas

O segundo passo para a decoração de sala, assim como em qualquer outro ambiente, é medir tudo. Portanto, meça todas as paredes, distância entre elas, assim como a medida ideal que o sofá precisa ter para garantir conforto e boa circulação. 

Essa coleta de informações é essencial para garantir que todos os móveis fiquem bem alocados, principalmente em salas de apartamentos e casas menores. Além disso, evita o estresse após comprar um móvel e descobrir que não cabe onde você deseja. 

Outro ponto importante é que com essas medições você já pode começar a procurar alguns móveis, quadros e sofás para a decoração de sala. O que certamente já ajuda a entender quais os preços de cada item e também as melhores lojas para visitar. 

Anote todas as medidas
Anote todas as medidas

3- Escolha o estilo de decoração de sala

Com todas as medidas e orçamento em mãos é hora de começar a elaborar a decoração. Para isso, defina o estilo que sua sala vai ter, ele pode ser alinhado a outro ambiente, como cozinha, caso sejam locais interligados. 

De modo geral, existem diferentes tipos de estilos para decoração de sala, como minimalista, rústico, moderno e outros. Cada um deles oferece vantagens e desvantagens, assim como características marcantes.

A decoração moderna tende a misturar tons claros e escuros, utilizando bastante de vidros, espelhos e objetos decorativos com um pouco mais de cores e metalizados. Na decoração rústica a característica principal é a utilização de madeira, tanto em móveis como no piso.

Por fim, a decoração minimalista se baseia em móveis com linhas mais retas e pouca informação com objetos decorativos. Além disso, os tons claros tomam conta dos ambientes minimalistas, que tem como lema “menos é mais”. 

4- Escolha as cores da decoração de sala

Com o estilo da decoração definido, é possível partir para a escolha dos tons e dos principais objetos, como mobiliário, revestimentos e objetos decorativos. Para tornar a junção mais simples o ideal é apostar em tons neutros no sofá e no móvel central. 

Essa estratégia vai facilitar na escolha de outros objetos menores de decoração, sendo neles a possibilidade maior de colocar uma cor mais vibrante e destacada. De modo geral, não existe uma regra nessa etapa, o que determina é o seu gosto e o seu estilo. 

5- Iluminação

Iluminação
Iluminação

Para finalizar a decoração de sala é preciso pensar na iluminação do ambiente. Embora muitos locais não ofereçam boa iluminação natural, é importante tentar valorizar essa claridade. 

Entretanto, para salas menores e mais escuras existem diversas alternativas de iluminação artificial. Para uma sala mais aconchegante e tranquila, o ideal é investir em iluminação amarela, para um ambiente mais moderno, a luz fria branca é o mais indicado. 

Para valorizar cada móvel e canto da decoração de sala, procure colocar bons lustres, luminárias, spots e outros itens de iluminação. 

Conclusão

Com o passo a passo apresentado no texto é possível entender que o processo de decoração de sala não é complexo. Para isso, caso não tenha um conhecimento e entendimento claro das possibilidades, o ideal é se juntar a um profissional capacitado.

Para apresentar como fazer uma decoração de sala, abordamos 5 passos principais que facilitam no processo de escolha e execução da construção do ambiente. Com isso, comece definindo para o que a sala vai servir e quanto você está disposto a investir. 

O segundo passo é anotar todas as medidas para facilitar no processo de escolha dos móveis e evitar erros nas entregas. Depois, defina o estilo de decoração que você deseja, ou seja, mais moderno, rústico ou minimalista. Com o estilo definido é possível entrar nos dois últimos passos. O quarto passo é escolher as cores da sua decoração e o por fim a iluminação ideal para a sala. Com esse passo a passo certamente a decoração da sala ficará impecável e a sua cara.