Saiba como calcular o rendimento sobre CDI

Saiba como calcular o rendimento sobre CDI

Modelo de investimento é um dos mais populares no Brasil

O número de investidores tem crescido de forma relevante no Brasil. De acordo com dados da B3, a bolsa de valores oficial do nosso país, foram registradas 5 milhões de contas abertas em corretoras. Só em 2021 a alta foi de 1,5 milhão. Um crescimento de 56%, se comparado com dezembro do ano anterior. Isso é bom para a economia e também para impulsionar novos investidores.

Mas um dos primeiros passos para entrar nesse mercado é entender qual a forma correta de calcular os tipos de rendimento. Um dos modelos mais populares é o CDI, ou Certificado de Depósito Interbancário. E saber como ele funciona vai minimizar as chances de ter retornos financeiros menores ou evitar que prejuízos aconteçam.

CDI e taxa Selic

Antes de dar continuidade e explicar como fazer os cálculos, é preciso explicar o CDI e sua relação com a Selic. A taxa básica de juros é um índice utilizado pelos bancos para determinar qual vai ser a taxa de juros dos empréstimos que acontecem diariamente. Ela é estabelecida por economistas do Comitê de Política Monetária (Copom), que se encontram a cada 45 dias, totalizando 8 reuniões por ano.

Elevar a taxa básica de juros é a alternativa para controlar a inflação no país. Isso acontece porque os juros aumentam, o que gera um poder de compra menor entre as pessoas, diminuindo também o número de empréstimos realizados por empresas. Assim, ocorre uma movimentação menor na economia, auxiliando a diminuir a pressão inflacionária. No encontro mais recente, em agosto, o Copom elevou a taxa para 13,75% ao ano.

O CDI anda lado a lado com a Selic. Então, se a inflação aumenta, a Selic sobe e, consequentemente, o CDI também. As duas têm influência muito grande sobre os investimentos, já que elas funcionam como indexadores para os produtos de renda fixa. Porém, há uma diferença entre eles. Como foi explicado acima, quem define o percentual da Selic é o Copom, enquanto o CDI fica a cargo das instituições financeiras, que usam a taxa básica de juros como base.

Como calcular o CDI

Todos os dias, várias negociações de CDIs são realizadas entre bancos. Cada operação tem um custo, e a partir daí é definida uma média ponderada para o cálculo da taxa. O resultado disso é o valor percentual usado como referência de juros em diversos investimentos de renda fixa e variável.

Agora, é preciso entender como avaliar o rendimento de uma aplicação que o utiliza como indexador. O primeiro passo é converter o percentual prometido para número decimal. Para isso, vai ser necessário dividir por 100. Depois, é só multiplicar pelo valor atual do CDI.

Vamos ao exemplo em que um banco negocia o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e promete pagar 90% sobre o CDI, que está hoje em 13,65%. O decimal de 90% é 0,9; multiplicando por 13,65, resulta em um rendimento de 12,29% ao ano.

Por que calcular o rendimento?

Fazer o cálculo para entender qual é o rendimento do CDI é mais fácil do que parece. Apesar disso, tem uma importância enorme no momento de aplicar uma quantia e saber quais serão os melhores investimentos. Sem esse entendimento, a possibilidade de você ser induzido ao erro é grande.

Uma vez que o CDI acompanha a Selic, não é muito vantajoso investir em valores que pagam menos do que 100% da taxa básica de juros. A não ser que gere algum benefício adicional como isenção fiscal, por exemplo. Quando o CDI pagar, 80%, 90%, pode ser mais compensador seguir o caminho dos títulos públicos.

Então, ter objetivos claros na hora de escolher um investimento é fundamental, assim como entender tudo o que funciona nesse mercado.