Embalagens de spray

Embalagens de spray: qual a importância para a indústria?

As embalagens de spray servem para qualquer finalidade de uso e são compatíveis com tampas e todos os tipos de válvulas dosadoras e borrifadores spray. Assim, tem o formato ideal para uso como embalagens para cosméticos.

Nos últimos anos, muitas empresas adotaram esse formato de embalagens para os seus produtos, por diversos motivos, como segurança, conservação da mercadoria e facilidade de uso. 

Por isso, o formato spray é utilizado em áreas, como alimentícia,  medicinal, veterinária, indústrias, cosméticas, automotivas entre outras, conquistando cada vez mais usuários. 

Qual a importância das embalagens de spray para a indústria? Conheça neste artigo as vantagens e diferenciais que elas proporcionam. Boa leitura!

O que são as embalagens de spray?

As embalagens de spray estão presentes em nosso dia a dia em diversos produtos. De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes (ABAS) o consumo de embalagens de aerossóis no Brasil pode chegar ao número de 1,4 bilhões em 2021, sendo armazenadas em spray.

Assim, as embalagens são uma forma prática de utilizar essas mercadorias, em diversos segmentos. Além disso, elas também podem ser recicladas, seguindo as condições adequadas e medidas de segurança.

Assim, se torna uma opção econômica, graças a um valor comercial atrativo, e sustentável para a indústria de fabricação de embalagens plásticas, em diversos segmentos.

Elas são compostas por materiais recicláveis, como plástico PET, por exemplo. Mas também podem ser feitos com alumínio e metal.

Vantagens das embalagens de spray

Vantagens das embalagens de spray

Existem diversas vantagens ao uma empresa optar pelas embalagens de spray para armazenar as mercadorias. 

Além das vantagens econômica e relacionadas à sustentabilidade, os benefícios

deste formato de embalagem podem ser ampliados, tanto para os fabricantes quanto para os consumidores. 

Acompanhe abaixo as principais vantagens da escolha de embalagens de spray para produtos.

Redução de custos

A fabricação das embalagens de spray são um custo benefício para as empresas que escolhem essa alternativa.

Esse impacto está presente no consumo de matérias-primas não renováveis, utilizadas na fabricação. Além de valores financeiros, elas também oferecem economia de energia e no consumo final da mercadoria. 

Portanto, elas têm capacidade de maior competitividade no mercado, devido ao fato de conseguirem baixar os custos dos produtos para os clientes e revendedores, que tem à disposição itens de qualidade e segurança. 

Minimiza riscos à saúde

A utilização das embalagens de spray são benéficas para a saúde e dos impactos negativos ao meio ambiente.

E a solução se torna ideal para a utilização de diversos tipos de produtos cosméticos, de farmácia ou da indústria alimentícia.

Porque a embalagem permite a melhor pulverização dos produtos no ambiente, podendo ser bem aproveitado até o fim do conteúdo.

Praticidade

As embalagens de spray também proporcionam muita praticidade em seu uso. E podem ser carregados facilmente na bolsa, em frascos menores. 

Para quem ama levar o perfume favorito para todo lugar, essa alternativa é ideal, com frascos de até 15 ml, que cabem na nécessaire.

Reciclagem

Além disso, as embalagens no formato de spray podem ser recicladas em diversos aspectos, o que evita o desperdício dos materiais. 

Muitas pessoas costumam descartar as embalagens de spray no lixo comum. Mas essa é uma atitude muito prejudicial para o meio ambiente. 

Os produtos armazenados neste tipo de embalagens geralmente são formados por substâncias altamente tóxicas e inflamáveis,  que podem prejudicar o meio ambiente, além de colocar em risco a segurança dos usuários. 

Por isso, a reciclagem das embalagens é cada vez mais adotada.E entre as vantagens da reciclagem do spray inclui condições de segurança e planejamento que é realizada.

O reaproveitamento de materiais e redução do lixo acumulado na reciclagem de embalagens contribui para que empresas e cooperativas geram mais empregos e ações de preservação da natureza. 

Como escolher as embalagens de spray

Como escolher as embalagens de spray?

Para escolher as melhores embalagens de spray para os seus produtos, é preciso considerar alguns aspectos, como os cuidados e a segurança que eles podem oferecer ao consumidor final. 

Assim, ao buscar informações sobre isso, considere:

  • o design;
  • opções de personalização;
  • segurança;
  • material usado na fabricação;
  • custo benefício.

Embalagens de spray com e sem aerossóis

Geralmente, as  embalagens de spray são muito usadas em produtos com aerossóis e também sem aerossóis, muito usados na área da cosmética e higiene pessoal.  

Spray com aerossóis com propano, butano, isobutano ou éter dimetílico, estão entre os mais utilizados, que podem ser prejudiciais para a camada do ozono.

Já em relação ao sprays em aerossol contém apenas o seu ingrediente ativo puro, que é pulverizado pela embalagem. A principal vantagem é a grande segurança no uso em ambientes fechados e maior conservação da natureza.